Já temos connosco uma nova análise de uma das melhores memórias que podemos encontrar para os nossos equipamentos AMD. Este é o modelo G.Skill Trident Z5 NEO RGB com frequência de 6000 MHz e latência CAS 30 que vem em preto e branco.
Design e construção
Nós temos alguns Módulos F5-6000J3036F16GX2-TZ5NRW com dois módulos de 16 GB a 6000 MHz e latência CL30. Podemos encontrá-los em cinza prateado e preto, sendo a única configuração a que vamos examinar.
As lembranças chegam até nós em uma caixa de papelão preta com as lembranças impressas na frente e uma janelinha que mostra um dos módulos. No verso vemos os autocolantes do modelo em questão, bem como os logótipos dos diferentes sistemas de iluminação com que está equipado. certificado para compatibilidade com luzes (Asus-Aura, MSI-MisticLight e Gigabyte-RGBfusion). São memórias com perfil EXPO com a capacidade de salvar outros perfis em sua memória.
Especificações
Capacidade | 32 GB |
Frequência | 6.000 MHz |
Latência | CL30 |
Tensão | 1,35 V |
Perfil XMP | CL30-36-36-96 |
Outras características | Dissipador de calor em alumínio cinza prateado Iluminação RGB Sem ECC |
garantia | Para sempre |
Examinando mais detalhadamente, os módulos vêm com dissipadores de calor de alumínio cinza prateado com uma faixa preta central em cada lado e logotipo impresso. Seu dissipador possui diferentes recortes, além de altura de 44 mm, e também é assimétrico.
Na zona superior e mais visível para o utilizador temos uma faixa branca translúcida com um Faixa ARGB configurável com Asus-Aura, MSI-MisticLight e Gigabyte-RGBfusion mesmo com software como ICUE. Passando para a iluminação RGB, toda a faixa superior translúcida esconde uma série de LEDs RGB endereçáveis, que transmitem uma iluminação muito delicada, com transições suaves tanto nos efeitos de arco-íris quanto nos efeitos de respiração.
A altura dos módulos chega a 44 mm, o que é um perfil altoentão devemos controlar a altura compatível com nosso dissipador de ar, embora obviamente esses modelos sejam mais utilizados em configurações aquáticas para aumentar sua visibilidade.
Equipamento de teste
Por se tratarem de memórias especialmente projetadas para Intel, os testes foram realizados com equipamentos compatíveis.
A experiência com as memórias foi Plug and playmontamos as memórias, ativamos o perfil EXPO da versão ASUS/Ryzen) e as memórias funcionam imediatamente no prometido 6000/CL30.
Resultados
O desempenho do Trident Z5 RGB parece próximo ao das memórias atuais, quase não há diferença devido ao controlador de memória Intel. É também uma tecnologia nova e pouco avançada
Para a AMD é uma melhoria fundamental ter boas latências e que o FCLK possa aumentar. 6.000 MHz com CAS 30 parece ser o ponto ideal desses RYZEN 7000.
O mesmo acontece nos jogos, o impacto das latências mais baixas passando do CL38 para o CL30 é perceptível no aumento do desempenho do equipamento, inclusive nos jogos.
Veredicto
Com o design que tanto gostamos, os G. Skill Trident Z5 NEO RGB são memórias que devemos levar em consideração para nossos equipamentos AMD. Com dissipador projetado para manter os chips resfriados e também oferecer um excelente impacto visual. Sua iluminação RGB possui uma transição perfeita, possibilitando configurá-la a partir de qualquer suíte atual.
Eles desfrutam de frequências e latências agradáveis para obter o melhor desempenho para equipamentos AMD. Tanto para uso profissional como para jogos obteremos melhorias notáveis mesmo com a mesma frequência, já que diminuir as latências é essencial nestes RYZEN. Quanto ao overclock, talvez possamos apertar um pouco mais as latências secundárias, pois aumentar a frequência só aumentará o divisor.
Podemos encontrá-los em lojas como a LDLC ao preço de 206 euros, sendo a sua compra totalmente recomendada se pretende obter todo o potencial do seu equipamento AMD.