O LinkedIn é uma rede social que pode ser determinante na procura de uma oportunidade de emprego. Saiba como a usar.
Saber como usar o LinkedIn vai permitir-lhe tirar partido desta rede social para conseguir uma oportunidade de emprego.
Vale a pena perceber como usar o LinkedIn, visto que esta é a rede social mais conhecida e usada por profissionais para mostrarem as suas competências e experiências e por empresas para recrutar mão de obra qualificada.
Para iniciantes, ou para todos o que procuram apresentamos algumas dicas que deve ter em conta para tirar partido da plataforma, ligando-se aos seus pares e empresas (potenciais empregadoras), em Portugal ou no mundo.
Aliás, grande parte das empresas já procede ao recrutamento de trabalhadores através deste rede. Por isso, é fundamental que lá esteja e, mais importante, saiba o que pode e deve fazer por lá.
Sobre o LinkedIn: o que precisa de saber
O LinkedIn é uma rede social para profissionais, um espaço de marketing pessoal e não para lazer como o Instagram ou o Facebook – é um espaço de networking.
Por que deve usar esta rede?
Através do LinkedIn o utilizador pode tornar publico o seu Curriculum Vitae, trabalhos e publicações sobre matérias que domina ou estuda, bem como recomendações de entidades e colegas e tem acesso a um universo de vagas de emprego na sua área profissional.
A plataforma permite, pois, a conexão entre pares da mesma área, mas cria também uma ponte com empresas, as quais usam (de um modo crescente) a plataforma para contratar novos trabalhadores.
O LinkedIn responde, ainda, de forma adequada às exigências do mercado atual, onde se destaca o teletrabalho ou trabalho remoto, bem como atividades exclusivamente digitais e online.
Hoje, candidatos e empregadores procuram processos ágeis e simples e esta rede social permite isso mesmo.
Como usar o LinkedIn: tudo o que deve saber
Um profissional que queira usar o LinkedIn deve, antes de mais, aceder à plataforma e registar-se com seu e-mail para criar um perfil.
Deve usar um endereço pessoal ao qual tenha acesso sempre. Evite utilizar um e-mail ligado a qualquer empresa da qual possa sair e perder o acesso.
O LinkedIn é grátis e permite publicar o percurso profissional, outras atividades e interesses, recomendações de colegas de profissão, conteúdos e outros, para além de fazer a ligação a outros utilizadores de interesse – pares e empresas – bem como ter acesso a vagas de emprego na área.
Há ainda uma versão pró, sujeita a subscrição, a qual permite ter acesso a mais ferramentas para, por exemplo, ver quem acedeu à sua página, bem como um melhor posicionamento nas pesquisas dentro da plataforma.
7 passos para um perfil de sucesso no LinkedIn
Após ter ter criado o perfil no LinkedIn, poderá clicar no topo da página para “visualizar perfil”. A partir daqui, vai construir a sua página.
O que contém o perfil?
Ao lado esquerdo da sua página existe o local para inserir a sua foto.
Escolha uma boa imagem, visível e sem qualquer exagero, adequada às funções profissionais que exerce e/ou às quais se candidata.
Encontra uma área para edição de informações básicas e breves. Por exemplo:
- Nome e apelido
- Formação
- Cargo profissional (que ocupa ou pretende ocupar)
- Principais funções ou competências
- Outras informações relevantes
Encontra uma segunda secção de informações. Aí deve inserir um resumo breve e interessante sobre o que já fez, atividades e competências em que se destacou, ou outras informações importantes.
Área onde é possível dar destaque, nomeadamente:
- Publicações (feitas no LinkedIn)
- Artigos da especialidade escritos por si
- Links para conteúdos online (preferencialmente, conteúdos da própria autoria)
- Imagens, apresentações ou documentos
Nesta secção, é possível inserir toda a experiência profissional – atual e passada – empresas, funções ocupadas e responsabilidades, de acordo com o que tem no CV.
- Nome da empresa (Muitas empresas já tem seu nome cadastrado, basta selecionar)
- Nome do cargo
- Tipo de emprego (tempo integral, freelancer, etc.)
- Data de início e fim;
- Descrição de todas as atividades inerentes à função
- Localidade
Caso tenha uma experiência muito vasta, escolha as funções mais importantes para o trabalho que deseja desempenhar no futuro.
Apresente as informações sobre a sua formação académica relevante para a área profissional onde atua ou pretende atuar: licenciatura, outros cursos, formações.
Pode fazer uma pesquisa usando o nome de uma pessoa ou empresa específica. Com as suas informações, o LinkedIn também começa a cruzar informações e apresentar perfis de colegas atuais ou do passado, através da ligação à mesma instituição de ensino ou entidade, por exemplo.
Adicione quem conhece de facto e que possa, inclusive, recomendá-lo. Mais do que a quantidade de contactos é importante a qualidade dos mesmos. O ideal que os mesmos abram caminho para os seus objetivos.
LinkedIn: outras informações
Trate todas as informações e conteúdos partilhados com cuidado e de forma adequada ao seu perfil e objetivos.
Mantenha-se ativo e atento a esta rede social e a todas as vagas que vão surgindo, bem como estabelecendo novos contactos , à semelhança do que faria se estivesse numa procura ativa diária de emprego.
Agora que sabe como usar o LinkedIn, comece já hoje e aumente as probabilidades de sucesso para a sua carreira.