REVER OS RECURSOS WIFI DO ASUS TUF Gaming B760M BTF
Continua após a publicidade.
ad

O essencial

O novo chipset B660 se adapta bem, embora fique aquém em comparação com a AMD. Com todos os padrões mais utilizados, não brilha pelo design, mas pelo desempenho, perfeito para uma torre média e para a maioria dos usuários.

O BOM

Excelente conectividade

Ótimo valor pelo preço

Materiais de acabamento e construção

Compatível com Intel 12ª geração e PCI-e 4.0

3 portas M2

2 dissipadores de calor para M2

O MAU

Falta de suporte de torre atual

O setor de placas-mãe quase não mudou, até a chegada do Asus TUF Gaming B760M BTF WIFI. E não estamos a falar de padrões, algo que é normal na evolução, mas sim no seu design, onde o mais marcante foi a introdução de LEDS ou ecrãs. Embora sejam aspectos perfeitos para personalizar nossos equipamentos, até agora não abordavam problemas importantes como a fiação, seu gerenciamento e seu efeito no design.

Continua após a publicidade..

Design e construção

O modelo TUF Gaming B760M BTF WIFI chega em uma caixa de papelão na cor preta como base e um visual bem atraente com sua foto na capa. Temos serigrafia em diversas cores, desde amarelo, preto ou branco. Dentro da caixa encontramos os seguintes acessórios.

  • Pegatinas TUF Gaming
  • Parafusos para portas M.2
  • Cabos SATA III 6Gb/s
  • Cartão de certificado TUF
  • Manual do usuário

O formato escolhido é MATX com dimensões de 244 x 244 mm em cor de fundo preto e serigrafia branca. Ao contrário do modelo B660, este possui dissipadores de calor para o Unidades M2, duas para ser mais exato mais uma atrás isso não tem. Assim encontramos também um dissipador de calor para proteger as conexões externas, o VRM e outro no chipset. Todos compartilham figuras geométricas formadas por linhas cinzas combinando com tons amarelos. É preciso dizer que esta versão do BTF possui acabamento cobrindo praticamente toda a PCB, com um visual finalmente muito alinhado com a nossa imaginação.

A iluminação RGB é limitada à área do PCB, bem no canto superior esquerdo onde encontramos o logotipo translúcido do TUF no PCB. Se também quisermos expandir as possibilidades com outros componentes de iluminação 2 portas ARGB (5v) e outras 2 portas RGB (12v).

Temos compatibilidade com memórias DDR5, para isso possui nada menos que 4 portas DIMM com as quais comporta até 128 GB de memória Canal duplo. Se, por outro lado, procuramos maximizar frequências de acordo com a quantidade e tipo de módulos podemos atingir até 7.200 MHz.

Bem no canto oposto a esses bancos de memória está o áudio integrado da placa. Com um Escudo do logotipo do TUF é o mesmo lasca Realtek ALC897 vigarista capacitores japoneses que vimos em outras placas. Este chip é compatível com Som surround 7.1suporta reprodução em 24 bits/192kHz e tem Saída de áudio digital S/PDIF.

E como você pode imaginar, não vemos os conectores, tanto o de 24 pinos quanto os dois de 8 + 4 pinos EPS, ventilador, ARGB, USB, áudio, estão escondidos atrás, todos aqueles pequenos conectores agora estão atrás, deixando um design limpo.

Conectividade

A conectividade foca na oferecida pelo seu porto LAN de 2,5 Gbps mediante un chipset Realtek RTL8125BG esquecendo toda a conectividade sem fio. Para este último podemos utilizar as portas de expansão, seja via USB ou através das portas PCIe disponíveis no PCB.

Portas PCIe

Por se tratar de uma placa em formato mATX, suas portas são cortadas, mais que suficientes para nosso uso e também com a renovação para PCIe 5.0. O primeiro deles é reforçado com aço e ter conexão direta com a CPU usando o Padrão PCIe 5.0. Temos dois portos extra, um X16 e outro X1, ambos compatíveis com o padrão PCIe 4.0 sendo controlado pelo chipset B760. Embora o primeiro tenha largura de banda X16, seu desempenho é limitado a X4.

Continua após a publicidade..

Armazenar

Para unidades de armazenamento tradicionais temos nesta placa 4 portas SATA 6Gb/s. Eles estão localizados na área inferior direita e são colocados atrás em uma configuração vertical.

Para unidades M.2 temos três portas à nossa disposição. O primeiro deles é gerenciado pela CPU, enquanto os outros são gerenciados pelo chipset usando ambos o padrão PCIe 4.0. Neles podemos utilizar no máximo 2280 unidades, sendo o dissipador compatível em ambos.

Portas USB internas

Sem dúvida, neste aspecto o TUF Gaming B760M BTF WIFI possui conexões USB de todos os tipos para nossos periféricos. Mas é melhor deixar para vocês a lista completa dos conectores que esta placa possui.

  • 1 x conector USB 3.2 Gen 1 (Tipo C)
  • 2 x conectores USB 2.0 (4 portas)
  • 1 x conector USB 3.2 Gen 1 (2 portas)

VRM e entrega de energia

Esta placa é alimentada através do conector ATX usual de 24 pinos mais dois EPS de 4 + 8 pinos para a CPU. Depois há o VRM de 12+1 fases com um controlador Digi+ ASP2100Ré responsável por transformar a energia de forma que os demais componentes possam funcionar corretamente.

Mas se a linha TUF é conhecida por alguma coisa, é pelo uso de componentes de alta qualidade para o VRM.

Conexões externas

Por outro lado, aqui está a lista de portas e conexões que podem ser vistas na parte traseira do TUF Gaming B760M BTF WiFi.

  • Porta de exibição
  • 3 portas USB 3.2 Gen 1 (Tipo A) (5G)
  • HDMI
  • 4 portas USB 2.0
  • LAN de 2,5 Gb (RJ45)
  • 2 portas USB 3.2 Gen 2 (Tipo A) (10G)
  • Tomadas de áudio
  • 1 porta USB 3.2 Gen 2×2 (tipo C) (20G)
  • Módulo Wi-Fi
  • Limpar CMOS

Esquema de PCB

Retirado do manual para que você tenha mais clareza sobre a localização de cada porta ou componente na placa de circuito impresso.

Desempenho

Antes de falar sobre seu desempenho, deixo uma lista das peças com as quais o equipamento de teste foi montado.

Referências

Nos testes vemos como ele compete frente a frente com outros modelos com recursos superiores e é muito capaz em estoque, mesmo com um Intel i9 14900K.

O mesmo acontece em jogos onde o Intel i9 14900K tem um IPC maior em menos threads, que é o que os jogos costumam usar, superando com vantagem os processadores não X3D.

O desempenho das memórias com frequência de 7200 MHz é incrível considerando o modelo analisado, um trabalho impressionante.

Terminamos com a análise em jogos onde novamente seu desempenho parece incrivelmente bom para o custo que temos esta placa-mãe. Ele combina com placas-mãe de maior calibre como a STRIX sem problemas.

BIOS e software

Assim como este inclui um modo para especialistas a partir do qual podemos configurar tudo o que esta placa pode oferecer e um modo mais simples para novatos com apenas o necessário.

Caixa de Arsenal

Depois disso, de software Armory Crate Podemos controlar a iluminação, atualizar drivers, baixar BIOS e utilitários, monitorar o sistema e muito mais. Infelizmente, ele está disponível apenas para Windows e também não consegui sincronizar a iluminação de terceiros.

ETED

Muitas placas da linha TUF possuem algumas melhorias de software relacionadas ao jogos. Mas no caso desta placa não tem nem mais nem menos que audio envolvente DTS para fones de ouvido. Do próprio aplicativo que vem com o suíte Com software podemos controlar o tipo de efeito e pouco mais.

Veredicto

Uma reformulação fundamental nas placas-mãe e que felizmente tem seu início no TUF. Com guarnições que escondem as soldas e demais conectores, melhorando a customização e design do equipamento. Com 3 portas M2, 2 portas PCIe X16 e 4 SATA, atende a todas as necessidades do usuário comum.

A capacidade do seu VRM é mais que suficiente para equipamentos de até 14600K e seu VRM não é capaz de aproveitar o overclock de um CPU como um i9 14900K. Com as RAMs é mais uma melhoria em relação às gerações anteriores, temos liberdade para fazer overclock, chegando até 7200 MHz. Finalmente temos memória DDR5 para este chipset junto com PCIe 5.0.

Com um preço recomendado de 243 euros, é muito atractivo montá-lo com 14600K e memórias de 7200 ou menos com baixa latência, um dispositivo de jogo completo. Tudo isso com a melhoria substancial no design, que também é sua desvantagem onde a compatibilidade com torres é muito menor, teremos que ver como evoluem os gabinetes dos computadores.

NovoEsc-Seal-Final-Excelente
Share.