REVIEW EK NUCLEUS AIO CR360 LUX DRGB DESTACADA
Continua após a publicidade.
ad

Análise do EK Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB

Silencioso como nenhum outro

Não é o seu design que vai chamar a sua atenção, é o quão silencioso ele é devido ao seu Pure Wings 3 junto com uma bomba que mal emite 36 dB(A).

O BOM

Excelente desempenho

Facilidade de instalação

Nenhum software necessário

Não requer conector SATA ou USB

Bomba e ventiladores muito silenciosos

Melhorias no gerenciamento de cabos

Materiais de construção de alta qualidade

Excelente embalagem

Continua após a publicidade..

O MAU

Eles ainda podem melhorar o gerenciamento de cabos

O que há de mais recente na EK em refrigeração líquida é o Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB, carregado com novos recursos como melhor gerenciamento de fiação em suas ventoinhas, uma nova bomba PWM, além de um efeito RGB muito polido.

Design e construção

A princípio, a embalagem externa me pareceu contínua, em cores, com predominância do branco, como o modelo estampado na frente ou serigrafia em preto. A surpresa para minha alegria é uma das melhores embalagens que já vi, com ordem e limpeza primorosas. Você pode ver como ficam os acessórios e parafusos dentro de uma caixa laranja, é tudo muito ZEN.

Radiador

O Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB utiliza um radiador maioritariamente em alumínio, com dimensões 400 x 124 x 27 mm, totalmente preto em termos de estrutura e aletas. Apresenta detalhes interessantes nas laterais onde inclui painéis laterais onde o alumínio foi usinado deixando um corte brilhante nas bordas. Tem capacidade para 3 ventoinhas push de 120 mm, e você pode adicionar outras 3 como extras para uma configuração push/pull.

O radiador possui dois tanques separados, hoje é a configuração que dá os melhores resultados. Os tubos partem deles, formando um fluxo de líquido em forma de U, ou o chamado arranjo U-Flow. O número de aletas e o espaço entre elas afetam a restrição à passagem do ar, com a qual podemos fazer uma medição chamada FPI. Quanto maior o valor, maior será a restrição e precisaremos de ventiladores que ofereçam maior pressão para atingir o desempenho total. Se levarmos em conta o modelo que estamos analisando, chegamos a

imagem 27

Estamos habituados a que a parte que mais se destaca do radiador sejam os encaixes de um dos tanques, neste caso estes são cobertos por uma estrutura, o que melhora o design. Cada tubo tem comprimento de 400 mm, sendo feito de borracha de ultrabaixa evaporação com bainha de náilon que realmente tem um toque muito bom. São detalhes que fazem uma delícia na hora de tocar no produto e montá-lo.

Estes acabam unindo-se à bomba com um conector de 90 graus com capacidade de rotação limitada. Neste caso não inclui porta para reabastecer o resfriamento, o que prefiro ver porque a grande maioria dos usuários posteriormente terá problemas.

Continua após a publicidade..

Bloque/bomba CPU

O fato da bomba estar localizada no mesmo bloco da CPU me preocupa a forma como ela tem sido realizada, pois em muitos sistemas de refrigeração afeta a temperatura. No caso do EK Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB vejo que o dever de casa foi bem feito, com isolamento e posicionamento perfeitos.

Alcance de viragem3100rpm +/-
Faixa PWM20-100%
Sonoridade<36dB(A)
ConectoresVentilador PWM de 4 pinos + ARGB (5 v)

O material com que é feito o bloco da CPU é muito bom, sendo ABS nas laterais e na tampa superior, toda na cor preta. Esta tampa superior pode ser removida e girada em 4 posições, com iluminação RGB que esmaece em direção ao centro e dá cor ao logotipo EK.

A placa de contato é projetada em cobre polido grande com uma fina camada de pasta térmica aplicada. Na parte interna, um jato de água em alta pressão entra através de microcanais dispostos na área central, aumentando a troca de calor gerada pela CPU.

Abaixo deixo para vocês os detalhes da bomba, bem como os soquetes incluídos com os quais as duas unidades de refrigeração são compatíveis. Entre os soquetes compatíveis encontramos Intel LGA 1150, 1151, 1155, 1156, 1200, 2011, 2011-3, 2066, 1700 e da AMD com AM4 e AM5.

Por fim, gostaria de dizer que a bomba é muito mais silenciosa em comparação com as gerações anteriores, embora não possamos dizer o mesmo dos ventiladores.

Fãs

As ventoinhas que este sistema monta são EK-FPT 120ER D-RGB que vêm com melhorias de desempenho, mas o que mais importa para mim ou que mais me chamou a atenção é o gerenciamento de cabos. Sua moldura é feita de plástico preto e o mecanismo da lâmina é branco translúcido. No total temos 7 pás grandes, tornando-o um ventilador de alta pressão com ruído contido.

Faixa de viragem550-2300rpm +/-
Volume máximo36,03dBA
ConectoresConector único FAN + DRGB
Pressão estático2,7mmH2O
Fluxo de ar72 CFM

Instalação e montagem

Para AMD a montagem é muito simples, pois ao retirar as âncoras anteriores não é necessário instalar backplate.

Basta utilizar os parafusos de fixação para AMD, colocar o radiador no local que mais nos interessa e fixar o bloco com suas molas próximo às porcas de orelhas. A fiação é muito simples, pois da bomba temos um conector de ventilador (eu conecto na porta de ventilador da bomba) e um conector DRGB. As ventoinhas, graças ao seu cabo curto, liberam apenas um único cabo que é separado em ventoinha e DRGB. Graças ao fato do MSI MEG Prospect 700R possuir um HUB, foi fácil instalar tudo, embora as ventoinhas sejam conectadas à porta da ventoinha da CPU.

Programas

Outro dos melhores aspectos, não precisamos de nenhum software, o gerenciamento do desempenho da ventoinha pela própria placa-mãe será suficiente. No meu caso deixo a bomba operando em 100%, pois as ventoinhas são bem silenciosas e variáveis ​​através da ventoinha do CPU.

Como sempre digo e nunca mudarei de ideia, não precisamos de nenhum software. Tudo é controlado pela própria placa-mãe, então sua reação e mudanças de desempenho são muito mais ágeis.

Desempenho

Para desempenho fizemos testes com AIDA64 em uma sala com temperatura ambiente de 24 graus. Testamos a operação padrão com 100% de desempenho da bomba por 10 minutos.

Com o sistema sem nenhuma modificação exceto o perfil EXPO das memórias, o processador atinge cerca de 4,9 GHz sob carga com temperatura máxima de 88 graus. Do meu ponto de vista é excelente, controlando para que não atinja a capacidade operacional máxima deste processador.

Se empurrarmos o processador com melhorias de overclock podemos aumentar a frequência graças às boas temperaturas. E subimos para 5,2 GHz sob carga de 100%, ganho de 300 MHz com temperatura de 86 graus.

Veredicto

A EKWB fez isso de novo, com seu EK Nucleus AIO CR360 Lux D-RGB, colocando-o entre meus 3 refrigeradores favoritos. Seu design melhorou significativamente, com um radiador mais estético, formando um bloco compacto com as ventoinhas graças às alterações no radiador. Melhor gerenciamento de cabos, graças a um único conector conectado a cabos pequenos. Por isso e pela facilidade de instalação, agora podemos respirar mais tranquilos quando queremos incorporá-lo ao sistema.

Embora ainda haja espaço para melhorias, pois embora o tamanho dos cabos tenha sido reduzido, ainda vejo os conectores na própria moldura como uma opção melhor. O motivo, se quisermos colocar o AIO como fizemos, por exemplo, os cabos ficam no lado oculto, mas seu extensor sai pela parte mais próxima da CPU. Na minha opinião, com conectores no quadro, não há cabos visíveis e podemos passar o cabo do ventilador/DRGB até o bloco da CPU. Da forma atual não podemos sem empobrecer o design com cabos visíveis.

A iluminação é perfeita, a tampa do bloco da CPU permite ajustar a posição do logotipo EK que também acende. Além disso, podemos sincronizar toda a iluminação com o resto do equipamento, já que não necessitamos de software para isso nem para o seu desempenho, outro ponto muito positivo.

O som gerado é excelente, a menos que você leve sua CPU ao extremo, você quase não perceberá nenhum ruído. E se o fizer, será por causa dos ventiladores, já que a bomba, mesmo no máximo, é extremamente silenciosa.

Com um preço próximo dos 237 euros, duplica o preço da melhor refrigeração a ar. Mas a melhoria no desempenho, design, materiais, personalização e som excede em muito essa diferença. Deixamos para vocês um link no início da review da própria loja EK onde você poderá encontrá-la por um preço bem mais atrativo.

NovoEsc-Seal-Final-Excelente
Share.