REVIEW NOCTUA NH D15 CHROMAX BLACK DESTACADA
Continua após a publicidade.
ad

O melhor dissipador de calor Noctua

O Noctua NH-D15 chromax.black é o melhor dissipador de calor da casa, tanto em design, desempenho e baixo ruído. Sua capacidade excede em muito 200 W de dissipação.

O BOM

Excelente desempenho

Adaptador de redução de ruído (LNA)

Dos ventiladores de 140 mm

Materiais de construção e acabamentos de qualidade

Desempenho superior aos AIOs pelo mesmo preço

Dissipação de mais de 200 watts

Acessórios para personalizá-lo

O MAU

Continua após a publicidade..

Não possui efeitos RGB que aumentem sua personalização

Se você está se perguntando sobre alternativas ao resfriamento líquido para processadores de alto desempenho, existe uma alternativa aérea, é o Noctua NH-D15 chromax black. O dissipador mais conhecido da marca, agora na cor preta e com possibilidade de personalização graças ao kit NH-HC3, pelo qual agradecemos à Noctua.

Projeto

Pertencentes à série preta, todas as embalagens chegam na cor preta, com o modelo estampado na frente e embalagem que nos dá um claro sinal de ser um produto de qualidade. No interior encontraremos duas ventoinhas, o dissipador, pasta térmica, suportes para diferentes tomadas, fan splits e manuais.

O Noctua NH-D15 chromax.black possui alta compatibilidade com diferentes soquetes, incluindo Intel LGA1700, LGA1200LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150, LGA2011, LGA2066 e AMD AM5, AM4.

Fabricado em cobre e alumínio, todo pintado de preto com alguns dimensões de 165 x 150 x 135 mm com a ventoinha instalada e um pesando 980 gramas, já é 90 gramas a mais que o D12L. Sua compatibilidade de altura é projetada para torres ATX ou E-ATX, sendo um modelo de alto desempenho.

Eles são o design é torre dupla, já incluindo dois ventiladores na própria embalagem, embora pudéssemos perfeitamente anexar um terceiro. Cada uma dessas torres é composta por 39 + 6 aletas menores, feitas de alumínio com 0,4 mm de espessura, com acabamento projetado para evitar turbulências e melhorar o fluxo de ar entre eles. Se compararmos com o D12L, o número aumentou mais 7 aletas em favor do D15, aumentando a capacidade de dissipação.

O numero de heatpipes crescem até 6 feitos de cobre unindo as 2 torres, convergindo também na base de contato da CPU. Esses heatpipes são soldados, disse base de alumínio vigarista uma superfície de 40 x 38 mm que entra em contato diretamente com o processador. Como é que a pasta térmica inclui? NT-H1 em seringa, Noctua deixa para nós o uso, algo muito profissional.

Continua após a publicidade..

Dimensões140x150x25mm
Conexão4 Pinheiros (PWM)
ConsequênciaHidrodinámicos SSO2
Revoluções400 – 1500 ±10% RPM
Volume máximo24,6dB(A)
Pressão estática2,08 mm H₂O
Fluxo de ar140,2 m³/h
OutrosAlmofadas antivibração pré-instaladas

A ventoinha que acompanha o dissipador de calor é um NF-A15 HS-PWM. Tem um diámetro de 140 mm e uma estrutura de almofadas antivibração sob o nome de AAO, sendo projetado para minimizar o ruído e melhorar o desempenho do ventilador. Conta com 7 pás com design que melhora a aerodinâmica e reduz o ruído deles, com detalhes como distância deles ao quadro de 0,5 mm.

No entanto, possivelmente o melhor de todos são os rolamentos óleo pressurizado autoestabilizadoSSO2 pela sigla em inglês) que oferecem mais do que 150.000 horas de operação sem vibrações ou ruídos.

Por fim, outra característica desta ventoinha é que ela utiliza um conector PWM que permite regular as rotações entre 400 e 1500 RPM. É nesta velocidade máxima que é capaz de gerar um vazão de 140,2 m³/h e um ruído máximo de 24,6 dB(A). Comparado aos ventiladores D12L, o fluxo de ar foi aumentado, embora o volume e a pressão sejam praticamente os mesmos. Além disso, possui sistema de ancoragem LNA que reduz o desempenho e o ruído dos ventiladores.

Instalação e montagem

Já estamos acostumados com a facilidade de instalação de modelos Noctua e este D15 mantém. Da mesma forma, primeiro é aconselhável dar uma olhada no manual e separar o que precisamos. No meu caso específico, estou utilizando uma plataforma AM5, então o processo é um pouco simplificado, então o combo utilizado é um MSI MEG X670E ACE junto com um Ryzen 9 7900X.

Em qualquer caso, o processo comum a todas as plataformas é a montagem da âncora, denominada SecuFirm2 em preto, no qual iremos aparafusar o próprio dissipador. Graças às molas e aos parafusos não teremos que nos preocupar em apertá-los muito ou pouco.

Com este dissipador e ventoinhas você poderá encontrar dificuldades com memórias que não sejam discretas, embora você sempre possa modificar a altura de uma das ventoinhas, como é o meu caso.

NA-HC3

Temos acessórios para personalizar nosso Noctua NH-D15 chromax.black que personalizam ainda mais seu visual. É o caso deste NA-HC3 que melhora o aspecto do nosso dissipador, acrescentando um pouco de cor, mas esquecendo qualquer iluminação RGB.

Muito fácil de instalar, primeiro instalaremos os engates ou estrutura junto com o clipe de aço para fixação.

Só nos resta a folha de cores das 6 que vêm, cada uma com duas cores dependendo da face que usamos, então estamos falando de 6 cores diferentes. Basta colocá-lo e com uma leve pressão ele estará no lugar.

Desempenho

Para testes de desempenho temos uma sala com temperatura ambiente de 24 graus. Para maior estresse utilizamos o aplicativo AIDA64 por seções RPM para os ventiladores, além de incluir um segundo ventilador.

Os testes foram realizados em sala com temperatura constante de 24 graus e com a caixa aberta. Para estressar o processador utilizamos o software AIDA64 com sua estabilidade e teste de estresse.

Após mais de 10 minutos de operação, as frequências se estabilizaram em 4,7 GHz com picos de 95 graus e uma temperatura quase constante de 92 graus. Com tudo isso, o consumo chegou a 170 W.

Ajustando um pouco o overclock podemos finalmente atingir até 5,1 GHz com 140 W e uma temperatura máxima abaixo de 90 graus. Seu desempenho é aumentado em quase 500 MHz, tornando a capacidade deste Noctua NH-D15 chromax.black maior do que qualquer coisa já vista na casa.

Veredicto

O Noctua NH-D15 chromax.black é o melhor dissipador de calor da marca para usuários comuns. Seu design melhorou significativamente com a inclusão da cor preta, algo muito procurado. Além disso, podemos personalizá-lo com acessórios como o NA-HC3, dando-lhe uma mudança perceptível na aparência com algumas cores.

Seu desempenho é espetacular, com capacidade mais que suficiente para CPUs com consumo superior a 200 W. Vemos isso com o Ryzen 9 7900X, sendo capaz de atingir picos de 5,5 GHz ou frequência sustentada de 5,2 GHz, seu desempenho é idêntico ao de refrigeração líquida sem seus detalhes e com total segurança. Tudo isso com níveis sonoros tão baixos que não se destacam dos ventiladores que você utiliza na torre, ficando abaixo de 27 dBA.

Sinto falta da possibilidade de customizar o dissipador com efeitos RGB, acessório que poderia ser adquirido separadamente, embora o existente melhore bastante a customização.

Com um preço próximo dos 119 euros, devemos acrescentar os 30 euros que custa o acessório, embora este último não afecte o desempenho. Assim temos, por um preço muito atrativo, um dos melhores air coolers do mercado, que supera inclusive muitos sistemas de refrigeração a água.

NovoEsc-Seal-Final-Excelente
Share.