Continua após a publicidade.
ad

Quem está a começar a vida profissional ou quem pretende mudar de carreira para as Tecnologias de Informação (TI), está a apostar num setor com futuro.

Num mundo cada vez mais digital, a formação em TI nunca foi tão crucial. A procura por profissionais qualificados continua a crescer a um ritmo acelerado.

Devemos relembrar que a área das TI é uma das que mais cresce em todo o mundo. Uma qualificação na área da tecnologia pode ser a porta de inserção de um profissional em áreas fortemente requisitadas.

Neste sentido, há formações em que pode apostar se está a pensar mudar de carreira ou iniciar uma nova fase do seu percurso.

Áreas e cursos a ter em conta

Quais as áreas mais promissoras em que pode apostar numa requalificação com vista à reconversão profissional para as TI? Deixamos algumas sugestões, para que possa analisar, de acordo com o seu perfil e ambições profissionais.

Área de Automação e Inteligência Artificial

A automação e a inteligência artificial representam o futuro das tecnologias disruptivas nas organizações modernas.

O domínio destas tecnologias constitui uma das mais significativas vantagens competitivas para as empresas hoje em dia. Especialistas em automação e inteligência artificial são essenciais em diversas áreas, abrangendo desde a manufatura até serviços de saúde e financeiros.

Na realidade, inúmeras organizações globais dependem destas tecnologias para otimizar processos, reduzir custos e inovar continuamente em seus produtos e serviços.​

Conheça estas formações:

  1. Academia AI Engineer
  2. Academia RPA Developer
  3. Academia Microsoft Automation Architecting

Área de Dados e Analítica

Os dados são, de facto, o maior património das organizações na atualidade. Assim, o conhecimento nesta área é uma das maiores vantagens competitivas ao alcance das organizações.​

Continua após a publicidade..

Especialistas em dados são fundamentais em todos os setores de atividade, desde instituições governamentais a empresas de entretenimento. Na verdade, milhões de organizações em todo o mundo dependem dos insights que são retirados dos seus dados para crescer e ter sucesso. ​

Conheça estas formações:

  1. Academia Database & Business Intelligence
  2. Academia Power BI Data Analyst

Área de Desenvolvimento de Software

Os programadores, ou developers, têm sido dos profissionais mais procurados no mercado de trabalho, sendo, regra geral, contratados com salários acima da média. Isto deve-se, sobretudo, à democratização da tecnologia, tão disseminada e utilizada de forma generalizada nos mais variados aspetos das nossas vidas.

Há uma elevada oferta de empregabilidade, que reforça a necessidade de contratar profissionais qualificados em Desenvolvimento. Esta é, aliás, das áreas de especialização em tecnologia que mais oferecem emprego e progressão na carreira.

Conheça estas formações:

  1. Academia Desenvolvimento de Software
  2. Academia Microsoft Automation Architecting
  3. Academia Mobile Developer
  4. Academia Programação JAVA
  5. Academia QA Automation Engineering
  6. Academia RPA Developer
  7. Academia Analista Funcional

Área de Redes e Sistemas

A cada vez maior dependência da sociedade em tecnologias como cloud computing, ou outras que facilitam o nosso acesso à informação e interligam os nossos dispositivos, permitindo-lhes comunicar e trabalhar sem dificuldades, leva a um aumento da procura pelos profissionais que asseguram a idealização, implementação e manutenção dessas estruturas. Essa é a função dos profissionais de Redes e Sistemas.​

Continua após a publicidade..

São estes profissionais que garantem uma infraestrutura informática adequada às necessidades e operacional mesmo nos momentos críticos.

E para quem procura uma área para uma carreira profissional promissora tem aqui inúmeras possibilidades.

Conheça estas formações:

  1. Academia Engenharia de Sistemas Microsoft
  2. Academia Técnico de Informática
  3. Academia CCNA Técnico em Gestão de Redes Cisco

Área de Segurança e Privacidade

Com o cibercrime a crescer exponencialmente, de ano para ano, também a procura por profissionais na área de cibersegurança e privacidade aumenta. Este é, por isso, o momento ideal para investir numa carreira nesta área.​

Sabias que, segundo o estudo da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação, 2023, 90% dos profissionais em Portugal nunca esteve desempregado desde que exerce uma função, ou que adquiriu formação, em cibersegurança?​

Conheça estas formações:

  1. Academia Cybersecurity

Área de Gestão de Projetos

Cada vez mais numerosos, complexos e essenciais à rentabilidade e competitividade das empresas, os projetos tornam-se difíceis de gerir.

Sejam elas tradicionais, ágeis ou mistas, a quase totalidade das empresas atuais usa algum tipo de metodologia de Gestão de Projetos e necessita de profissionais com competências específicas nesta área. ​ ​

Sabias que, de acordo com o relatório Job Growth, 2017-2027 do PMI – Project Management Institute, em 2027 existirão cerca de 87.7 milhões de empregos em funções de Gestão de Projetos?

Conheça estas formações:

  1. Academia Project Manager
  2. Academia Advanced Project Management

Aposte na requalificação para uma profissão em tecnologia

As Academias de formação da Rumos oferecem uma ampla variedade de programas de formação em TI, que respondem a vários estágios de conhecimento. Isto destaca a versatilidade das opções disponíveis para os interessados, permitindo que escolham o programa que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos de carreira.

As Academias compreendem uma grande componente prática, com projetos, laboratórios e, ainda, sessões de preparação para os exames de certificação. Os cursos ocorrem em horário pós-laboral, tendo um horário compatível com a atividade profissional ou estudantil dos interessados.

O pagamento pode ser faseado – e sem juros associados -, para responder às necessidades dos interessados. A boa notícia é que há uma ótima janela de oportunidade: até 30 de junho de 2024 há 15% de desconto nas inscrições em Academias selecionadas. Descubra quais aqui.

Fazer carreira em TI

Fique a par dos cursos disponíveis, beneficie do pagamento fracionado
sem juros e obtenha uma formação internacionalmente reconhecida.
Conheça as oportunidades,

Share.