Siga as nossas estratégias para encontrar emprego depois dos 40 anos. Como usar a experiência a seu favor e ser eficiente?
O panorama do mercado de trabalho em Portugal está em constante evolução e as pessoas com mais experiência, muitas vezes, enfrentam desafios únicos ao procurar oportunidades. Saiba quais são as principais dicas de emprego para pessoas com mais de 40 anos.
Ter 40 anos e estar à procura de um novo rumo profissional pode ser um sintoma de vontade de mudar de caminho. Não é à toa que se costuma dizer que a vida começa aos 40. Pois bem, a vida profissional de muita gente pode recomeçar nessa idade. Porque não?
E fique a saber: a experiência, a maturidade e as adquiridas ao longo dos anos podem ser fatores valiosos e mesmo decisivos no mercado de trabalho.
Trata-se de uma altura em que já sabemos bem o que queremos, na qual existe um bom equilíbrio entre experiência, maturidade e vontade de evoluir. Mesmo assim, devemos referir que é prudente nunca deixar de ter uma perspetiva realista do que poderá vir.
É natural que aos 40 as nossas necessidades e interesses mudem. Uma dos efeitos disso é que podemos deixar de nos sentir realizados com o emprego que tínhamos até aqui, e lá no fundo sabemos com toda a certeza que está na altura de procurarmos algo de novo.
Jogue com esses fatores e transforme-os em vantagens infalíveis! Este artigo oferece dicas para ajudar pessoas com mais de 40 anos a se destacarem na procura por emprego.
1
Valorize a sua experiência
Uma das maiores vantagens de ter mais de 40 anos é a riqueza de experiência profissional. Certifique-se que dá o destaque devido a essa experiência no seu currículo e durante as entrevistas de emprego. Demonstre como suas realizações passadas se podem traduzir em benefícios tangíveis para os empregadores.
2
Atualize as suas competências
O mercado de trabalho está em constante evolução, com novas tecnologias e metodologias a emergir de forma regular. Para se manter competitivo, é essencial continuar a aprender e atualizar as suas competências. Considere frequentar cursos de formação, workshops e certificações relevantes na sua área.
A rede de contatos é uma ferramenta poderosa na busca de emprego. Aproveite a sua rede profissional que tanto tempo demorou a construir, participe em eventos e conferências que se relacionem com a sua área e utilize plataformas como o LinkedIn, para se conectar a novas pessoas e ficar por dentro das oportunidades de emprego que possam surgir.
Seja adaptável
Demonstre que está disponível para aprender e para se adaptar a novas situações. A capacidade de se ajustar às mudanças e abraçar novas ideias é valorizada por muitos empregadores.
5
Mantenha-se fisicamente e mentalmente saudável
Manter uma boa saúde física e mental é fundamental. A busca por emprego pode ser uma fonte de stress, e estar em boa forma contribui para sua energia, foco e confiança.
6
Aprimore a sua comunicação
Competências de comunicação são cruciais em qualquer carreira. Trabalhe na melhoria da sua capacidade de expressão, seja falando, escrevendo ou ouvindo. Isso pode ajudar a impressionar os empregadores durante as entrevistas e no dia a dia no trabalho.
7
Seja positivo e determinado
A busca por emprego pode ser desafiadora, e é importante manter uma atitude positiva e determinada. Lembre-se de que cada entrevista é uma oportunidade para aprender e crescer.
8
Explore diferentes setores
Não tenha medo de explorar setores diferentes ou considerar uma mudança de carreira.
9
Considere o empreendedorismo
Se tem um talento ou paixão que gostaria de transformar em negócio, considere o empreendedorismo. Muitas pessoas com mais de 40 anos têm encontrado sucesso ao iniciar os seus próprios negócios.
A busca por emprego pode levar tempo, independentemente da idade. Tenha paciência e não desanime. Continue a ajustar a sua estratégia e a procurar oportunidades.
As pessoas com mais de 40 anos têm muito a oferecer ao mercado de trabalho, especialmente devido à sua experiência e competências adquiridas, que são uma grande vantagem!
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Identifique as suas competências transversais
Embora algumas das suas competências possam ser específicas da sua carreira atual – como por exemplo dominar um determinado software – podem haver certas competências que podem ser transferidas entre a sua função anterior e a nova.
Isso mesmo, as suas competências podem ser valiosas mesmo quando utilizadas áreas de atividade diferentes!
Para começar, pesquise e identifique quais são as competências normalmente exigidas no novo cargo a que se candidata. Em seguida, inclua-as no seu currículo ou carta de apresentação, independentemente do trabalho que procura, e não se esquecendo de dar exemplos concretos de como aplicou essas competências anteriormente.
Se está a pensar em mudar de carreira sem um diploma ou sem ter frequentado o ensino superior, não se preocupe.
O seu conhecimento e experiência do mundo real podem compensar essa lacuna e proporcionar uma vantagem competitiva que muitas vezes falta aos recém-formados.
Siga estas dicas, e acredite que é possível destacar-se e encontrar oportunidades de emprego que se alinhem com as suas metas e aspirações profissionais. O segredo está na capacidade de se adaptar, na aprendizagem contínua e na determinação para ter sucesso em qualquer fase da vida.