Continua após a publicidade.
ad

Transforme a sua experiência com 10 dicas práticas para implementar na sua rotina e ser mais produtivo em teletrabalho.

Teletrabalho ou trabalho remoto consiste em realizar atividades profissionais fora do local de trabalho tradicional, utilizando ferramentas tecnológicas para colaborar à distância. E há forma de se tornar mais produtivo em teletrabalho.

A verdade é que após a pandemia, esta tornou-se uma opção apreciada por muitos profissionais, proporcionando maior flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Contudo, o teletrabalho apresenta alguns desafios de gestão do tempo e comunicação eficaz, sendo fácil cair na armadilha de não conseguir desligar, usar as horas poupadas na deslocação para trabalhar ou sentir-se isolado ao trabalhar sozinho durante todo o dia.

Para tirar o máximo partido do trabalho remoto, vamos explorar 10 dicas práticas para ser mais produtivo em teletrabalho.

Como ser mais produtivo em teletrabalho?

1.

Arranje-se como se fosse para o seu local de trabalho

Tomar banho e vestir-se ajuda a preparar o cérebro para o trabalho. Evite trabalhar na cama ou no sofá para não prejudicar a produtividade e a saúde das costas.

2.

Estabeleça horários de trabalho

Defina um horário de início e fim, mesmo com flexibilidade. Há sempre mais trabalho a fazer, mas é crucial saber desligar para preservar a vida pessoal e a saúde. Assim, trabalhar fora desse horário estabelecido deve acontecer apenas em situações excecionais.

Continua após a publicidade..

Programe pausas regulares para manter a energia e a concentração. Aproveite para alongar, dar um pequeno passeio ou apanhar sol que, para além de contribuir para a sua saúde, estimula a criatividade e a produtividade.

4.

Defina as tarefas que vai executar

Estabeleça metas diárias alcançáveis e priorize tarefas para manter o foco nas atividades mais importantes e evitar a sensação de sobrecarga.

5.

Crie o seu espaço de trabalho em casa

Para aumentar a produtividade em teletrabalho, deve criar um espaço de trabalho dedicado e acolhedor, mas apenas com os materiais essenciais para minimizar as distrações. Este espaço pode ser organizado num escritório ou, por exemplo, numa área específica da sala.

6.

Continua após a publicidade..

Alterne entre espaços de trabalho

Para quem faz trabalho remoto, alternar entre locais, como casa, espaços de coworking, cafés e bibliotecas, pode ajudar a manter o foco, a aumentar a boa disposição e a eliminar distrações.

7.

Use a Técnica Pomodoro

Esta técnica consiste em 4 blocos de trabalho curtos e focados de 25 minutos, intercalados com pausas de 3 a 5 minutos, sendo que a quarta pausa é estendida para 15 ou 30 minutos.

Existem várias ferramentas digitais, como sites e aplicações móveis, que facilitam a utilização desta técnica. Além disso, nestas plataformas é possível ajustar o tempo do trabalho focado e das pausas de acordo com as necessidades e as preferências individuais.

8.

Mantenha uma comunicação regular com os colegas

Estabeleça algumas diretrizes de comunicação com os colegas, mantendo o contacto para alinhamento e evitando o isolamento.

No entanto, é importante lembrar que é fundamental escolher o meio de comunicação mais apropriado para cada situação. Por exemplo, se a dúvida ou o problema pode ser resolvido através de um e-mail ou uma mensagem num chat, não há necessidade de fazer uma reunião. 

9.

Tenha cuidado com o tempo passado no telemóvel

O telemóvel pode ser uma grande distração em teletrabalho. Por isso, reduza as notificações ativas e coloque o telemóvel no modo “não incomodar” em tarefas importantes.

Para se sentir mais confortável com estas ações, pode deixar o telemóvel com som para as chamadas telefónicas pois, em princípio, estarão relacionadas com situações urgentes.

10.

Saia de casa pelo menos 1 vez por dia

Ficar no conforto da nossa casa é tentador, mas não é saudável ficar por ali todo o dia. Saia para dar um passeio, vá ao café e marque pausas com amigos ou colegas. Interagir ao vivo é essencial para a saúde mental e física.

Adotar estas dicas práticas pode transformar a sua experiência de teletrabalho, tornando-a mais eficiente e equilibrada para si e para a organização onde trabalha.

Lembre-se de que a chave está na consistência e na adaptação destas dicas à sua personalidade e às suas necessidades. Ao longo do tempo vai descobrindo o que funciona melhor no seu caso para ter um teletrabalho mais produtivo e gratificante!

Share.