PHANTEKS ECLIPSE G500A DRGB DESTACADA

Você está procurando o triplo B e encontrou

Torre de alto fluxo de ar, com materiais e acabamentos perfeitos. Suas capacidades permitem placas-mãe EATX, 7 ventoinhas de 120/140 mm e radiadores de até 420 mm. E se você é daqueles que armazena dados para a vida toda, ficará surpreso com sua capacidade de armazenamento. Embora o melhor de tudo seja o preço.

O bom

Painéis sem ferramentas

Motherboard hasta E-ATX

Radiadores 2 x 360 e até 1 x 420

7 ventiladores 140 o de 120 mm

Facilidade de instalação de componentes

Qualidade de materiais e acabamentos

Alto fluxo de ar

Recomendado para refrigeraciones custom

Inclui controlador/hub

Inclui suporte vertical para GPU

Inclui 3 ventoinhas RGB de 140 mm

O mau

Não inclui PCIe Riser

Não possui filtro de partículas frontal

Começamos a analisar um dos fabricantes com os quais iniciei minha jornada com computadores pessoais e seus Fanteks Eclipse G500A DRGB. Uma torre média espaçosa com um grande painel frontal perfurado que promete ótimo fluxo de ar.

Projeto

Sua embalagem é simples, feita de papelão grosso, aproximadamente 13 Kg de embalagem, dentro temos o ECLIPSE G500A DRGB protegido por dois blocos de poliestireno preto reforçado com papelão e coberto por um saco de pano preto.

Como acessórios temos parafusos, bandejas para drives de 3,5″, suporte para instalação vertical de GPU, abraçadeiras plásticas e documentação.

Exterior

Criado em aço e vidro temperadosuas dimensões atingem 500 x 240 x 515 mm com peso líquido de 10,68 KgO que faz um volume de 61,8 litros.

Temos no lado visível um painel de vidro temperado com estrutura metálica e removível do chassi, sem ferramentas, facilitando a abertura para trabalhar na torre. O segundo painel é inteiramente em metal, totalmente liso, sem aberturas ou grades.

A frente do G500A impressiona, por ser fabricada em peça única, é perfurada quase em sua totalidade para aumentar a entrada de ar. Nesta ocasião e ao contrário da tendência, não temos filtro antipartículas, mas temos 3 ventoinhas de 140 mm pré-instaladas. Logo acima temos uma tela sensível ao toque de 4,3 polegadas com a qual gerenciaremos a torre.

A zona superior vem com tampa metálica perfurada, também não inclui filtro de partículas, embora ache esta zona desnecessária. Abaixo temos os trilhos para ancoragem de radiadores de ventoinhas de até 360 mm ou 140 mm. Na parte traseira temos montagem para ventoinha de até 140 mm, 7 slots para portas de expansão e 3 verticais, além de suporte para PSU com formato ATX.

No parte inferior nós temos uma filtro de partículas removível Para este G500A, este é colocado com alguns trilhos e logo ao lado temos os furos de fixação para unidades de armazenamento. Incorpora 4 pés de plástico com borracha antiderrapante para evitar arranhões na área de trabalho e apoiar a torre.

Botões e conexões

Temos todos os botões e portas frontais na área superior. Encontraremos liga / desliga, botão para LED e ajuste de modo, dois USB 3.0 Gen 1 Tipo A, um USB 3.2 Gen 2 Tipo C e conector 3.5 para áudio e microfone.

Interior

As opções do G500A em termos de compatibilidade de placa-mãe são extensas, chegando até E-ATX. Temos prensa-cabos tanto na borda da placa-mãe, quanto um com tampa na placa que cobre a PSU.

Como é comum em torres de determinado tamanho, temos uma abertura coberta por uma tampa removível, encontraremos uma faixa de LED na faixa superior, o efeito é muito bom. Como disse, uma vez retirados temos os trilhos para instalação de radiadores ou ventiladores.

Na parte traseira temos tudo o que é necessário para gerenciar a fiação do G500A, clipes de velcro para melhor organização e na parte superior há um HUB para ventoinhas, um mais centralizado e com maior número de conectores teria sido bom. Não possui canais de gerenciamento avançados, embora tenhamos muitos laços de velcro para nos consertarmos. Além disso, temos guarnições com duas tampas que cobrem toda a fiação, muito bom gerenciamento.

Refrigeração

Podemos usar refrigeração a ar, tanto com dissipador de calor de 185 mm de altura para a CPU quanto com GPU de 430 mm de comprimento. Nesse caso podemos instalar um grande número de ventiladores, 3 de 140 mm na parte superior, já temos 3 instaladas na frontal de 140 mm, uma traseira de 140 mm, perfazendo um total de 7 ventoinhas. Se optarmos por ventoinhas de 120 mm chegaremos ao mesmo número, chegando também a 7 ventoinhas no total.

No caso de radiadores, PHANTEKS ECLIPSE G500A DRGB permite utilizar no máximo dois radiadores de até 360 mm e até 420 mm na frente. Além disso, podemos colocar um na placa traseira de até 140 mm.

Unidades de armazenamento

O ECLIPSE G500A DRGB é fera nesse ramo, na área inferior podemos colocar até 4 unidades de armazenamento. Logo atrás da placa-mãe temos 3 âncoras rápidas para unidades de 2,5″ mas o que mais se destaca é na parte interna, exatamente onde temos as placas de acabamento ao lado da placa-mãe.

Podemos retirá-los e utilizar os acessórios para unidades de arrumação para cobri-los completamente, ampliando assim até mais 4 unidades de arrumação. Em troca perdemos a possibilidade de instalar um radiador na frente.

Temperaturas

Os testes foram realizados em uma sala com temperatura ambiente constante de 24 graus e 100% de funcionamento do ventilador da torre.

Depois de quase 20 minutos de estresse combinado para CPU e GPU, as temperaturas alcançadas quando o sistema está estabilizado são realmente boas. Ele o fluxo de ar do equipamento é muito alto conforme mostrado nas imagens e temos apenas 3 ventoinhas frontais de 140 mm. Além disso, são muito mais silenciosos que os de 120 mm.

ComponenteParado100% CargaTemperatura do PicoJogos
Ryzen9 7900X398193,673
NVIDIA RTX 4090FE317476,662

Las boas temperaturas Eles permitem que altas frequências sejam mantidas sob carga, onde o CPU permanece na média de 5130 MHz e o GPU permanece na média de 2520 MHz. Nos jogos, as temperaturas melhoram devido às demandas menores e por isso temos menos ruído. A CPU atingindo frequências de 5450 MHz e 2750 MHz para a GPU.

Veredicto

A PHANTEKS fez um trabalho digno de nota com o seu ECLIPSE G500A DRGB, com uma impressionante relação qualidade-preço. Embora ainda não se aprofundem em detalhes como ecrãs e outros acessórios decorativos, é nos detalhes, qualidade e desempenho que se destaca com o seu G500A.

Basta olhar seus acessórios, como suportes de unidade de armazenamento, para entender isso. A capacidade de ventilação é excelente, apenas com 3 ventoinhas frontais desfrutamos de boas temperaturas. Embora possamos sempre optar por refrigeração a água com capacidade para dual 360 mm ou ainda ousar com radiador de 420 mm.

As sensações que os materiais e acabamentos transmitem são as de um produto de maior custo. O gerenciamento da fiação, incluindo as tampas de acabamento, é muito bom, temos muitos clipes para organizar a fiação. Embora a tendência, por exemplo, em ventiladores, seja que em breve tenhamos um número menor.

Com um preço de 149,89 euros, não tenho dúvidas que a G500A é uma das melhores torres para a sua gama de custos. Com muitos recursos de expansão, seja para jogos ou como servidor de armazenamento.

NovoEsc-Seal-Final-Excelente
Share.