Continua após a publicidade.
ad

Pedir um empréstimo é muitas vezes uma necessidade de força maior, pois nem sempre teremos o capital necessário para fazer um investimento, por isso é de extrema importância sabereR Que requisitos os bancos têm em conta na concessão de crédito?.

Quando falamos de crédito estamos a referir-nos a um empréstimo em dinheiro, para o qual temos a obrigação legal junto da entidade bancária que o concede, de efetuar o pagamento em prestações durante um determinado período.

  bancos concedem empréstimos

O que um banco avalia para conceder um empréstimo?

Você já sabe que para o banco decidir que você atende às condições para recebê-lo, você deve atender a certas qualidades, porque eles devem ter certeza de que você é perfeitamente capaz de pagá-lo no prazo estabelecido.

Os bancos, no momento da sua solicitação, devem dedicar um certo tempo para avaliar todos os aspectos da negociação antes de fechar um contrato; Dentro desta avaliação está o seguinte:

Avaliação qualitativa

Esta primeira etapa dá ao banco pistas sobre as capacidades de quem deseja obter um empréstimo. Neste ponto, é feita uma análise completa das competências de gestão que ele possa possuir. A principal coisa que o banco precisa saber é se a pessoa está totalmente ciente do que está solicitando e os compromissos que isso implica.

Da mesma forma, o banco coleta informações sobre transações anteriores para determinar a capacidade do cliente de se comprometer a efetuar pagamentos. O que o banco precisa saber são as probabilidades de sucesso ou fracasso; já que Eles devem ter certeza de que esse crédito trará benefícios.

Continua após a publicidade..

Avaliação quantitativa

Esta segunda etapa é uma das mais importantes porque é aqui que se determina se uma pessoa se qualifica financeiramente para receber um empréstimo e tudo isso vai depender do seu histórico bancário, ou seja, receitas, despesas, declaração de imposto, entre outras coisas.

Por isso você deve ser realista na hora de solicitar um empréstimo, pois, se, de acordo com sua renda, você não tiver condições de pagá-lo, muito provavelmente ele será negado..

Garantia

Este é um ponto muito importante, isto é, depois de aprovadas as fases anteriores; O banco deve garantir que, caso não efetue o pagamento do empréstimo correspondente, eles podem usar seu dinheiro.

Ou seja, eles avaliarão todos os bens que você possui, para estabelecer uma garantia, desta forma, caso a dívida não seja paga, o banco poderá vender ou leiloar o referido imóvel.

Requisitos solicitados pelos bancos para concessão de créditos

São muitos os requisitos que você precisa cumprir para solicitar um empréstimo bancário, entre eles, ser maior de idade e ter conta em banco; além de solvência econômica e muita papelada que seu banco de confiança certamente tentará simplificar.

Continua após a publicidade..

Entre outros requisitos necessários estão três que não serão esquecidos, pois determinam se você receberá ou não o crédito solicitado:

trabalhador formal

Este é um dos requisitos incontornáveis, porque o banco precisa de verificar se possui um rendimento formal em dinheiro que garanta que, mesmo no pior dos casos, você pode cancelar sua dívida.

Dentro deste requisito, outros aspectos são levados em consideração como antiguidade no trabalho e/ou negócio; o que proporcionará maior credibilidade em relação à sua estabilidade financeira.

Histórico de crédito anterior

Consiste em verificar pagamentos anteriores de empréstimos, mesmo que sejam de outros bancos; Esta informação indicará que você se compromete seriamente ao adquirir este tipo de responsabilidades.Portanto, se você tem má reputação quando se trata de pagamentos de crédito, dificilmente será considerado qualificado para receber outro.

Garantias e fiadores

Esse requisito é o que vai dar peso ao seu pedido e é sobre aquelas pessoas que vão apoiar o fato de você ser confiável e são essas que vão se levantar caso você não cumpra sua parte no acordo.

Um exemplo do que representa um fiador seria o seguinte: se um desconhecido lhe pedir dinheiro emprestado, logicamente você dirá não; mas se essa pessoa for recomendado por alguém em quem você confia completamente, então suas chances aumentam.

Dicas para aproveitar empréstimos bancários em 2023

Qualquer procedimento bancário gera certos medos, principalmente quando você vai solicitar um empréstimo e considera todas as coisas que podem dar errado. É por isto que Vamos dar algumas dicas para quando você se encontrar nessa situação..

  1. O mais importante é ter certeza de que sua renda atual é suficiente para pagar o empréstimo.
  2. Ajudaria muito se você tivesse algum capital adicional além do seu trabalho formal.
  3. Use boas ligações, que aumentam sua confiabilidade.
  4. Seja sincero, não importa se os seus movimentos bancários não têm sido os melhores, forneça todos os dados correspondentes e não desanime pois muitos bancos oferecem flexibilidade dependendo do caso.
  5. Deverá justificar a sua necessidade de requerer o crédito; Ou seja, a que investimento se destina ou qual a finalidade do mesmo.
  6. Selecione um prazo realista, no qual você tenha certeza absoluta de que poderá efetuar o pagamento.
  7. Solicite apenas o dinheiro que você precisa, não seja ambicioso, procure o valor ideal para atingir seu objetivo sem ultrapassá-lo.
  8. E essa talvez seja a dica mais importante de todas: se receber crédito, nunca atrase o pagamento.

Há muitas coisas a ter em conta na hora de solicitar um crédito, mas não se preocupe, seja franco com os seus movimentos bancários, sempre haverá opções para você se você for realista com suas finanças e for responsável; além de consiga bons fiadores para falar por você.

Se o seu pedido for rejeitado, não se preocupe, continue firme tanto no seu trabalho quanto nas suas transações bancárias, que com o tempo certamente se tornarão um mictório confiável. E por isso é sempre necessário investigar e estar atento a quais requisitos os bancos levam em conta na hora de conceder empréstimos.

Share.