Continua após a publicidade.
ad

Fica perdido nas abas abertas do seu computador? Saiba como os grupos de separadores podem revolucionar a sua produtividade.

Os separadores, abas ou tabs (em inglês) dos navegadores web, como preferir chamar, referem-se às várias páginas ou documentos que podem ser abertos simultaneamente enquanto navega na internet.

Se é daqueles que adora manter várias abas abertas no computador, certamente já se deparou com o desafio de navegar eficientemente entre elas.

A multiplicidade de abas pode ser confusa e, por vezes, até causar muita ansiedade. 

No entanto, hoje vai aprender a criar grupos de separadores que pode tornar a gestão de abas uma tarefa mais simples e organizada.

Por que é prejudicial ter tantas abas abertas?

Há vários motivos, mas estes são os que se destacam:

  • Consumo de recursos do computador

Quanto mais abas estiverem abertas, mais recursos do computador são utilizados, o que pode levar a uma diminuição no desempenho geral e resultar em tempos de carregamento das páginas web mais longos.

  • Dificuldade na navegação

Com muitas abas abertas, é mais difícil encontrar a página específica que está à procura. Isso pode resultar em tempo desperdiçado e frustração, especialmente quando precisa de aceder a informações rapidamente.

Abas abertas aumentam o risco de se distrair. Se estiver constantemente a mudar de separador, pode perder o foco nas tarefas importantes e diminuir a sua produtividade.

Continua após a publicidade..

Se uma aba estiver comprometida por malware ou phishing, pode afetar a segurança do seu computador e a privacidade dos seus dados.

Lembre-se que para evitar estes problemas, o primeiro passo é fechar abas desnecessárias e que já não precisa.

Utilizar os grupos de separadores como solução

No contexto dos navegadores web, como o Google Chrome e o Microsoft Edge, “grupos de separadores” referem-se à capacidade de organizar abas em grupos temáticos. Essa funcionalidade permite que os utilizadores organizem e gerenciem abas relacionadas de forma mais eficiente.

Ao invés de ter de percorrer uma lista interminável de abas, agrupa-as por temas específicos. Por exemplo, pode ter um grupo para trabalho, outro para lazer ou outro para email e conversações. 

Assim, garante que as abas que mais usa estão acessíveis e melhora a eficiência do seu tempo e do seu computador.

Grupos de separadores aumentam a produtividade:

  • Facilidade de localização

Perde menos tempo à procura de informações, pois é possível encontrar e abrir rapidamente os sites que mais usa.

Continua após a publicidade..

Consegue fechar o grupo criado num clique! É muito útil para deixar de ver as notificações a cair constantemente e ter menos interrupções.

A capacidade de criar, renomear e reorganizar grupos de separadores permite que seja flexível às necessidades de cada um e do contexto.

Passo a passo para criar grupos de separadores

Este guia segue o exemplo do navegador web Google Chrome, mas é importante reforçar que o processo é muito semelhante noutros navegadores.

1.

Abra abas na sua janela

Certifique-se de que tem várias abas abertas no Google Chrome.

  • Clique com o botão direito numa aba aberta
  • Selecione a opção “Adicionar separador a grupo”
  • Escolha um nome para o grupo
  • Selecione a cor que prefere
Criar Grupos de Separadores

3.

Organize as abas no grupo

Arraste e solte as abas desejadas no grupo criado ou retire as que não fazem sentido.

Clique com o botão direito no grupo de separadores para renomear, mover ou fechar o grupo.

Como recuperar os grupos de separadores?

Para aqueles que se habituam a utilizar os grupos de separadores, a sua perda acidental pode ser um drama. No entanto, não há razões para preocupação, pois existem duas formas de recuperar as abas após fechar a janela do navegador ou desligar o computador.

A primeira forma de recuperação é mais preventiva, através das configurações do navegador web, sendo que é possível definir que sempre que o Google Chrome é iniciado restaure as abas da última sessão:

  • Abra o navegador web e clique nos três pontos verticais no canto superior direito para abrir o menu
  • Selecione “Definições”
  • Encontre a seção “No arranque”
  • Escolha a opção “Continuar onde deixou”
Recuperar Grupos de Separadores
Recuperar Grupos de Separadores

A segunda forma de recuperação envolve a funcionalidade do histórico. No entanto, é crucial utilizá-la logo na primeira sessão após o fecho da janela, uma vez que se os grupos saírem dos separadores recentes, essa opção deixa de ser possível:

  • Abra o navegador web e clique nos três pontos verticais no canto superior direito para abrir o menu
  • Selecione “Histórico”
  • Por cima do texto “X separadores”, clique na opção “Restaurar janela” para reabrir as últimas abas fechadas
Recuperar Grupos de Separadores
Recuperar Grupos de Separadores

No caso de preferir o passo a passo em vídeo, pode visualizá-lo aqui:

Assim, ao fechar abas desnecessárias e implementar os grupos de separadores, vai notar uma melhoria significativa na sua eficiência online. Em poucos minutos consegue aplicar este sistema e obter menos distrações, menos confusão e, consequentemente, um aumento da sua produtividade.

Share.