Continua após a publicidade.
ad

Farto de resoluções de ano novo que não acontecem? Transforme os seus objetivos em realidade ao planear o ano novo com dicas úteis.

As resoluções de ano novo não funcionam consigo? Elas parecem desvanecer-se antes mesmo de janeiro terminar? Se a sua resposta é afirmativa, não se preocupe, porque não está sozinho. Está é na altura de planear o ano novo.

A verdade é que simplesmente expressar desejos não é suficiente para os transformar em realidade. A solução está em criar um plano!

É compreensível que, com a agitação do dia-a-dia, muitas vezes os desejos traçados no início do ano são esquecidos. A verdadeira mudança acontece quando existe um plano estruturado para orientar cada passo ao longo do caminho, mesmo durante as semanas agitadas.

Lembre-se sempre: um objetivo sem um plano é apenas um sonho.

Quando não planeamos e não alcançamos o que queremos, ficamos mais ansiosos, temos a sensação de estar “sempre a correr”, sentimos que vivemos no caos, perdemos oportunidades, pagamos mais, pensamos apenas a curto prazo e tornamo-nos mais reativos.

Quer deixar de sentir isto? Então, continue a ler o artigo. É possível fazer diferente!

Continua após a publicidade..

4 dicas essenciais para planear o ano novo

Para garantir que as suas resoluções de ano novo se transformam em conquistas, seguem quatro dicas para criar um plano de ano que pode funcionar:

Não é suficiente pensar ou dizer os desejos enquanto saboreia as 12 passas na noite de ano novo. O primeiro passo é transformar os objetivos em palavras escritas, que já aumenta significativamente a probabilidade de os alcançar. 

Opte por objetivos SMART, isto é, defina objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Um exemplo de um objetivo SMART é treinar 3 vezes por semana.

Tenha sempre em mente o motivo pelo qual deseja alcançar determinado objetivo. A clareza sobre o propósito por trás das metas é fundamental para manter o foco e a motivação ao longo do ano.

Continua após a publicidade..

3.

Definir ações para cumprir esse objetivo

Desconstrua cada objetivo em ações práticas. Assim, deve listar todas as ações e recursos necessários para que esse objetivo se concretize. 

Por exemplo, se a meta é alimentar-se melhor, o que isso significa em termos práticos? Deixar de comer açúcar todos os dias? Comer mais legumes? Neste exemplo, é aconselhável que anote as pequenas ações que contribuem para uma alimentação mais saudável.

Pode incluir a prática de ir ao mercado às quintas para comprar legumes frescos destinados à preparação da sopa, definir lembretes para aumentar a ingestão de água, limitar o consumo de chocolate ou qualquer outra medida que faça sentido para si.

É importante ter consciência que mesmo com as ações pensadas, vão existir imprevistos e novas oportunidades, sendo que não existe qualquer problema relativamente a isso. Nesses momentos, deve olhar novamente para os objetivos e ações e ajustar.

Embora não seja necessário definir todas as datas de imediato para cada ação, é crucial adicionar as ações planeadas à agenda. Isso pode ser feito configurando tarefas, lembretes ou blocos de tempo específicos para cada passo do plano.

É essencial celebrar cada avanço, cada passo e cada ação. Não apenas quando conquistamos o objetivo!

Por último, tenho um desafio para si: escolha uma palavra para o acompanhar durante o ano. Essa palavra funciona como um guia, um lembrete constante dos valores, intenções e objetivos que deseja focar e cultivar ao longo do ano.

Ao seguir estas dicas, estará a construir um caminho sólido em direção aos seus desejos, aumentando significativamente a probabilidade de sucesso. 

Não se preocupe se por vezes falhar. O importante é não desistir e ser consistente ao longo do tempo. A verdadeira realização vem da jornada e não apenas do destino!

Share.