REVIEW ASUS ROG STRIX Z790 A GAMING WIFI II EMBALAJE
Continua após a publicidade.
ad

Wifi 7 e novo conector rápido para antenas

Com um design branco muito bonito e um VRM potente como estamos habituados, temos novidades nas portas USB, Wifi 7, um novo conector para antenas ou DIMM Flex para aumentar o desempenho.

O BOM

WiFi 7 e canal 320 MHz

PCIe 5.0 apenas para GPU

5 portas M2

Melhorias no VRM

DIMM FLEX

Novo conector rápido para antena Wifi

O MAU

As portas M.2 alcançam compatibilidade máxima com PCIe 4.0

Já faz um tempo que não testamos uma placa-mãe branca e devo dizer que é uma delícia. Se também incluir novos recursos como Wifi 7 entre outros, este ROG STRIX Z790-A GAMING WIFI pode surpreendê-lo em muitos aspectos.

Continua após a publicidade..

Embalagem e acessórios

Ao contrário do que é habitual na família ROG, os modelos que chegam com base branca têm embalagens com a mesma ideia. Neste caso temos o modelo estampado na frente, com serigrafia cromada e a coleção de fontes e logotipos sob fundo mais escuro.

Dentro encontraremos todos os acessórios, cabos SATA, Thermalpads para M2, antena Wifi, chaveiro, guia rápido e muito mais.

Design e construção

O ROG STRIX Z790-A GAMING WIFI II com um Formato ATX e dimensões de 305 x 244 mm, com PCB preto e serigrafia cinza. Todos os protetores são feitos de alumínio branco e cinza, nesta geração veremos dissipadores mais grossos para o VRM. Muitos detalhes para o design, temos abertura fácil para o slot PCI principal e uma novidade que todos vão querer em breve, um conector rápido e fácil para as antenas Wifi.

Se também quiser acompanhá-lo com mais acessórios ou complementos RGB para completar o seu setup, você dispõe de diversas portas. Portanto tem 1 porta RGB de 12 V (4 pinos) e 3 portas ARGB de 5 V (3 pinos)parece que a tendência destes será crescente.

Como é habitual nos modelos ATX temos 4 portas para memórias DDR5. Com isso podemos optar por no máximo Capacidade máxima de 192 GB ou dependendo dos módulos utilizados, frequência máxima de 8000 MHz. Obviamente inclui suporte XMP 3.0 e mantemos Dual Channel embora com maior largura de banda e ECC nas memórias. Embora agora a novidade seja o aumento de desempenho graças ao DIMM Flex, para aumentar o desempenho nos jogos.

O som se repete com chipset Realtek ALC4080, com o qual temos som de alta definição 7.1, saída de áudio de 32 bits e 384 kHz para o conector frontal ou reprodução estéreo de até 120 dB SNR. No canto superior direito temos os clássicos LEDs para indicar o processo de boot.

Conectividade

Como novidade temos Wifi 7 para esta nova geração de placas-mãe. O padrão com fio para esta faixa é um 2,5Gbps com chipset Intel. Novas ofertas de capacidade Wifi 7 suporta 802.11 a/b/g/n/ac/ax, TX/RX e bluetooth 5.4. Poderemos usar 2,4 GHz, 5 GHz e claro que incorpora 6 GHz onde obviamente já temos o canal de 160 MHz suportando também o canal de 320 MHz típico desta geração.

Portas PCIe

O número de portas PCI diminui para três, duas delas X16 junto com uma X1. O principal reforçado com aço é compatível com o padrão PCIe 5.0 gerenciado pela CPU. A segunda porta X16 faz uso de um amplo PCIe 4.0 X4 com suporte para múltiplas GPUs, mas não faz sentido se não suportar um A última porta X1 suporta PCIe 3.0 gerenciada pelo chipset, estando mal localizada devido à atual espessura das placas.

Continua após a publicidade..

Armazenar

Para unidades de armazenamento podemos utilizar até 4 portas SATA III na área inferior direita do PCB, sendo um número muito alto e inútil para a grande maioria.

O número de portas M.2 chega a 5, todas com suporte até PCIe 4.0 e apenas slot 5 compatível com SATA.

Como de costume, todas as portas oferecem largura de banda X4, mas em termos de dimensões encontraremos compatibilidade com 22110 a 2242 dependendo de qual usarmos.

Portas USB internas

O número de portas USB continua crescendo como na geração anterior, o difícil é sua torre suportar tantas frentes.

  • 1 porta USB 3.2 Gen 1 tipo A de 10 Gbps dividida em quatro portas frontais.
  • 1 porta USB 3.2 Gen 2 Tipo C de 20 Gbps para carregamento frontal e rápido de 30 W.
  • 2 portas USB 2.0 com capacidade para 4 portas Tipo A.

VRM e entrega de energia

Para a fonte teremos 3 conectores ATX, sendo o principal de 24 pinos junto com dois conectores EPS de 8 pinos.

Com uma configuração de 17 fases (15+1+1) oferece um excelente VRM composto inteiramente por mosfets Sistema de energia monolítico MP86670 com 70A alcançando o 1050A apenas para CPU. Também adiciona os mesmos mosfets para o SOC e as memórias, tudo sendo gerenciado por um controladora ASP2306.

Conexões externas

Um grande número de conectores para a parte traseira, incluindo os novos para a antena Wifi, muito convenientes sem a necessidade de parafusar.

Temos várias portas USB, uma de 20 Gbps tipo C, três de 10 Gbps (2 tipo A + Tipo C), quatro de 5 Gbps tipo A, 4 versão 2.0 tipo A, Displayport, HDMI, conector Wi-Fi, LAN de 2,5 Gb, 2 jacks 3.5, saída óptica e muito importante para mexer com CMOS claro e botões de flashback.

Esquema de PCB

Retirado do manual para que você tenha mais clareza sobre a localização de cada porta ou componente na placa de circuito impresso.

Desempenho

Para os testes utilizamos os seguintes componentes que compõem o equipamento de teste em uma sala com temperatura ambiente de 20 graus.

Referências

Excelente desempenho para qualquer CPU Intel, obtendo as melhores pontuações conforme esperávamos. Você não precisa investir no produto mais alto para obter o melhor.

Se você está pensando em utilizá-lo em jogos, pode ter certeza que o desempenho será excelente. Mostrando-se superior em quase todos os campos possíveis, inclusive quando utilizamos todos os threads disponíveis.

As memórias desenvolvem todo o seu potencial, com baixas latências, algo a que estamos habituados na Intel e que a ASUS sabe aproveitar. Além disso, com a tecnologia DIMM Flex você verá o desempenho do seu equipamento aumentar, você tem que experimentar.

BIOS e software

Uma BIOS bem completa, com inúmeras opções para configurar tensões, ventoinhas, frequências, tudo. Vale ressaltar especialmente que como o ROG possui um preditor, ele indicará um valor aproximado da qualidade do silício para saber o quão bom é o CPU. Além disso, inclui memtest86 para saber se as memórias estão em bom estado e bem configuradas.

Caixa de Arsenal

REVISÃO ASUS ROG FLOW X16 GV601V ARMOURECRATE

A ASUS decidiu recentemente lançar um conjunto em suas placas-mãe que se conectaria diretamente à Internet ao iniciar o computador para instalar os drivers e utilitários do sistema. Com o tempo, esta Suite aumentou suas funções, como a sincronização do Aura. Deixo aqui uma amostra que já vimos em outra review.

Veredicto e alternativas

O ROG STRIX Z790-A GAMING WIFI II me lembra muito os modelos ASUS PRIME. É verdade que vem com decoração e logotipos ROG e o bom trabalho de seu BIOS, oferecendo também um VRM robusto que se destaca em nossos testes.

O número de portas é adequado para a grande maioria, embora seja verdade que o PCI X1 está mal colocado, com GPUs cada vez mais espessas. O bom acabamento da casa impressiona, com botão para remover facilmente a GPU ou novos conectores para antenas Wifi que facilitam tudo.

Sinto falta de não termos capacidade para drives M2 com PCIe 5.0, algo que em outras placas-mãe diminui a largura de banda da porta principal, então estou em um ponto indeciso se é bom ou não. Por outro lado, temos novas tecnologias como Wifi 7 com uma melhoria substancial na velocidade ou DIMM Flex que nos permite obter maior desempenho. Não esqueçamos que inclui uma porta USB de 20 Gbps e carregamento de até 30 W.

Com um preço aproximado de 500 euros, é um investimento elevado onde a versão AMD nos oferece mais ao nível das suas portas de expansão. Ficando aquém de outras tecnologias como Wifi ou sua capacidade de memória DDR5.

NovoEsc-Seal-Final-Excelente
Share.