Continua após a publicidade.
ad

Fazer doações é muito fácil, você pode doar a quantia que quiser, mas a organização que recebe a doação deve declarar até mesmo a menor doação que receber. A seguir, daremos mais informações sobre o valor máximo que você pode doar sem precisar declará-lo.

declarar dinheiro legalmente Espanha

Como funciona a renda na Espanha?

O sistema fiscal espanhol é financiado principalmente através do Imposto de renda pessoal (IRPF). Os impostos produzidos por esta entidade são responsáveis ​​pelo cálculo do valor que deve ser pago ao Tesouro. Por se tratar de um imposto progressivo, as percentagens aumentam em função da base tributável do cidadão.

Para entender um pouco mais como são tratados esses tipos de valores econômicos, deixaremos uma tabela com todas as faixas de imposto de renda aplicadas na Espanha, incluindo os percentuais das alíquotas estaduais e regionais:

imposto de renda na Espanha

Continua após a publicidade..

Numa doação, o doador ou o destinatário é o declarante?

Você deve saber que é necessário declarar uma doação, pois algumas doações são tributadas na declaração de imposto de renda. De acordo com o artigo 618 do Código Civil, a doação é um ato de liberalidade pelo qual uma pessoa dispõe livremente de algo em favor de outra, que a aceita. Ou seja, uma pessoa pode doar bens ou serviços a outra pessoa gratuitamente, sem receber nada em troca.

Depois de entender o que é uma doação, o próximo passo é saber que em cada doação há duas partes envolvidas, que são o doador e o destinatário, além da pergunta frequente de quem deve declarar a referida doação.

Primeiro, se a pessoa fizer uma doação em dinheiro, não precisará declarar nada, mas se for um móvel ou outro tipo de objeto que tenha aumentado de valor desde que foi adquirido por o doadorvocê deverá declarar o valor do imóvel na base de cálculo da poupança.

Continua após a publicidade..

Isso acontece porque é considerada uma transferência lucrativa, portanto, deve constar na declaração de imposto de renda como uma venda.

Por outro lado, quem receber a doação terá que pagar o Imposto sobre Sucessões e Doações, porém, não precisa declarar ao imposto de renda pessoa física o aumento de seu patrimônio em decorrência da doação.

Quanto dinheiro você pode doar sem precisar declarar?

doe dinheiro sem declarar

Para este tipo de organizações não existe um valor mínimo que possa ser recebido sem a necessidade de declará-lo, uma vez que são obrigadas a declarar qualquer rendimento em dinheiro, mesmo que seja pequeno. Além disso, todas as entidades bancárias têm a obrigação de notificar o Tesouro quando as operações excedem os 3.000 euros.

Você pode doar um imóvel ou qualquer quantia em dinheiro, mas todas essas doações devem ser justificadas e declaradas ao Tesouro, evitando assim complicações futuras. Também deve-se levar em consideração o pagamento de impostos para algumas doações como imóveis que aumentam de valor. valor.

Share.