Continua após a publicidade.
ad

Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos.

A ética é uma disciplina filosófica que estuda os valores morais, as obrigações e os comportamentos humanos. É por meio da ética que se estabelecem as normas para a convivência humana, ajudando na busca por uma sociedade mais justa e equilibrada.

Juízos Éticos de Valor

Os juízos éticos de valor são também normativos, ou seja, estabelecem normas que determinam o que é correto e o que é incorreto em relação a nossos sentimentos, atos e comportamentos. É a partir destes juízos éticos que se avaliam as intenções e as ações humanas.

Continua após a publicidade..

leia tambem: São estabelecidos fortes vínculos por Hannah Arendt

Continua após a publicidade..

Princípios Éticos

Os princípios éticos são normas objetivas que estão sempre relacionadas a virtudes subjetivas. São normas teleológicas, ou seja, apontam para um objetivo final do comportamento humano ao qual os meios ou instrumentos utilizados devem se adequar. Além disso, os princípios éticos têm um conteúdo axiológico cujo sentido é sempre dado pelos grandes valores éticos.

Polêmicas Éticas na Atualidade

Um exemplo de polêmica ética na atualidade é o recebimento de auxílio-moradia por parte de juízes que possuem imóveis próprios na cidade onde atuam. O presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), por exemplo, afirmou que não vê problemas nesta situação, uma vez que a Lei Orgânica da Magistratura Nacional prevê o recebimento do benefício.

Conclusão

Em resumo, a ética é uma disciplina fundamental para o estudo dos valores morais, das obrigações e dos comportamentos humanos, ajudando na busca por uma sociedade mais justa e equilibrada. Os juízos éticos de valor, os princípios éticos e as polêmicas éticas atuais são exemplos de como a ética está presente em nossas vidas, influenciando e orientando as decisões e as ações humanas.

Share.