Continua após a publicidade.
ad

Alice, Bruno, Carlos e Denise são as quatro primeiras pessoas de uma fila, não necessariamente nesta ordem. João olha para os quatro e afirma

Desvendando a ordem da fila

Alice, Bruno, Carlos e Denise são as quatro primeiras pessoas de uma fila, não necessariamente nesta ordem. João olha para os quatro e afirma que Bruno e Carlos estão em posições consecutivas na fila e que Alice está entre Bruno e Carlos na fila.

As afirmações de João

Entretanto, as duas afirmações de João são falsas. Isso significa que Bruno e Carlos não estão necessariamente consecutivos e Alice não está necessariamente entre Bruno e Carlos.

Continua após a publicidade..

A solução do problema

Sabe-se que Bruno é o terceiro da fila. Com base nessa informação, podemos determinar que o segundo da fila é Denise. Isso porque se fosse Alice ou Carlos, seria possível que Bruno e Carlos estivessem consecutivos, o que é uma das afirmações falsas de João.

A ordem final da fila

Assim, a ordem final da fila é Denise, Alice, Bruno e Carlos.

Continua após a publicidade..

Conclusão

Em resumo, utilizando as informações fornecidas e descartando as afirmações falsas de João, foi possível determinar a ordem correta das pessoas na fila. Denise é o segundo, Alice é o primeiro, Bruno é o terceiro e Carlos é o quarto.

Confira tambem: A tabela abaixo mostra os dados de duas pesquisas 

Share.