Quais as áreas de estudos e saídas profissionais associadas ao perfil “Direito, Ciências Sociais e do Comportamento”? Fique a conhecê-las, bem como às competências que os profissionais destas áreas devem possuir. O seu perfil enquadra-se nas áreas do Direito, Ciências Sociais e do Comportamento? Saiba tudo sobre estas áreas!
Cursos disponíveis
- Antropologia
- Ciência Política
- Ciência Política e Estudos Eleitorais
- Ciência Política e Relações Internacionais
- Ciências da Cultura
- Comunicação, Cultura e Organizações
- Criminologia
- Economia
- Economia (ensino em Inglês)
- Economia e Finanças – Licenciatura Internacional
- Estudos Africanos
- Estudos Asiáticos
- Estudos de Cultura
- Estudos de Cultura e Comunicação
- Estudos Culturais
- Estudos Euro-Atlânticos
- Estudos Europeus
- Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais
- Estudos Europeus e Relações Internacionais
- Geografia e Planeamento
- Geografia e Planeamento Regional
- Mediação Artística e Cultural
- Negócios Internacionais
- Psicologia
- Psicologia
- Psicopedagogia
- Relações Internacionais
- Relações Internacionais (regime pós-laboral)
- Sociologia
- Sociologia (regime pós-laboral)
- Turismo, Território e Patrimónios
- Criminologia e Justiça Criminal
- Direito
- Direito (regime pós-laboral)
- Solicitadoria
- Solicitadoria (regime de ensino a distância)
- Solicitadoria e Administração
- Solicitadoria (regime pós-laboral)
Profissões, áreas de estudo e competências mais comuns
As Ciências Sociais e do Comportamento englobam áreas como a Economia, a Antropologia e a Psicologia, dedicando-se ao estudo metodológico do comportamento humano. As áreas profissionais ligadas ao Direito englobam-se nesta categoria, exigindo dos seus profissionais muito rigor e sentido ético.
As competências dos profissionais que estão em jogo nestas áreas, incluindo nos serviços (como administração, contabilidade, serviço social) são a orientação para o cliente, o compromisso com o serviço, a organização e o relacionamento interpessoal.
Os profissionais destas áreas desenvolvem atividade como consultores de negócios em empresas, gestores de talento ou de pessoas, técnicos de qualidade e/ou segurança, psicólogos clínicos, educadores, advogados, investigadores, consultores e também prestadores de serviços em diferentes setores de atividade.
Contextos de trabalho mais comuns
Os profissionais deste setor podem exercer a sua atividade laboral em escritórios de advogados, em organismos públicos ligados à Justiça, como mediadores familiares e/ou mediadores de conflitos, na emissão de pareceres jurídicos para apoiar ou contestar decisões, enfim, estes profissionais podem atuar em todas as entidades públicas e privadas prestadoras de serviços jurídicos.
Nas áreas mais ligadas à Psicologia, estes profissionais podem exercer em clínicas, hospitais, centros de saúde e entidades similares, em escolas e outras entidades de ensino e formação, e em organismos especializados na intervenção em determinados quadros clínicos e sociais. A Psicologia encontra-se, também, muitas vezes ligada à intervenção social e toca outras áreas englobadas neste perfil, como o serviço social e a educação social.
Em contexto empresarial, estes profissionais podem dedicar-se à gestão de recursos humanos, à formação, à comunicação interna e externa da empresa, à qualidade, higiene e segurança no trabalho, e às relações públicas.
O setor do Direito, Ciências Sociais e Serviços permite também enveredar por profissões ligadas à investigação e análise de fenómenos sociológicos.
Num quadrante diferente, este setor engloba também serviços de informação e animação turística.