A doença, Escarlatina, causada pela bactéria Streptococcus do grupo A, tem sido mais prevalente do que o esperado, de acordo com autoridades do Reino Unido”

Escarlatina autoridades do Reino Unido relatam aumento significativo de casos
A escarlatina é causada pela infecção pela bactéria Streptococcus do grupo A
Continua após a publicidade.
ad

O Reino Unido enfrenta um aumento alarmante de casos de escarlatina, de acordo com as autoridades de saúde. Segundo o The Guardian, na terça-feira, o número de casos já havia subido 128% em comparação com estimativas anteriores. No entanto, novas estimativas publicadas pela UK Health and Social Care Agency (UKHSA) mostram que o aumento é ainda mais significativo do que se pensava. É importante que as pessoas tomem medidas de precaução, como lavar as mãos regularmente e cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, para evitar a propagação da doença altamente contagiosa.

Nesta terça-feira, o The Guardian informou que o número de casos de infecção por Streptococcus do grupo A (também conhecido como Strep A) era 128% maior do que se pensava anteriormente. Desde então, novos dados publicados pela UK Health and Safety Agency (UKHSA) mostram que as estimativas aumentaram ainda mais.

Essas infecções geralmente apresentam um padrão sazonal, com a maioria dos casos surgindo entre fevereiro e abril. No entanto, o atual aumento de casos de escarlatina está fora desse padrão típico. A última vez que houve uma temporada tão ruim foi em 2017-2018, quando a UKHSA registrou um total de 30.768 casos durante todo o ano.

Continua após a publicidade..

Como uma doença infecciosa de notificação obrigatória, a escarlatina é um problema de saúde pública que exige que os médicos no Reino Unido informem todos os casos às autoridades de saúde. Atualmente, os serviços de saúde e as farmácias estão sob uma grande pressão para atender à demanda crescente por antibióticos usados ​​no tratamento da doença, com alguns pais relatando dificuldades em obter penicilina em suas áreas locais.

Os sintomas típicos da escarlatina incluem febre, dor de garganta e gânglios inchados no pescoço, semelhantes aos da gripe. Cerca de 12 a 48 horas após o início dos sintomas, uma erupção cutânea tipo lixa aparecerá. A escarlatina é mais comum em crianças do que em adultos. Os antibióticos à base de penicilina são um tratamento eficaz e, em caso de escassez temporária, as farmácias do Reino Unido foram alertadas para que possam prescrever formas alternativas destes medicamentos.

Continua após a publicidade..

A UKHSA enfatizou que, embora a escarlatina possa estar mais disseminada do que se pensava anteriormente, a doença grave conhecida como iGAS permanece rara. Ao contrário da escarlatina, a maioria dos casos de iGAS ocorre em adultos. Infelizmente, até agora nesta temporada, houve 94 mortes por iGAS na Inglaterra, incluindo 21 crianças com menos de 18 anos.

“Eu compreendo plenamente como o aumento significativo na ocorrência da escarlatina e da faringite estreptocócica pode causar preocupação entre os pais”, afirmou o vice-diretor da UKHSA, Dr. Colin Brown, em um comunicado. No entanto, “é importante lembrar que essas condições podem ser facilmente tratadas com o uso de antibióticos e é muito raro que uma criança desenvolva complicações graves”.

Brown acrescentou que qualquer pai ou cuidador preocupado com a possibilidade de uma criança estar sofrendo de escarlatina ou faringite estreptocócica deve procurar orientação médica imediatamente. “Não hesite em buscar ajuda médica se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a saúde de seu filho”, disse ele.

  • Situação atual do Reino Unido com a escarlatina
  • Importância das medidas de precaução
  • Sintomas e tratamento da escarlatina
  • Escarlatina e iGAS: comparação

Conclusão: O Reino Unido está enfrentando um aumento alarmante de casos de escarlatina, uma doença infecciosa causada pela bactéria Streptococcus do grupo A (também conhecida como Strep A). É importante que as pessoas tomem medidas de precaução, como lavar as mãos e cobrir o nariz e a boca, para evitar a propagação da doença altamente contagiosa. Os sintomas da escarlatina incluem febre, dor de garganta e gânglios inchados no pescoço, e podem ser tratados com antibióticos à base de penicilina. A escarlatina é mais comum em crianças e os serviços de saúde e farmácias no Reino Unido estão sob uma grande pressão para atender à demanda por esses medicamentos. É importante observar que, embora a escarlatina esteja sendo mais disseminada do que o esperado, a doença grave chamada iGAS permanece rara e a maioria dos casos ocorre em adultos.

Share.