A chuva, quando em excesso, traz vários problemas para a população
Continua após a publicidade.
ad

A chuva, quando em excesso, traz vários problemas para a população. Em uma determinada cidade brasileira, houve a danificação da estrutura de uma ponte. Para arrumá-la, a prefeitura constatou que seriam necessários 12 funcionários para terminar a obra em 2 meses. Sabendo que era ano político e visando à reeleição, o prefeito decidiu que terminaria a obra em 15 dias. A quantidade de funcionários necessários para realizar a obra nesse período é de:​

Regra de Três na Resolução de Problemas: Como Arrumar uma Ponte em Tempo Recorde

A chuva excessiva pode causar sérios danos na infraestrutura de uma cidade. Um exemplo disso é a danificação de uma ponte, que pode afetar a segurança de quem transita por ela e prejudicar o trânsito. Em uma cidade brasileira, a prefeitura constatou que seriam necessários 12 funcionários para arrumar a estrutura da ponte em 2 meses. Contudo, em um ano político, o prefeito visando sua reeleição, decidiu terminar a obra em 15 dias.

Continua após a publicidade..
ad

Leia tambem: Durante uma campanha para auxiliar os desabrigados pela chuva.

Continua após a publicidade..
ad

A Solução com Regra de Três

Para resolver este problema, é necessário utilizar a regra de três. A regra de três é um método que compara duas grandezas que estão diretamente ou inversamente relacionadas. No caso da obra da ponte, a quantidade de funcionários e o tempo de trabalho estão inversamente relacionados, ou seja, quanto mais funcionários, menor será o tempo para finalizar a obra.

A solução para a regra de três inversa é a seguinte:

Publicidade
ad
  1. Escrever a relação entre as duas grandezas: 12 funcionários demoram 2 meses = 60 dias
  2. Escrever a relação em forma de fração: 12/60 = 2/x
  3. Inverter o numerador e denominador de uma das frações: x/2 = 60/12
  4. Multiplicar de forma cruzada os valores da igualdade: x/2 * 60/12 = x * 5
  5. Resolver a equação: x = 60

Resultado

O resultado é que são necessários 48 funcionários para terminar a obra em 15 dias. É importante lembrar que essa resposta é uma aproximação, já que fatores como condições climáticas, habilidade dos funcionários, entre outros, podem afetar o tempo de trabalho.

Conclusão

A regra de três é uma ferramenta muito útil para resolver problemas de relação entre duas grandezas. Neste caso, foi possível calcular a quantidade de funcionários necessários para terminar a obra da ponte em 15 dias, utilizando a regra de três inversa. É importante lembrar que a precisão da resposta depende da qualidade dos dados de entrada e de outros fatores que possam afetar o resultado.

Share.