Com relação ao espaço mundial, o processo de globalização
Continua após a publicidade.
ad

Com relação ao espaço mundial, o processo de globalização provoca uma homogeneização da produção e do consumo em nível global, porém esse processo não é uniforme em todo o planeta.

O processo de globalização é uma tendência cada vez mais presente no mundo atual, resultante da intensificação das relações econômicas, sociais, políticas e culturais entre os países. Esse fenômeno tem como objetivo aproximar as nações e promover a integração global, mas nem sempre os seus impactos são positivos.

A homogeneização da produção e do consumo em nível global

A globalização provoca uma homogeneização da produção e do consumo em nível global, ou seja, a tendência é a produção de bens e serviços semelhantes em todo o mundo, o que resulta em uma padronização de estilos de vida. Porém, esse processo não é uniforme em todo o planeta, e as regiões mais desenvolvidas tendem a se descolar das regiões menos desenvolvidas.

Continua após a publicidade..

Leia tambem: Feldman (2015) apresenta leis/princípios utilizados na teoria gestáltica

A utilização de mão de obra com baixa qualificação profissional

A globalização também tem resultado na utilização de mão de obra com baixa qualificação profissional, principalmente nas regiões periféricas, onde as empresas se instalam em busca de mão de obra barata. Isso acarreta em uma precarização do trabalho e uma intensificação da exploração desses trabalhadores.

Continua após a publicidade..

A acentuação da desigualdade social entre diferentes regiões

A globalização acentua a desigualdade social entre diferentes regiões, uma vez que as regiões mais desenvolvidas tendem a se descolar das regiões menos desenvolvidas. Isso resulta em uma concentração de renda, poder econômico e oportunidades nas regiões mais desenvolvidas, o que intensifica a exclusão social nas regiões periféricas.

A diminuição dos impactos ambientais gerados no globo

Infelizmente, a globalização não tem resultado na diminuição dos impactos ambientais gerados no globo, pelo contrário, tem intensificado a exploração dos recursos naturais, o que tem resultado em uma degradação cada vez maior do meio ambiente.

A centralização econômica dos governos neoliberais

Por fim, a globalização tem resultado na centralização econômica dos governos neoliberais, ou seja, a tendência é a concentração de poder econômico nas mãos das elites políticas e empresariais. Essa centralização econômica tem resultado em uma redução da participação popular nas decisões econômicas e em políticas econômicas que favorecem apenas os interesses dessas elites.

Em resumo, a globalização é um processo complexo e tem impactos diversos na sociedade mundial. Por um lado, pode-se afirmar que ela resultou na utilização de mão de obra com baixa qualificação profissional, na acentuação da desigualdade social entre diferentes regiões, na intensificação da exploração dos recursos naturais e na centralização econômica dos governos neoliberais. Por outro lado, não se pode afirmar que a globalização resultou na melhoria da qualidade de vida das populações periféricas ou na diminuição dos impactos ambientais gerados no globo.

Share.