Segundo o Estado, a disciplina surgiu a partir de uma preocupação social com problemas
Continua após a publicidade.
ad

Segundo o Estado, a disciplina surgiu a partir de uma preocupação social com problemas que historicamente permeiam a vida na sociedade contemporânea e que não tinham subsídios nas escolas.

Temas Transversais na Educação: Uma Abordagem para a Formação de Cidadãos Conscientes

O conceito de Temas Transversais surgiu com o objetivo de ampliar a visão dos alunos em relação às questões sociais que permeiam a sociedade contemporânea. A disciplina visa integrar as dimensões cognitivas e formativas da educação, transformando os alunos em “alunos-cidadãos” conscientes e aptos a atuar positivamente na realidade em que vivem.

Leia tambem: O setor de turismo no Brasil vive uma revolução

Continua após a publicidade..

O que são Temas Transversais?

Temas transversais é uma disciplina que aborda diversos problemas sociais, ecológicos, ambientais e de relação pessoal, de maneira a integrar essas questões à vida escolar. A disciplina busca promover a reflexão e análise sobre esses problemas, a fim de fomentar a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Continua após a publicidade..

Objetivo da Disciplina

A finalidade da disciplina é fazer com que os alunos reflitam sobre sua relação com a realidade e sobre as questões sociais que afetam a sociedade em geral. Ao olhar para toda a experiência escolar como uma oportunidade de aprendizagem, a transversalidade busca formar cidadãos capazes de agir e modificar positivamente a realidade.

Conclusão

Em resumo, Temas Transversais é uma disciplina que busca ampliar a visão dos alunos em relação à realidade e aos problemas que permeiam a sociedade contemporânea. Ao trabalhar essas questões de maneira integrada à vida escolar, a disciplina visa promover a formação de cidadãos conscientes e aptos a atuar positivamente na realidade.

Share.