De acordo com Comparato (2016, p. 524),[...] os princípios éticos são normas objetivas
Continua após a publicidade.
ad

De acordo com Comparato (2016, p. 524),[…] os princípios éticos são normas objetivas, sempre correlacionadas a virtudes subjetivas. São normas teleológicas, que apontam para um objetivo final do comportamento humano, ao qual devem se adequar os meios ou instrumentos utilizados. São normas de conteúdo axiológico, cujo sentido é sempre dado pelos grandes valores éticos.

Ética é aplicada – dentro das organizações – com o objetivo de orientar o comportamento humano (letra C).

Leia tambem: Atualmente, a necessidade de prosseguir os estudos além da graduação

Continua após a publicidade..

O que é a Ética

A Ética é uma ciência filosófica que se dedica a estudar a moral e o comportamento humano. É uma área que visa orientar o comportamento humano para a vida em coletividade, ajudando a preservar os valores éticos da sociedade. De acordo com Comparato (2016, p. 524), “os princípios éticos são normas objetivas, sempre correlacionadas a virtudes subjetivas. São normas teleológicas, que apontam para um objetivo final do comportamento humano, ao qual devem se adequar os meios ou instrumentos utilizados. São normas de conteúdo axiológico, cujo sentido é sempre dado pelos grandes valores éticos”.

Continua após a publicidade..

O que é um sujeito ético

O sujeito ético é aquele indivíduo que possui um comportamento orientado pelos valores éticos da sociedade. Ele pensa no bem-estar de toda a coletividade, e é reconhecido por aceitar as regras éticas que são passadas pelas leis e demais organizações da sociedade. O sujeito ético é uma pessoa que se preocupa em agir de forma correta, sem prejudicar o próximo ou a sociedade em geral.

A Ética nas organizações

As organizações também se preocupam com o comportamento ético de seus colaboradores e empresas. Isso ocorre porque a Ética representa um conjunto de regras que são capazes de guiar o comportamento humano, tornando-se fundamental para a vida em coletividade. Nesse sentido, as empresas possuem códigos de ética que visam orientar o comportamento de seus funcionários e promover a boa imagem da empresa perante a sociedade.

Em resumo, a Ética é uma área fundamental na sociedade, que visa orientar o comportamento humano para a vida em coletividade, preservando os valores éticos da sociedade. O sujeito ético é aquele indivíduo que pensa no bem-estar de toda a coletividade, agindo de forma correta e aceitando as regras éticas passadas pela sociedade. As organizações também se preocupam com a Ética, por meio de códigos de ética que visam orientar o comportamento de seus funcionários e promover a boa imagem da empresa.

Share.