Arrumar, organizar e planear são três pilares para uma vida produtiva. Compreenda as suas diferenças e aplique-os de forma eficaz.
Arrumar, organizar e planear são três conceitos fundamentais para alcançar uma vida mais produtiva e satisfatória, tanto a nível pessoal como profissional.
Embora tenham significados distintos, muitas vezes os termos são confundidos e não há clareza sobre o significado de cada um.
Para ter uma vida mais tranquila e na concretização de objetivos, é essencial compreender as diferenças para aplicar eficientemente no dia-a-dia.
De seguida, vamos explorar a definição de cada conceito, a relação entre eles e exemplos práticos para clarificar as diferenças.
O que significa arrumar?
Arrumar refere-se a colocar objetos, informações ou ações em ordem sem necessariamente ter em conta praticidade e longevidade. É como dar uma “arrumação rápida” para evitar a sensação de caos.
Por exemplo, quando se coloca tudo o que está em cima da mesa de jantar dentro de uma gaveta antes de receber visitas, está-se simplesmente a esconder os objetos da vista. Não se estabeleceu um sistema para eles.
O que significa organizar?
Organizar refere-se a encontrar soluções práticas e sustentáveis para armazenar objetos, informações e ações. Cada coisa deve ter o seu lugar. Assim, trata-se de estabelecer um sistema que facilite o acesso, a utilização e a manutenção de forma consistente.
Por exemplo, organizar um armário com vários cestos devidamente categorizados, facilita a procura por objetos específicos e mantém o local visualmente agradável.
O que significa planear?
Planear é estabelecer estratégias com ações específicas, prazos e datas para alcançar objetivos. Ao planear, considera-se os recursos disponíveis e os possíveis obstáculos.
Por exemplo, ao planear uma viagem, define-se o roteiro, reserva-se o transporte e o alojamento e cria-se uma lista de tarefas a serem concluídas antes da partida.
Qual a relação entre estes conceitos?
Embora cada um destes conceitos tenha a sua própria importância e aplicação, eles estão interligados e complementam-se.
Organizar é a base de tudo, pelo que deve vir sempre em primeiro. Sem uma estrutura sólida, é difícil arrumar a longo prazo e planear com eficácia.
Arrumar é uma ação mais imediata e relacionada com o presente, destinada a colocar no sítio certo o que não está em ordem, mas já se sabe onde porque foi organizado anteriormente.
Por sua vez, a ação de planeamento deve ocorrer com base em informações organizadas para aumentar a probabilidade de sucesso do plano. Está mais relacionado com projetos e objetivos futuros.
Exemplos Práticos
Consideremos algumas situações que nos acontecem com bastante frequência, para se perceber qual a diferença entre estes conceitos.
A minha sala está um caos…
Arrumar: “Vou colocar neste armário tudo o que está fora do lugar na sala, assim ninguém vê.”
Organizar: “A minha sala está um caos, vou pensar numa forma de cada coisa ter um sítio que faça sentido, quer seja na sala ou noutro local.”
Planear: “Mas é muita coisa para um dia só. Vou listar tudo o que preciso de fazer para a pôr em ordem e dedico uma hora todos os sábados até finalizar.”
O meu computador está um caos…
Arrumar: “Vou colocar tudo numa única pasta para parecer que está tudo direitinho e depois vejo.”
Organizar: “Vou olhar para os items que preciso de colocar em ordem, identificar as categorias a que pertencem e onde devo guardá-los para facilitar no futuro.”
Planear: “Todas as sextas à tarde vou dedicar 15 minutos para guardar o que tenho no computador no local certo e eliminar o que não preciso para evitar o caos novamente.”
Em suma, arrumar, organizar e planear são habilidades essenciais que se complementam para maximizar a produtividade no dia-a-dia, melhorar a qualidade de vida e para realizar objetivos.
Enquanto organizar é a base para manter a ordem, arrumar concentra-se na gestão imediata do presente e planear garante a preparação para o futuro.
Ao aplicar estes conceitos em diferentes áreas da sua vida, é possível criar rotinas sólidas para o sucesso e bem-estar duradouros!