O prestigiado jornal Finantial Times colocou a Esade como uma das escolas de topo na área do ensino na área dos negócios.
A Esade foi eleita, pelo jornal Financial Times (FT), a 2ª melhor melhor escola de negócios do mundo na categoria de cursos abertos. Essa colocação é uma evolução em comparação com o ano passado, quando ficou em 3º no ranking.
Destaques dos cursos abertos da Esade
O FT destacou que o motivo do progresso está ligado à preparação dos alunos, métodos de ensino inovadores, materiais educacionais e a experiência do corpo docente. Estas qualidades também fizeram a escola ficar em 12º no ranking de cursos personalizados.
Josep Franch, diretor executivo da empresa, comentou esta conquista, referindo que “ano após ano, consolidamos a nossa posição como líder mundial na formação em gestão, graças à qualidade e excelência dos nossos programas executivos, centrados na transformação e no impacto social”.
A Esade tem como objetivo oferecer mais do que apenas cursos em busca de melhores resultados. A escola também tem programas focados na melhoria do ambiente de trabalho a partir da inclusão, como é o caso do programa Promociona and Progresa, que é destinado para mulheres executivas..
Além disso, a inovação tecnológica e a sustentabilidade nos negócios são constantemente incorporadas nos programas da Esade.
Os cursos estratégicos, como o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PMD) e o Programa de Gestão Avançada (AMP), preparam os executivos para antecipar as tendências do mercado internacional, sempre considerando o cenário geopolítico atual.
Metodologia do ranking
A avaliação do Financial Times foi feita com base em diversos critérios. A maior parte centra-se na opinião dos participantes (80%), com os restantes 20% focados em outros aspectos do programa, como, por exemplo, qual a porcentagem de alunas que estão incluídas nos cursos da escola.
Neste critério, a Esade destacou-se sendo a 5ª melhor escola do mundo nesse quesito. Ou seja, os cursos abertos desta plataforma são inclusivos e conquistam uma grande quantidade de alunas. A categoria Métodos de Ensino e Materiais foi outra em que a Esade conquistou uma ótima posição, ficando em 1º no ranking.
O jornal britânico analisou, no total, 80 escolas em todo o mundo para decidir a lista das melhores. No resultado final há escolas da Europa, América do Sul, América do Norte, Ásia e África. Portanto, ficar na 2ª posição global de cursos livres, foi uma grande vitória da Esade. No site do FT é possível visualizar de forma mais detalhada o desempenho das escolas em cada modalidade avaliada.
Destaque também em cursos personalizados
O ranking do Financial Times não avalia as escolas somente nos cursos livres. O jornal também criou uma lista com os destaques globais na categoria de cursos personalizados. Esse tipo de programa de formação é desenvolvido de maneira individual e exclusiva para cada negócio. Desse modo, a Esade monta um curso com conteúdo adaptado, dependendo da necessidade de cada um.
Nesta categoria, a Esade ficou colocada em 12ª mundialmente, novamente uma posição de destaque. Um dos principais motivos para o sucesso foi novamente a opinião positiva por parte dos participantes. Adicionalmente, a escola também ficou bem colocada nas categorias Cumprimento das expectativas futuras (6º lugar a nível mundial) e qualidade de parceiros internacionais (12º lugar a nível mundial).
“A posição dos programas personalizados da Esade Executive Education no ranking do Financial Times é um excelente reconhecimento do nosso trabalho no apoio às empresas em todos os seus processos, especialmente na integração tecnológica e digital”, explica Joseph Franch.
O diretor ainda aproveitou para anunciar um novo campus em Madrid. De acordo com Franch, “os programas no novo campus de Madrid vão ajudar não só os negócios da região, como também empresas nacionais e internacionais com escritórios na capital”.
Em resumo, isso mostra que a Esade está expandindo seus serviços mesmo já sendo uma das principais escolas de negócios do mundo. O novo campus ainda vai abrigar importantes unidades de pesquisa, como o Centro de Governança Corporativa, que já está a lecionar cursos de alta relevância, como o Programa de Membros do Conselho.
Conclusão
A Esade aparece mais um ano como uma instituição de referência na educação executiva global. Com uma abordagem focada na qualidade, inovação e impacto social, a escola está bem posicionada para continuar a moldar o futuro da liderança empresarial.
Para mais detalhes sobre a classificação da Esade e outras instituições, consulte o ranking completo do Financial Times de Educação Executiva Aberta de 2024. Por lá pode ainda visualizar o desempenho das escolas em cada um dos critérios analisados, como a qualidade dos materiais ou se há um acompanhamento posterior, entre outras categorias.