Continua após a publicidade.
ad

Por muitas vezes o descontrole emocional ou a simples presença de sentimentos desconfortáveis podem gerar sensações físicas numa pessoa. Um exemplo disso é quando se estar apaixonado, a sensação é de frio na barriga, calafrio na espinha… Ou quando se sente tenso, parece que levou um soco no estômago. Essas sensações são reais e dependente de quais sejam pode causar um certo prejuízo a saúde também.

Diante o exposto, muitas pessoas tem sido vítimas da chamada “fome emocional” que na verdade é uma vontade de comer, mas não por necessidade e sim para aplacar sentimentos ruins. Você também é uma vítima da fome emocional ou quer ter certeza se realmente é? Confira as informações sobre o teste abaixo e aprenda a identificar que tipo de fome está sentindo.

A fome também pode ser gerada pelas emoções Foto: divulgação

Quais prejuízos a fome emocional pode causar?

Saber que tipo de fome é a sua no momento e comer na hora certa é de extrema importância para evitar o prejuízo que uma má ou desregrada alimentação pode trazer. Por exemplo, a fome emocional pode gerar o aumento de calorias desnecessárias ao corpo que pode contribuir também com o aumento de peso acarretando problemas a sua saúde. Além disso, comer por necessidade emocional não vai solucionar o problema, apenas aliviar o sintoma naquele instante. O mais certo a se fazer nesses casos é procurar ajuda através da terapia profissional para trabalhar suas emoções e controlá-las da maneira certa, gerando não só um alívio de sintomas, mas também a cura.

Continua após a publicidade..

O conhecimento do próprio corpo é necessário para todos, se você não souber identificar suas próprias necessidades gerando assim um descontrole, isso irá repercutir em todas as demais áreas da vida.

Este tipo de fome prejudicial ainda pode acarretar problema de transtornos alimentares mais sérios ficando ainda mais difícil de serem tratados. Portanto, a solução imediata é identificar se você a possui e correr para um tratamento profissional instantaneamente.

Continua após a publicidade..

Veja também: Cientistas revelam SEGREDO IMPRESSIONANTE da banana verde: fruta pode ser a SOLUÇÃO para doença GRAVE

Informações pertinentes ao teste que pode te ajudar a identificar seu tipo de fome

Responda o teste para si mesmo com sinceridade e no final some a pontuação para saber o resultado.

  1. Há quanto tempo foi a sua última refeição? ( ) menos de 2h; ( ) entre 2 a 4h; ( ) entre 4 a 6h; ( ) há mais de 6h
  2. Qual seu nível de ansiedade neste momento? ( ) Muito alto; ( ) moderado; ( ) baixo; ( ) não me sinto ansioso agora
  3. Qual seu sentimento nesse momento? Pode marcar mais de uma opção se for necessário. ( ) Tristeza; ( ) tédio; ( ) raiva; ( ) solidão; () alegria; ( ) nervosismo; ( ) outro
  4. Você está desejando algum alimento em específico?
  5. Está sentindo algum desses sinais? ( ) dor de estômago; ( ) garganta seca; ( ) fraqueza e tontura; ( ) nenhum sinal

Confira a sua pontuação: Para a primeira pergunta, se você marcou a primeira opção o total é de 0 ponto, se você marcou a segunda opção o total é de 1 ponto, a terceira 2 pontos, e a quarta 3 pontos; para a segunda pergunta, se você marcou a primeira opção o total é de 3 pontos, a segunda o total é de 2 pontos, a terceira 1 ponto e a quarta opção o ponto; na terceira pergunta cada emoção negativa marcada contabiliza 1 ponto, e para as emoções positivas diminui-se 1 ponto; na última pergunta se houver algum dos sinais some 1 ponto cada, se não houver, não contabilize nenhum.

Agora faça a soma. Se seus pontos foram de 0 a 3 é provável que sua fome seja realmente física, se seus pontos forem de 4 a 7 pode haver a presença dos dois tipos, e se foi de 8 pontos acima é provável que a sua fome seja gerada por suas emoções.

Veja também: Lista reúne todos os requisitos para RECEBER o auxílio doença do INSS

Share.