Sente que não está a ser totalmente produtivo enquanto desempenha as suas tarefas? A verdade é que existem algumas coisas que prejudicam a produtividade no trabalho, quer seja no escritório ou em teletrabalho.
Apesar de todos nós sabermos que a produtividade é algo que varia de dia para dia, por vezes, há fatores externos e atitudes que nos podem comprometer nesse aspeto.
Afinal, quantas vezes já reparou que não se consegue concentrar nas tarefas profissionais devido ao seu humor? Ou quantas foram as vezes em que, por não se sentir tão bem, pensou que podia fazer tudo ao mesmo tempo?
Quando isto acontece, parece impossível manter o controlo da sua produtividade e é normal que acabe por se sentir um pouco frustrado e até desanimado.
Fique connosco e aprenda a identificar as coisas que mais interferem com a sua produtividade no trabalho. Lembre-se: pequenas correções podem fazer toda a diferença.
As coisas que mais prejudicam a produtividade no trabalho
De facto, são poucos os que conseguem estar 100% focados durante o tempo todo em que estão a trabalhar. As distrações são cada vez mais e torna-se cada mais difícil eliminar alguns hábitos que nos tornam menos produtivos.
No entanto, é possível modificar algumas atitudes e comportamentos que prejudicam a produtividade nos mais diversos níveis – basta começar por saber identificar a raiz do problema.
Além disto, se gosta realmente do que faz e mesmo assim continua com problemas de baixa produtividade no trabalho, provavelmente adquiriu algum hábito que está a atrapalhar os seus objetivos (e numa fase inicial nem reparou).
Em vez de pensar em mil e uma formas para ser mais produtivo, que tal refletir sobre as coisas que o poderão estar a afetar e tentar corrigi-las?
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Não ter uma atitude positiva
Pois é: a verdade é que se não está feliz com o seu trabalho e são várias as oscilações emocionais, a qualidade das suas tarefas diárias vai acabar por ser prejudicada.
Por isso mesmo, é crucial que se mantenha positivo e otimista no trabalho, adotando técnicas para a construção de uma atitude positiva. Experimente colocar algumas plantas no seu escritório, objetos pelos quais tem carinho, cultivar os laços entre colegas e faça pequenas pausas ao longo do dia.
Este tipo de atitudes pode modificar por completo a sua produtividade, atingindo níveis que nunca pensou ser possível algum dia alcançar.
Pode até nem acreditar, mas a verdade é que o sono faz a diferença na sua produtividade. Quando não tem uma boa noite de sono, a sua atenção vai ser desviada frequentemente e torna-se ainda mais difícil evitar as interrupções no trabalho.
Para que se consiga manter sempre alerta e devidamente motivado é essencial dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite. Desta forma a sua memória e a atenção não serão prejudicadas.
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Fazer tudo ao mesmo tempo
Já pensou que esta pode ser a causa do seu problema? Se também faz parte do grupo de pessoas que está constantemente a tentar fazer tudo em simultâneo, saiba que isto pode resultar num desempenho terrível no trabalho.
Em vez disso, experimente dividir as tarefas para ir executando ao longo do dia ou até mesmo da semana. Defina também horários para responder a emails e não se deixe levar pelo stress do dia-a-dia.
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Reuniões desnecessárias
Se sente que as reuniões no escritório são demais e que algumas acabam até por nem ser produtivas, deve refletir e conversar com a sua equipa.
Afinal, as reuniões só devem existir quando é necessário comunicar resultados, tomar decisões de grupo importantes ou delinear uma nova estratégia, por exemplo.
Experimente sugerir a utilização de chats ou sistemas de envio de mensagens para atualizar rapidamente todos os acontecimentos entre as equipas de trabalho.
Quando não temos força de vontade, passamos o dia todo a tomar pequenas decisões para não termos que utilizar a nossa energia mental toda nas coisas com mais relevância.
Ou seja, deixar as decisões e tarefas mais importantes para o fim é sempre algo que prejudica não só a sua produtividade, como também o seu estado emocional.
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Incapacidade para tomar decisões
A quantidade de tempo que gasta a tomar uma decisão vai determinar o quão produtivo é no seu trabalho. Tentar imaginar e refletir demasiado sobre uma decisão vai fazer com que perca o entusiasmo sobre uma determinada tarefa.
Por isso, a melhor solução é mesmo parar e decidir imediatamente se um projeto ou uma tarefa valem a pena.
Está constantemente a ser interrompido pelo barulho dos seus colegas de trabalho? Experimente abstrair-se do barulho, utilizando headphones, levantando-se para fazer uma pausa ou conversando com os seus colegas sobre o que o incomoda.
5 coisas que afetam a produtividade no teletrabalho
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Não manter o contacto com os seus colegas de trabalho
O teletrabalho pode parecer fácil para muitos. No entanto, quando os profissionais se encontram em regime remoto há demasiado tempo, podem começar a sentir que os seus níveis de produtividade começam a baixar sem compreenderem o porquê.
Efetivamente, uma das causas mais frequentes pode mesmo ser a falta de contacto com a sua equipa de trabalho. Por isso, não se esqueça de enviar uma mensagem de bom dia para o grupo de trabalho, perguntar como foi o fim de semana e mostrar que está disponível para ajudar os seus colegas.
Sente que é mais difícil obter algum tipo de feedback por estar em teletrabalho? Para que a sua equipa seja eficiente e produtiva, é crucial existir algum tipo de feedback que alimente o trabalho de todos.
Caso seja esta a causa para a sua quebra na produtividade, converse com a sua equipa sobre o assunto e se possível, seja o primeiro a alimentar a mesma através de críticas construtivas, incentivando os seus colegas de trabalho a aprimorarem determinados projetos ou tarefas.
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Falta de suporte tecnológico adequado
Nem sempre os superiores percebem que os profissionais não contam com o devido equipamento ou ferramentas adequadas para executarem o seu trabalho a partir de casa.
Principalmente para os que trabalham remotamente, a falta de suporte tecnológico apropriado pode prejudicar bastante a produtividade diária e o empenho (por consequência).
Se estiver a passar por esta situação opte por conversar com o seu chefe e com a sua equipa de trabalho para perceber de que forma é possível melhorar a situação.
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Conversar por mensagens através do telemóvel
Trabalhar a partir de casa dá-nos outra liberdade e a verdade é que por muito que queiramos, o telemóvel pode ser o nosso maior inimigo durante o horário de trabalho.
Sempre que possível, converse com a sua equipa de trabalho a partir do seu computador. Desta forma não corre o risco de abrir o telemóvel e acabar por ficar distraído com as redes sociais ou mensagens no Whatsapp.
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Distrair-se com vários objetos
A verdade é que a sua produtividade também pode estar a ser prejudicada se sentir que facilmente se distrai com os objetos à sua volta.
Se assim for, opte por retirar da sua mesa de trabalho tudo aquilo que pode captar a sua atenção e acabar por distraí-lo das suas tarefas profissionais – desde canetas coloridas, papelada, contas para pagar ou dispositivos com som (como o tablet ou a televisão).