Continua após a publicidade.
ad

Durante o tempos de crise e recessão económica Existem milhares de investidores em todo o mundo que procuram títulos mais seguros para fazer investimentos. Embora, na realidade, os títulos mais seguros normalmente não sejam adquiridos em tempos de crise, a verdade é que muitos destes investimentos podem ser adquiridos praticamente a qualquer momento. Assim, os investidores jogam com risco muito menor e também com alguns benefícios que, apesar de não ter sido demitido, Eles tendem a permanecer estáveis durante muito tempo.

Este é o caso do valores de refúgiouma série de aplicações financeiras que se caracterizam por serem apostas relativamente seguras, especialmente em tempos de incerteza ou de recessão económica. Uma posição muito confortável para quem pode e quer investir, o que, além disso, costuma tender a ter alguma estabilidade.

Como resultado deste novo momento de crise em que vivemos, são muitas as pessoas que têm interessado nestes tipos de títulos de investimento nos últimos meses e consultaram referências da indústria, como Econopédia desenvolver uma opinião informada sobre estes activos. Por todas estas razões, hoje nos propusemos desvendar este tipo de valores, tentando decifrar Em que realmente consistem e como diferem de outros tipos de ações como ações defensivas que o público em geral tende a confundir.

Continua após a publicidade..

O que são ativos de refúgio seguro?

Os ativos de refúgio seguro são principalmentee, títulos financeiros que normalmente servem como salvaguarda para investidores em tempos em que a economia nacional ou mundial atravessa momentos difíceis. Estes tipos de ativos costumam ser a referência caso o contexto económico do investidor esteja em crise. Desaceleração econômica ou em que investir em activos menos seguros representaria um grande risco, em comparação com outra situação económica mais normal.

A principal característica que define estes valores de refúgio é que, quando não estar diretamente ligado às flutuações da economia (como se sectores como o turismo ou a beleza pudessem estar mais ligados ao aumento do poder de compra) se mantém resistir aos altos e baixos, não importa quão colapsado esteja o mercado. De fato, Eles poderiam até ser reavaliados quando todos os ativos apresentam tendência de queda.

Principais características desses valores

Valores de refúgio, não depende estritamente da evolução da economiageralmente são definidos com uma série de características que, embora possam proporcionar benefícios mais limitados na maioria das vezes, também minimizar o risco de investimento e oferecem maiores benefícios em tempos de recessão económica.

Continua após a publicidade..

Principalmente, esses ativos são caracterizados por oferecer estabilidade económica quando os mercados estão instáveis, sofrem inflação ou trabalham com riscos muito elevados. Além disso, estes instrumentos financeiros são normalmente garantidos por entidades solventes, como os países mais desenvolvidos ou certos mercados como o ouro. Além disso, outra das principais características dos valores de porto seguro é que eles já possuem um histórico que sustenta isso.e são ativos que já resistiram a outras crises financeiras.

Por fim, os valores de porto seguro também são definidos em relação a outras características que contribuir para melhorar sua reputação e reduzir o risco de investimentocomo liquidez, oferta limitada, falta de deterioração ao longo do tempo ou impossibilidade de substituição desses ativos por outros.

Quais são os títulos de refúgio mais populares?

Normalmente, o porto seguro mais popular e o mais conhecido entre o público em geral é o ouro e, em geral, todo o mercado de metais preciosos e matérias-primas. Além deste tipo de mercado, também podemos encontrar valores de porto seguro em outros tipos de mercados, como moedas, apostando sempre em moedas estáveis e confiável, como Dólar americano ou franco suíço. Finalmente, outro bom exemplo destes activos de refúgio seguro seria títulos do governo economicamente estável.

Portos seguros vs ações defensivas

Em muitas ocasiões, há uma tendência a confundir o valores de porto seguro com ações defensivas que, embora possam partilhar a sua utilidade em tempos de recessão económica ou de inflação, Eles não são os mesmos. As ações defensivas, por sua vez, tendem a estar mais relacionadas ao investimento em empresas de capital aberto e que tenham uma atividade que, em geral, não seja afetada pelos altos e baixos que o mercado ou a economia possam sofrer.

Nesse sentido, o empresas que oferecem ações defensivas Eles geralmente têm um demanda mais estável ao longo do tempo, mantendo os seus benefícios independentemente do contexto económico em que se encontram. Um bom exemplo deste tipo de ações defensivas seriam as empresas de alimentar ou farmacêutico: mesmo que estejamos passando por um período de recessão ou de boom, o consumo deste tipo de produtos continuará mais ou menos estávelpelo menos, em comparação com outros setores como o turismo ou a tecnologia.

Share.