Continua após a publicidade.
ad

Em 28 de dezembro de 1895, Röntgen entregou à Sociedade Físico Médica de Würzburg, Alemanha, um relatório preliminar de sua descoberta, descrevendo as pesquisas ‘secretas’

Em 28 de dezembro de 1895, Röntgen entregou à Sociedade

A história da descoberta dos raios X e sua aplicação na medicina

O que são Raios X

Os raios x ou radiografia é baseado num método de inspeção que não é danoso a saúde humana e projeta a absorção diferencial da radiação que acaba sendo penetrada pelas ondas eletromagnéticas.

Continua após a publicidade..

Ou seja, o raio x acaba sendo uma das formas de radiação eletromagnética que tem como objetivo as mais variadas tarefas mas a principal hoje é ser utilizadas em exames médicos, criando imagens do interior do nosso corpo para fornecer diagnósticos ou lesões.

Dessa forma, como esses raios possibilitam a criação de determinadas imagens, ela tem relação com a única alternativa correta, que é revelar essa imagem em um filme especial, no exame de radiografia .

Continua após a publicidade..

Como os Raios X são produzidos Os raios X são produzidos através de uma fonte de alta tensão, comumente chamada de gerador de raios X, que acelera elétrons através de um material chamado tungstênio. Quando os elétrons atingem o tungstênio, eles emitem radiação eletromagnética com comprimento de onda curto e alta energia, conhecida como raios X.

Como os Raios X são utilizados Os raios X são utilizados para produzir imagens dos órgãos internos do corpo humano, como os ossos, permitindo que médicos e cirurgiões possam diagnosticar e tratar doenças. Eles são comumente utilizados para exames como raio-x, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

Vantagens dos Raios X

  • Permitem a visualização de estruturas internas do corpo humano, como ossos, vasos sanguíneos e órgãos internos.
  • São indolores e não invasivos.
  • São rápidos e fáceis de realizar.

Desvantagens dos Raios X

  • A exposição prolongada aos raios X pode causar danos ao DNA e, consequentemente, aumentar o risco de câncer.
  • Mulheres grávidas devem evitar a exposição aos raios X, pois eles podem causar danos ao feto.
  • Os raios X não podem ser utilizados para visualizar estruturas moles, como músculos e órgãos internos.

Conclusão A descoberta dos raios X por Röntgen em 1895 foi um marco na medicina moderna, permitindo a visualização de estruturas internas do corpo humano e auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar das desvantagens, os benefícios dos raios X superam os riscos e eles continuam sendo amplamente utilizados na medicina até hoje.

Confira tambem: Moyses finley foi um historiador considerado renomado 

Share.