Hipótese é uma suposição que se faz na tentativa de explicar o que se desconhece.
Continua após a publicidade.
ad

Hipótese é uma suposição que se faz na tentativa de explicar o que se desconhece. Esta suposição tem por característica o fato de ser provisória, devendo, portanto, ser testada para a verificação de sua validade.

O Papel das Hipóteses na Pesquisa Científica

A hipótese é uma suposição provisória que se faz para explicar o desconhecido. A finalidade das hipóteses é fornecer uma base para a realização de pesquisas e, desta forma, buscar respostas aos problemas investigados.

Testando a Validade das Hipóteses

B – Tem que ser verdadeiras, mas, sempre que bem elaboradas, conduzem à verificação empírica – que é o propósito da pesquisa científica.

As hipóteses são provisórias e, por isso, precisam ser testadas para verificar sua validade. A verificação empírica é o propósito da pesquisa científica e é a partir dela que se consegue determinar se a hipótese é verdadeira ou falsa.

Continua após a publicidade..

Leia tambem: Menos TV, mais movimento Assistir menos à televisão 

A Importância da Explicitação Formal das Hipóteses

C – É indispensável sua explicitação formal – é necessária para que a pesquisa apresente resultados úteis, ou seja, atinja níveis de interpretação menos elevado.

Continua após a publicidade..

A explicitação formal das hipóteses é indispensável para a pesquisa científica. Isso porque, ao explicitar formalmente a hipótese, é possível ter uma base clara para conduzir a pesquisa e, desta forma, apresentar resultados úteis e atingir níveis de interpretação mais precisos.

A Origem das Hipóteses

D – É uma suposta resposta ao problema a ser investigado. A origem das hipóteses poderia estar na observação assistemática dos fatos, nos resultados de outras pesquisas, nas teorias existentes, ou na simples intuição (GIL, 1999).

As hipóteses podem ter origem em diversos locais, tais como a observação assistemática dos fatos, nos resultados de outras pesquisas, nas teorias existentes ou na simples intuição. O importante é que a hipótese seja uma suposta resposta ao problema a ser investigado.

Em conclusão, as hipóteses desempenham um papel fundamental na pesquisa científica, pois são a base para a realização das pesquisas e a busca por respostas aos problemas investigados. A verificação empírica das hipóteses é o propósito da pesquisa científica e a explicitação formal das hipóteses é indispensável para a pesquisa apresentar resultados úteis. A origem das hipóteses pode estar em divers

Share.