REVIEW BIOSTAR B650M SILVER DESTACADA
Continua após a publicidade.
ad

Design sóbrio mas eficiente

O TUF B650-PLUS WIFI vem para completar tudo que você precisa se você está pensando em adquirir um Ryzen 7000. Com compatibilidade PCIe 5.0, memória DDR5 e um grande número de portas de expansão, além de conectividade total com LAN 2,5 GbE e WiFi 6/BT 5.2.

O BOM

Porto LAN 2,5G

Ótimo valor pelo preço

Design simples, mas eficaz

Compatível com toda a linha Ryzen 7000

2 portas M2 PCIe 4

PCIe 4.0 + DDR5

O MAU

Não inclui Wifi embora tenha pré-instalação

Continua após a publicidade..

É a primeira vez que temos acesso aos produtos da casa e fazemos isso com um dos chipsets mais procurados no seu Biostar B650M SILVER. Uma placa-mãe muito interessante devido às suas especificações e preço para a faixa de entrada.

Projeto

O Biostar B650M SILVER chega em caixa de papelão na cor preta como base e com estampa de placas concêntricas de alumínio cinza escovado. Temos serigrafia em diversas cores, desde cinza, laranja ou branco. Dentro da caixa encontramos os seguintes acessórios.

  • Parafusos para portas M.2
  • Cabos SATA III 6Gb/s
  • E/S do protetor
  • Manual do usuário
  • Suporte para DVD

O formato escolhido para este modelo é mATX então suas dimensões são 244 x 244 mm em cor de fundo preto e serigrafia cinza claro. Encontraremos dissipadores de calor para o VRM, chipset e para a unidade SSD principal na porta M2. As conexões externas possuem um protetor de E/S que colocaremos na torre.

Ao contrário do habitual, você não encontrará iluminação RGB, mas encontraremos 2 portas ARGB (5v) e uma RGB (12v). Sendo mATX e compatível com o padrão DDR5 encontraremos 4 portas DIMM com as quais comporta até 192 GB de memória Canal duplo. Se, por outro lado, procuramos maximizar frequências de acordo com a quantidade e tipo de módulos podemos atingir até 6.000 MHz.

No canto oposto às memórias temos o chipset com codec de áudio Realtek ALC1220 com capacitores japoneses que vimos em outras placas. Este chip é compatível com Som surround 7.1suporta reprodução em 24 bits/192kHz e tem Saída de áudio digital S/PDIF.

Conectividade

A conectividade foca na oferecida pelo seu porto LAN de 2,5 Gbps mediante un chipset Realtek RTL8125BG deixando a conectividade sem fio possível através de uma placa de expansão Key M.

Continua após a publicidade..

Portas PCIe

Mesmo com um formato pequeno, o mATX incorpora diversas portas muito adequadas para o nosso uso. O primeiro deles é reforçado com aço e ter conexão direta com a CPU usando o Padrão PCIe 4.0. Temos dois portos extra, um X16 e um X1, sendo o primeiro compatível com o padrão PCIe 4.0 enquanto que o segundo cai para 3,0 e sendo controlado pelo chipset B650. Embora o primeiro tenha formato X16, seu desempenho é limitado ao X4.

Armazenar

Para unidades de armazenamento tradicionais temos nesta placa 4 portas SATA 6 GB/s. Eles estão localizados na área inferior direita e são colocados em uma configuração horizontal.

Para os slots M.2 temos dois à nossa disposição, gerenciado pela CPU, oferecendo compatibilidade com o padrão PCIe 4.0. Como ambos são gerenciados pela CPU, o uso das portas SATA não afeta a largura de banda da porta PCI X16.

Portas USB internas

Temos bastante capacidade de portas USB internamente, encontraremos uma configuração muito comum à usada neste chipset para o Biostar B650M SILVER. Deixo-vos com a lista completa dos conectores que esta placa possui.

  • 2 x conectores USB 2.0 (4 portas)
  • 1 x conector USB 3.2 Gen 2 (2 portas) (Tipo A)

VRM e entrega de energia

Esta placa é alimentada através do conector ATX usual de 24 pinos mais dois conectores EPS de 8 e 4 pinos para a CPU, sendo o conector de 8 pinos opcional.

Os estágios de potência são compostos por um VRM de 12+2 fases com um controlador PWM Renesas RAA229620, é responsável por regular a energia para que os demais componentes funcionem corretamente. Os mosfets usados ​​são Renesas ISL99360 60 amperes + Renesas ISL99360 de 90A.

Conexões externas

Por outro lado, aqui está a lista de portas e conexões que podem ser vistas na parte traseira do ASUS TUF B650-PLUS WIFI. Como novidade, incorpora o muito útil botão FlashBack para atualizar um BIOS, se necessário, sem inicializar o sistema.

  • DisplayPort 1.2
  • HDMI 1.4
  • PS/2 para teclado/mouse
  • 3 portas USB 3.2 Gen 2 (Tipo A)
  • 2 portas USB 2.0 Tipo A
  • LAN de 2,5 Gb (RJ45)
  • 1 porta USB 3.2 Gen 2×2 (Tipo C)
  • Pré-instalação para antenas Wifi
  • Tomadas de áudio
  • Botão de atualização do BIOS

Layout da placa de circuito impresso

Retirado do manual para que você tenha mais clareza sobre a localização de cada porta ou componente na placa de circuito impresso.

Desempenho

Antes de falar sobre seu desempenho, deixo uma lista das peças com as quais o equipamento de teste foi montado.

Referências

Para os testes selecionamos diversas placas-mãe com processadores diferentes para verificar seu desempenho, já que não temos mais testes com este processador para nos ajudar a comparar seu desempenho entre diferentes placas-mãe.

Os testes deixam claro que o BIOSTAR B650M SILVER traz à tona o que há de melhor neste RYZEN 9 7900X. E como com AMD é mais fácil usar RAMs, já que não precisamos de alta frequência para obter um desempenho excelente, ganhamos duas vezes.

BIOS e software

Uma biografia muito completa com todas as opções que precisamos e uma interface simples e também repleta de informações. Gerenciamento PBO, perfis XMP/EXPO, controle de tensão, monitoramento, trabalho fantástico.

Veredicto

O BIOSTAR B650M SILVER tem um design clássico, sem frescuras, onde o que realmente brilha é o seu desempenho. Temos acesso a tudo que precisamos e realmente precisaremos, portas PCIe 4.0, M2, portas USB suficientes e conexão LAN 2,5 G. Além disso, o importante é que ele seja capaz de tirar o melhor proveito de qualquer CPU AMD para sua tomada.

Se em algum momento quisermos adicionar também uma conexão Wi-Fi, possui pré-instalação para colocar as antenas e uma porta Key M para o chipset. Devido ao seu tamanho, também podemos utilizar torres bastante pequenas, mesmo abaixo de 20 litros. Então se você é daqueles que tem uma mesa pequena ou quer algo minimalista, ela é perfeita.

Inclui várias portas de expansão PCIe para adicionar diferentes componentes necessários. Além disso, embora seja muito sóbrio no que diz respeito à iluminação RGB, podemos agregar diversos componentes graças às suas portas ARGB e RGB.

Com um preço nas lojas de 172 euros, é um investimento muito interessante tanto pela sua capacidade de expansão como pela sua potência. E graças à AMD não é necessário investir 800 euros para que a nossa placa-mãe consiga gerir o que há de melhor em CPUs.

NewEsc-Final-Stamp-Recomendado
Share.