A segunda semana de setembro continua trazendo preocupação com as chuvas para muitas regiões. Como se sabe, recentemente o Sul do país sofreu com a chegada de um ciclone extratropical e infelizmente a notícia não é boa para as próximas horas.
Saiba exatamente qual é a situação neste momento e entenda quais locais devem prestar atenção para a chegada de mais um ciclone extratropical. Fique ligado e mantenha-se em alerta para se proteger da melhor forma e não ter nenhum tipo de perda material ou algum tipo de agravante pior ainda por conta do alto volume de chuvas.
Previsão de muita chuva nos próximos dias
Como dito anteriormente, a previsão não é boa para algumas das regiões que foram diretamente afetadas pelo ciclone no início deste mês.
A previsão do tempo é de muita chuva em todo o Rio Grande do Sul, por exemplo. Os especialistas afirmam que existe uma grande preocupação entre terça e quinta-feira (14).
Evidentemente, os olhos dos meteorologistas estão apontados principalmente para a região do Vale do Taquari, bastante afetada no Sul do país.
De acordo com o g1, a previsão é um registro de acumulados superiores a 100 milímetros até a próxima quinta-feira. Ou seja, a preocupação é durante o meio desta semana justamente.
Veja também: Temporais vão VOLTAR no Brasil? A previsão para a região não é NADA boa, confira
Onde vai chover mais nesta semana? Novo ciclone?
Uma das cidades afetadas na região do Taquari é Lajeado/RS. A previsão é de um acumulado de 110 milímetros até a quinta-feira. E por que isso é preocupante? Porque esse valor é 58% da média histórica para o mês todo de setembro.
O grande problema é que o início da semana marca justamente esse novo período de chuvas mais intensas em setembro, de acordo com os meteorologistas.
De forma técnica, a transformação de um sistema de baixa pressão do Paraguai deve dar origem a um novo ciclone extratropical que vai passar pelo Rio Grande do Sul. Nesse caso, a preocupação também é mais para região ao sul do estado, em municípios como Pelotas e Santa Vitória do Palmar.
É importante lembrar que nesta terça-feira (12) a chuva já aumentou muito. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a chance de temporais e chuvas volumosas em várias regiões – Sul, Central e Campanha.
Previsão do tempo para quarta e quinta-feira
Por fim, é importante não perder de vista a possibilidade de nova frente fria. O novo ciclone deve chegar somente na quarta-feira e seguir em rumo ao Oceano Atlântico.
Com isso, a previsão para quarta no RS é de chuva volumosa em quase todo o estado, com chances de temporais em várias regiões. Acumulados mais intensos devem acontecer no Norte, Serra e no Litoral Norte.
Já a previsão para quinta-feira é de chuvas intermitentes ao longo do dia em quase todo o território do Sul do país, com exceção da Fronteira Oeste. A atuação do ciclone sobre o Atlântico deve provocar ventos fortes.
Veja também: Humanidade vai ACABAR em breve? Confira previsão de cientistas