REVIEW MSI MPG Z790 EDGE TI MAX WIFI DESTACADA
Continua após a publicidade.
ad

A Intel 14 precisava de uma nova empresa

Embora seu design seja contínuo, possui melhorias interessantes como Wifi 7 ou MSI Memory Extension Mode para obter maior desempenho através das memórias. Inclui portas PCIe 5.0, 5 M2 e um VRM forte.

O BOM

WiFi 7 e canal 320 MHz

PCIe 5.0

5 portas M2

Melhorias no VRM

O MAU

As portas M.2 alcançam compatibilidade máxima com PCIe 4.0

Pouca evolução no design

Usar a porta M2 PCIe 5.0 diminui a largura de banda do PCI principal X16 para X8

Começamos a análise com o novo Intel e como não poderia ser melhor, começamos com uma das placas alvo para muitos usuários, falamos da MSI MPG Z790 EDGE TI MAX WIFI.

Continua após a publicidade..

Embalagem e acessórios

Se no modelo Z690 que analisamos anteriormente cuja embalagem chegou na cor preta, com o modelo Z790 vemos que mudamos para a cor branca. Com fundo em estilo equalizador com serigrafia preta.

No interior encontraremos todos os acessórios bem detalhados, como as antenas Wi-Fi ou peças de reposição para o M2, abaixo deixamos uma imagem bem ilustrada.

Design e construção

O MSI MPG Z790 EDGE TI MAX WIFI com um Formato ATX e dimensões de 304,8 x 243,84 mm, com PCB preto e serigrafia cinza. Todos os protetores são feitos de alumínio, bem grossos, aliás o que resfria o VRM vem nas cores branco alternando com cinza. Incluem diferentes impressões, como linhas oblíquas ou o Dragão nas conexões externas que é iluminado.

Se também quiser acompanhá-lo com mais acessórios ou complementos RGB para completar o seu setup, você dispõe de diversas portas. Portanto tem 1 porta RGB de 12 V (4 pinos) e 3 portas ARGB de 5 V (3 pinos), parece que a tendência destes será crescente. Nós até temos um interruptor para ativar ou desativar toda a iluminação RGB.

A quantidade de portas DIMM para RAM segue o padrão de 4, sendo compatível com DDR5. Com isso podemos optar por no máximo Capacidade máxima de 192 GB ou dependendo dos módulos utilizados, frequência máxima de 7800 MHz. Se você olhar de perto, a compatibilidade com memórias de alta frequência aumentou bastante. Obviamente inclui suporte XMP 3.0 e mantemos Dual Channel embora com maior largura de banda e ECC nas memórias.

O som se repete com chipset Realtek ALC4080 com o qual temos som de alta definição 7.1. No canto superior direito temos os clássicos LEDs para indicar o processo de boot. Já no canto inferior temos uma alavanca para desativar a iluminação da placa-mãe.

Conectividade

Como novidade temos o Wifi 7 para esta nova geração de placas-mãe. O padrão com fio para esta faixa é um 2,5Gbps com chipset Intel. Novas ofertas de capacidade Wifi 7 suporta 802.11 a/b/g/n/ac/ax, TX/RX e bluetooth 5.4. Poderemos usar 2,4 GHz, 5 GHz e claro que incorpora 6 GHz onde o canal de 160 MHz é deixado para trás 320 MHz aparecendo.

Portas PCIe

O número de portas PCI diminui para três, duas delas X16 junto com uma X1. O principal reforçado com aço é compatível com o padrão PCIe 5.0 gerenciado pela CPU. A segunda porta X16 faz uso de um amplo PCIe 4.0 X4 com suporte para múltiplas GPUs, mas não faz sentido se não suportar um A última porta X1 suporta PCIe 3.0 gerenciado pelo chipset.

Continua após a publicidade..

Armazenar

Para unidades de armazenamento podemos utilizar até 8 portas SATA III na área inferior direita do PCB, sendo um número muito alto e inútil para a grande maioria.

O número de portas M.2 cresceu, chegando a 5, agora finalmente temos uma porta PCIe 5.0. Aquele gerenciado pela CPU é o único que suporta PCIe 5.0 enquanto os outros quatro add-ons são gerenciados pelo chipset e oferecem no máximo o padrão PCIe 4.0. Desta vez, apenas a porta 3 também é compatível com SATA, na minha opinião vai acabar desaparecendo.

Como de costume, todas as portas oferecem largura de banda X4, mas em termos de dimensões encontraremos compatibilidade com 22110 a 2242 dependendo de qual usarmos. Observe que se você instalar uma unidade M2 ​​PCIe 5.0 na porta principal, a porta PCI X16 principal reduzirá sua largura de banda para X8.

Portas USB internas

O número de portas USB continua crescendo como na geração anterior, o difícil é sua torre suportar tantas frentes.

  • 2 portas USB 3.2 Gen 1 tipo A de 5 Gbps divididas em quatro portas frontais.
  • 1 porta USB 3.2 Gen 2 Tipo C de 10 Gbps para a frente.
  • 2 portas USB 2.0 com capacidade para 4 portas Tipo A.

VRM e entrega de energia

Para a fonte teremos 3 conectores ATX, sendo o principal de 24 pinos junto com dois conectores EPS de 8 pinos.

Com uma configuração de 18 fases (16+1+1) oferece robustez total graças a um VRM composto quase inteiramente por mosfets Renesas ISL99380 com 80A alcançando o 1280A apenas para CPU. Acrescenta também para o SOC e o controlador de RAM MPS2246 / RAA220075R0, sendo tudo gerenciado por um controladora RAA 229232.

Conexões externas

Os restantes componentes são muito bem explicados pela MSI por isso deixamos-lhe as informações para que possam ter uma ideia de tudo o que encontraremos no seu painel traseiro.

Entre outros aspectos que devemos destacar, temos a inclusão de saída de vídeo via HDMI 2.1 ou DisplayPort 1.4 oferecendo máximo 4K a 60 Hz. Também incorpora o botão Flash BIOS, muito útil para não precisar entrar no BIOS, bem como finalmente um botão limpar CMOS.

Esquema de PCB

Retirado do manual para que você tenha mais clareza sobre a localização de cada porta ou componente na placa de circuito impresso.

Desempenho

Para os testes utilizamos os seguintes componentes que compõem o equipamento de teste em uma sala com temperatura ambiente de 20 graus.

Referências

Que bom trabalho a Dragon House fez com seu MSI MPG Z790 EDGE TI MAX WIFI, seu VRM e capacidade de memória são totalmente capazes de desenvolver o poder do que há de mais recente na Intel. Uma fera que consome mais de 350 W de carga e que precisa de uma boa placa-mãe para desenvolver seu potencial. Nos benchmarks você pode ver como ele supera de longe o mais atual.

Se você está pensando em usá-lo em jogos, pode ter certeza que o desempenho será ideal com este CPU. Mostrando-se superior em quase todos os campos possíveis, inclusive quando utilizamos todos os threads disponíveis.

As memórias podem não permitir o desenvolvimento de todo o potencial, tenho certeza que é um problema de bios e que deve ser polido para obter maior desempenho.

Você certamente já ouviu falar do MSI Memory Extension Mode, um recurso que dá às placas MSI maior desempenho através de suas memórias e reduz a latência. Abaixo você tem dois dos muitos testes que fizemos, onde a melhoria chega a esses 6% embora também possa ser menor, digamos que esse limite seria aproximado.

Modo de extensão de memória MSIDesligadoSobreEra %
Sombra do Tomb Raider2993196%
Morto Vermelho 21942034,6%

BIOS e software

O BIOS MSI caracteriza-se por ser muito fácil de usar, temos todas as opções e muitas na mesma janela. O modo OC é bastante útil com os modos de proporção turbo, embora o deslocamento não seja totalmente ajustado.

Centro MSI

Depois, a partir do ambiente Windows, temos à nossa disposição o pacote MSI Center que é comum à maioria dos dispositivos da marca. Este software permite-nos manter os drivers atualizados, modificar o comportamento das luzes RGB que instalamos ou simplesmente monitorizar o equipamento entre uma infinidade de coisas.

Veredicto e alternativas

MSI MPG Z790 EDGE TI MAX WIFI, é uma ligeira renovação do que já havíamos visto, mas necessária. Com um design focado na funcionalidade e que traz melhorias interessantes como Wifi 7 ou MSI Memory Extension Mode para aumentar nosso desempenho. Além do suporte aos novos Intel Gen 14, também temos um aumento na capacidade de OC com as memórias.

Sua capacidade é comprovada, você pode usar qualquer CPU Intel compatível, porém, se quiser as melhorias mais recentes, você só pode usar a versão mais recente da Intel. Embora a gigante vermelha tenha maior compatibilidade com o padrão PCIe 5.0 e sem limitações, hoje, a maioria dos usuários não conseguirá utilizá-la, seja por preço ou lógica.

Com um preço recomendado nas lojas de 499 euros, é um investimento bastante elevado, onde podemos avaliar se queremos o melhor desempenho para os mais recentes da Intel.

NovoEsc-Seal-Final-Excelente
Share.