Continua após a publicidade.
ad

Se quer causar boa impressão e favorecer a sua produtividade, saiba o que não deixar à vista na secretária de trabalho.

É importante saber o que não deixar à vista na secretária de trabalho, não vá o diabo tecê-las. A razão é simples: há pessoas doentiamente organizadas, pessoas que organizam tudo o suficiente e, claro está, quem dá pouca ou nenhuma atenção à forma como está disposto o seu local de trabalho.

O local onde trabalhamos está povoado de pessoas que podem ter uma grande influência no nosso futuro profissional. Superiores, colegas, fornecedores e clientes devem ter boa impressão de si para que lhe atribuam novas e melhores oportunidades de carreira. 

Tudo o que fazemos a trabalhar causa uma impressão positiva ou negativa. Assim, também deve estar atento aos objetos que ocupam o seu espaço de trabalho.

Os escritórios são agora mais pensados como sendo espaços cada vez mais híbridos – o modelo de escritório como pousio para todos os dias de trabalho, com espaço reservado de forma permanente para todos os trabalhadores de uma empresa, parece estar a dar lugar a um outro tipo de funcionalidades. 

O que não deixar à vista na secretária de trabalho

Hoje em dia muitos espaços de trabalho comuns são concebidos numa lógica de flexibilidade, o que significa que estão preparados para que nuns dias recebam uns trabalhadores, e noutros dias outros trabalhadores, e em horários variáveis.

Isto significa que aquela ideia do local de trabalho permanente, em que tratamos o nosso espaço de trabalho como sendo unicamente usado por nós durante todo o tempo, parece ter os dias contados. Encarar o local de trabalho de forma diferente implica necessariamente tratá-lo também de forma diferente. 

O impulso de deixar a nossa secretária de trabalho pejada de objetos pessoais deixa de fazer sentido, uma vez que amanhã estará um outro colega a trabalhar nela.

Continua após a publicidade..

A própria perspetiva de podermos usar a nossa secretária de trabalho sempre que precisamos também deixou de fazer sentido. 

Em dias de emergência, poderá acontecer chegar ao escritório e não ter lugar para trabalhar, pois muitas empresas adotam agora modelos de escritório onde se aplica a lógica de “first come, first served”, o que significa que quem chegar primeiro ou já tiver reservado uma secretária terá prioridade.

Então o que não deixar à vista na secretária de trabalho nos dias que correm?

Organize-se e torne-se mais produtivo!

Nem só de resultados se faz o dia-a-dia de trabalho, e para sermos produtivos, devemos ser, também, organizados. Fique com as nossas dicas de organização!

Não deixe na sua secretária do trabalho o que não é útil

Na sua mesa de trabalho apenas devem estar objetos que sejam utilizados com frequência diária. Um lápis e uma caneta, o candeeiro, o bloco de notas e o telefone, por exemplo. O que for usado com frequência semanal deve estar guardado num local acessível (por exemplo, na prateleira mais acessível do seu armário de trabalho).

Continua após a publicidade..

Já tudo o que for usado menos do que uma vez por semana deve ser arquivado, ou então levar tudo consigo numa mochila para casa pode ser uma boa ideia, caso o escritório não ofereça espaço para guardar coisas.

Não deixe bens pessoais na secretária de trabalho

Longe vai o tempo em que muitas pessoas encaravam o local de trabalho como uma extensão da sua própria casa, e para concretizar essa ideia ao máximo levavam objetos pessoais para ornamentar o espaço.

Desde fotos de família, quadros, até plantas, tudo era válido para nos sentirmos confortáveis com o nosso local de trabalho. 

Na verdade, o paradigma do minimalismo parece estar a vingar agora, impondo uma lógica de que quanto menos distrações no local de trabalho, melhor. 

Nunca deixe comida na secretária de trabalho

Por muito tentador que possa parecer usar a secretária de trabalho como mesa de refeição, naqueles dias de aperto em que não há tempo a perder, isso raramente é uma boa ideia.

Quanto mais não seja porque está provado que adotar o mesmo espaço físico para realizar várias atividades diferentes, é prejudicial para a produtividade e para a criatividade. 

Por um lado podemos achar que assim não perderemos tempo com a hora de almoço, mas na verdade só estamos a impedir a nossa cabeça e o nosso corpo de repousar, e provavelmente nem vamos conseguir ter uma refeição de qualidade. 

Não deixe lixo no local de trabalho

Provavelmente até existem empregados de limpeza que limpam o lixo no escritório onde trabalha, mas isso não significa que deva ser descuidado. Facilite o trabalho dessas pessoas ao deixar tudo organizado.

Nada como a falta de limpeza para arruinar a sua reputação profissional! 

​O telemóvel como ferramenta de organização pessoal

​Sim, o telemóvel é um poderoso aliado na sua batalha por uma maior organização; mas atenção: evite tê-lo pousado na secretária se estiver constantemente a receber notificações das redes sociais ou a ser contactado para fins pessoais. Instale o Evernote para gerir melhor as suas tarefas e… baixe o volume!

​Verá que se seguir estas sugestões, terá menos obstáculos à realização das tarefas diárias. Isso, por sua vez, fará com que poupe tempo e seja mais produtivo. Assim, decida o que não deixar à vista na secretária e bom trabalho!

Share.