Continua após a publicidade.
ad

Você usa a mesma senha em várias contas?  Segundo o Relatório de práticas de senhas dos EUA de 2022, isso deixa suas informações pessoais mais acessíveis a hackers. Todavia, existe a autenticação de dois fatores (2FA), a qual lhe oferece maior segurança, sendo uma ótima solução anti-hackers, para garantir sua identidade, ela pede duas etapas.

A primeira é sua senha normal, pois, você precisa de um código extra, que pode vir por SMS, e-mail ou de um aplicativo. Se um hacker pegar sua senha, não poderá entrar sem esse segundo código.

Principais Benefícios:

  • Reduz o perigo de fraude e vazamento de dados.
  • Melhora a confiança dos clientes.
  • Ajuda contra vazamento de senhas.
  • Torna mais fácil o login.

Por isso, muitas empresas usam a autenticação de dois fatores, assim, elas protegem seus dados e os de seus clientes, com esses benefícios, a 2FA se tornou crucial para a segurança online.

Pontos de Destaque

  • A 2FA fornece uma camada extra de segurança, dificultando o acesso de hackers e protegendo dados confidenciais.
  • Apenas um em cada seis pessoas costumam usar uma segunda etapa para proteger suas contas.
  • A 2FA ajuda a reduzir significativamente o risco de fraudes e violações de dados.
  • A autenticação multifator (MFA) é exigida por agências federais e provedores de seguros cibernéticos.
  • A implementação da 2FA pode simplificar o processo de login e combater a fadiga de senhas.

Aprenda como fazer:

Home

Processo de Autenticação de Dois Fatores

Usar a autenticação de dois fatores não é complicado

Continua após a publicidade..
  1. Você loga na sua conta normalmente.
  2. Daí, vem a segunda etapa: receber um código especial. Esse código pode chegar por SMS, e-mail ou em um app tipo Google Authenticator. Com esse código, a plataforma se assegura de que é você mesmo quem está acessando, evitando o acesso de pessoas mal intencionadas.

Camada Extra de Segurança

A autenticação de dois fatores (2FA) incrementa a segurança, mesmo que um hacker consiga o login, precisa de mais chaves de acesso para “invadir” suas redes sociais ou contas bancárias que seja, toda conta que precise de uma senha para obter acesso, poderá habilita-la afim de proporcionar mais proteção a seus dados.

A habilitação da 2FA,  complica muito a ação do criminoso, salvaguardando os dados, além disso, ela diminui fraude e violações, prevenindo danos à reputação e financeiros.

Redução do Risco de Fraudes e Violações de Dados

Golpes pela internet aumentaram muito de 2020 até o dia de hoje, segundo a Febraban, e as perdas com roubo de identidade subiram também, para bancos e empresas digitais, fortalecer a segurança é de extrema urgência e necessidade, visando a proteção das transações online e vazamento indesejado de dados pessoais de seus clientes.

Em e-commerce, ela previne fraudes, tanto o negócio como os clientes ganham em segurança com isso, assim, a 2FA é crucial para quem opera online.

Senha e autentificação 2 fatores

Características da Autenticação de Dois FatoresBenefícios
  • Exigência de senha e código de verificação único
  • Códigos enviados por SMS, e-mail ou aplicativo
  • Dispositivos confiáveis como smartphones e computadores
  • Impossibilidade de desativar a 2FA por 2 semanas
  • Camada adicional de segurança para acesso à conta
  • Proteção contra acesso não autorizado
  • Redução significativa do risco de fraudes e violações
  • Aumento da confiança e satisfação do cliente
  • Combate à fadiga de senhas
  • Simplificação do processo de login

Aumento da Confiança

Todos queremos  ter certeza de que nossos dados não serão comprometidos e roubados, não é mesmo?

Continua após a publicidade..

Por isso, medidas extras de segurança, como a 2FA, são importantes, mesmo que a 2FA possa parecer chata, ela mostra que a empresa se importa com a segurança de seus usuários, isso demonstra seu comprometimento em proteger as informações dos clientes, com essa atitude aumenta-se  a confiança e satisfação das pessoas com o serviço oferecido.

Atualmente, muitas empresas oferecem benefícios para quem adota essa medida de segurança, como descontos e promoções especiais, isso fortalece o relacionamento entre empresa e consumidor, estimulando a satisfação a longo prazo.

Portanto, se empresas pensam na proteção de seus clientes você deve pensar ainda mais em sua autoproteção, não dando brechas e nem facilitando a invasão e consequentemente o vazamento de seus dados, não ache que isso nunca lhe acontecerá, pois todas pessoas que tiveram suas contas hackeadas e suas informações vendidas, foram pegas de surpresa.

Combate à Fadiga de Senhas

Muitas pessoas  usam a mesma senha em vários lugares ou até criem senhas fáceis de roubar, como por exemplo: nome de seu animal de estimação, gostos pessoais, datas de aniversário, sequencias numéricas, etc… essas práticas são perigosas porque tornam mais fácil o hacker descobrir suas senhas. A solução segura é a autenticação em dois fatores (2FA), construindo uma barreira extra de segurança, impedindo invasões, mesmo com senhas simples ou repetidas.

A 2FA também tem outro benefício. Ela ajuda a diminuir as necessidades de redefinir a senha. Isso economiza tempo e recursos.

Baixo Custo de Implementação

A 2FA se destaca por ser acessível ao cortar custos operacionais, tornando o acesso aos dados mais eficiente, sem pesar no bolso. Assim, negócios de qualquer tamanho podem aproveitar os benefícios da autenticação multifator sem gastar muito, ou até mesmo NADA, pois é fornecida de forma GRATUITA na internet. 

Quando vai começar a usar a autentificação de dois fatores e manter seus dados livres de acesso indesejáveis e invasões ?

Com a proteção extra oferecida pela autenticação de dois fatores (2FA) as contas e transações ficam mais seguras contra invasões e roubos, a etapa de autenticação após a senha dificulta a vida dos hackers, assim o risco de fraude e de perda de dados chega ao mínimo.

Além de mais segurança, a 2FA também ajuda a não esquecer ou misturar várias senhas, o que diminui a fadiga,  tornando o processo de entrar nas contas  mais fácil, com opções variadas e em contas acessíveis, a autenticação de dois fatores é essencial.

Vai esperar acontecer o indesejável para começar a utilizar a autentificação de dois fatores na proteção de suas senhas ? Isso mesmo, NÃO, né ? Instale agora mesmo um gerenciador de senhas.

Share.