REVER OS TESTES DE MOTORSPORT MOZA R16 FORZA
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Para coisas mais sérias

Um kit mais profissional, mais adequado para jogadores experientes que necessitam de uma simulação mais próxima da realidade. O poder deste Direct Drive é absolutamente brutal, com um nível de detalhe. A pedaleira SR-P apresenta melhorias como codificadores de 16 bits e célula de carga.

O BOM

Não há Lag entre o jogo e a base

Sem cintos ou engrenagens

Mais periféricos podem ser adicionados, como alavanca do freio de mão ou marchas

Anel intercambiável com designs espetaculares

Qualidade de material premium

Até 16 Nm

Muito personalizável

É compatível com componentes de outras marcas através do HUB

Atualizações constantes de firmware

Capacidade de criar perfis diferentes

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Predefinições para os jogos mais populares

Compatível com consoles via adaptador

Forcefeedback excelente

O mundo da simulação tem muito a agradecer com bases como o MOZA R16. Embora você conheça a marca, ela se expandiu rapidamente graças a produtos de alta qualidade, com um design muito bom e um preço arrasador. Queremos agradecer à MOZA pelo envio de pedais que combinam com este MOZA, como o modelo SR-P e o volante.

Projeto

A embalagem preserva as cores clássicas da casa em todos os seus produtos, neste caso a base chega sem volante nem pedais como vimos em outros conjuntos como o R5. Dentro temos

Base R16

A base é totalmente diferente do que vimos atualmente, o MOZA R16 é uma base estilosa, na cor preta, que também pode mudar de acabamento. E o modelo que chega até nós tem uma capa totalmente desenhada em plástico preto com linhas verdes. Deles as dimensões crescem para 327 x 170 x 130 mm com um peso importante de 8,9 Kgnormal para um Bases de 16 nm. O exterior apresenta acabamentos em plástico, enquanto no interior temos muito alumínio.

No na área inferior temos as âncoras para o suporte da mesa, Enquanto na parte superior temos âncoras para telas, temos todas as ferragens nas bolsas. Embora possamos fixá-lo em um suporte de mesa, não é nada recomendado se vamos usar toda a sua potência, melhor um cockpit. Na área traseira temos todos os portas de conexão para o transformador, portas USB B e periféricas, até mesmo para o seu HUB.

No seu interior temos o motor Direct Drive com capacidade até 16 Nm, tudo sob o controle de um Codificador de 18 bits, bem como sensores de temperatura. A base não é compatível diretamente com consoles, embora existam adaptadores na internet que nos permitem utilizá-la.

Volante GS V2

Tínhamos visto a roda D do R5 e agora temos que ver uma GT, que também parece e é espetacular. Com um diámetro de 300 mm chega com um quadro em carbono de 5 mm vigarista alças de couro sintético perfurado. Inclui diversas decorações como linhas e serigrafia turquesa ou o logotipo e muita iluminação. Podemos encontrá-lo na versão alcântara também onde usaremos luvas.

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No centro temos o logo da casa e logo acima está localizado uma barra de rotação LED, com bom desfoque e efeito personalizável. Mas também temos 10 botões iluminados totalmente configuráveis.

Ter joysticks, 2 botões de polegar e 5 codificadores rotativos, além dos 10 botões iluminados. Tudo com um toque e qualidade que transmite sensações de um produto muito premium.

Logo atrás da borda Temos as câmeras, neste caso quatro, seu clique como no R5 é notável, as superiores são magnéticas, enquanto as inferiores não funcionam como embreagem simples ou dupla, mais utilizadas em títulos como iRacing ou F1.

Eles são conector rápido é realmente excelente, sem folga, fabricado em alumínio, com extrema facilidade de fixação, e vice-versa. Temos todos os pinos de conexão no próprio volante, tornando tudo muito seguro e impossível de dobrar. Embora deva ser lembrado que o volante também se comunica com a base sem fio.

Pedalera SR-P

Sendo muito parecidos com o Lite, eles chegam com um pedal com freio e acelerador para o nosso MOZA R16, portanto o terceiro pedal é um extra, assim como o kit de performance para o freio. Além disso, tudo vem desmontado, portanto, ao contrário do modelo Lite, temos que fixá-lo nós mesmos. Também temos mudanças no design, já que os apoios para os pés mudam com placas mais marcantes como o acelerador.

Como ele Apoio para os pés e braço do pedal são feitos de aço pretoseu design está focado em oferecer o melhor desempenho. Os 2 pedais e sua estrutura são idênticoso acelerador com Codificador de 16 bits, além de sensor de ângulo, que proporciona maior precisão em relação ao Lite. Utilizar uma resistência para simular a resistência mecânica oferecida pelas reais.

Enquanto o freio incorpora este sensor junto com uma célula de carga de até 100 Kg. Podemos modificar isso com o KIT de desempenho, podendo adaptar o amortecedor ou a própria mola, obtendo 6 variantes possíveis.

Nós poderemos variar a distância entre cada pedal graças a um sistema de ancoragem simples. Além disso, na parte inferior possui pernas antiderrapantes, embora devido à resistência do freio sejam de pouca utilidade, sendo recomendado algum tipo de âncora ou cabine. No acelerador encontraremos as conexões da base e do terceiro pedal.

Se desejarmos incorporar também um terceiro pedal para a embreagem, podemos adquiri-lo separadamente para o SR-P. Este possui a mesma estrutura e design do freio, com a exceção de que seu mecanismo é semelhante ao do acelerador, um codificador de 16 bits, sensor de inclinação e uma resistência para transmitir sensações, tornando-o idêntico ao acelerador.

Experiência de uso

Os testes são de natureza subjetiva, nem todos temos as mesmas avaliações sobre o que a base nos dá através do seu torque e feedback de força. Claro que cada jogo é também um mundo, onde alguns são mais ricos em sensações do que outros.

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Teste em jogos

É hora de sermos nós a verificar as sensações que este MOZA R16 transmite, para isso recorremos a jogos muito procurados como iRacing, Forza Motosport ó Assetto Corsa Competição. Tivemos apenas um problema facilmente superável com o Forza Motorsport: devemos prestar atenção à própria configuração do Windows. Por outro lado, a telemetria já está corrigida com a última atualização.

Uma base já com potência de 16 Nm são palavras grandes, a força exercida na sua potência máxima exige muita força nas laterais e nos braços. Se você não está acostumado, os cadarços estão presos. A luta para controlar o volante está mais próxima, embora não seja a mesma da própria vida, mas está mais próxima do que 9 Nm ou 3 Nm. A velocidade de reação com que transmite as sensações do asfalto é avassaladora e muito limpa, sentindo mesmo perfeitamente qualquer atrito na carroceria durante a condução. O desenvolvimento de resistência em curvas, por exemplo, é bastante exigente, é um produto muito profissional.

Programas

Sem dúvida não existe software mais completo do que o que temos no MOZA R16, podemos customizar tudo. No próprio menu principal podemos acessar qualquer um dos componentes da marca, bem como uma série de presets para os jogos mais conhecidos do mundo.

Na base teremos inúmeras opções, desde proteção das mãos, força aplicada, nível de forcefeedback, podemos até nivelar a representação de diferentes sensações.

Nos freios podemos calibrar fisicamente onde atingirá a frenagem máxima, bem como se queremos editar seu funcionamento manualmente ou com os presets. Por exemplo, podemos acionar levemente o freio para que na metade do progresso sua subida seja ainda maior.

Veredicto

MOZA R16 é a evolução normal se viemos de séries inferiores, com um design muito mais conseguido onde podemos facilmente trocar a base com elementos decorativos. A sua ancoragem no cockpit não poderia ser mais simples, recomendo vivamente pela sua resistência, estamos a falar de 16 Nm.

Em termos de desempenho é uma verdadeira fera, melhorando bastante o que foi visto nos modelos R3 ou R5, embora não tenha suporte para consoles, existem adaptadores no mercado. Melhorando em muito o que foi visto no R5, reação rápida e precisa, transmitindo os efeitos de forma muito limpa e sendo muito personalizável desde seu aplicativo, tanto desktop quanto mobile.

O volante GS V2P GT é uma verdadeira alegria, com cabos em couro sintético perfurado, é um espetáculo vê-lo iluminado e o efeito do RPM. Bastantes botões que também acendem, codificadores rotativos e um conjunto duplo de cames para as marchas e a embreagem. Seu design supera em muito o que se vê nas demais marcas, posicionando-se como um produto de primeira linha.

A pedaleira SR-P melhora alguns aspectos como o sensor utilizado com codificador de 16 bits, o que a torna mais precisa. O acelerador inclui um pedal maior, que se adapta melhor ao pé, embora ainda utilize resistência, porém, no freio vemos melhorias como a célula de carga melhorando as sensações.

Com um preço actualmente à venda para a base, que podemos encontrar nas lojas por 869 IVA incluído, podemos dizer que quebra a actual relação qualidade-preço, sendo a mais elevada do mercado. Junto com designs realmente atraentes, há pouco que você possa duvidar, maior diversão e realismo.

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