Continua após a publicidade.
ad

O sonho de muitos brasileiros é tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma vez que ela implica na liberdade e fácil acessibilidade a qualquer lugar. Entretanto, é comum encontrar pessoas muito perdidas em relação a alguns pontos do processo, como é o caso da prova prática. Uma das preocupações, por exemplo, é o valor do documento.

Nesse sentido, se você está confuso com todos esses pontos e quer descobrir quando vai precisar desembolsar para finalmente tirar a habilitação, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de tudo.

Quem quer tirar a CNH precisa fazer a prova prática do Detran. Confira abaixo algumas informações relevantes sobre esse processo! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

A prova prática do Detran é obrigatória para tirar CNH?

Primeiramente, antes de saber mais sobre o valor da prova prática, é importante ter em mente para que ela é útil. Basicamente, trata-se de uma avaliação para que o candidato que quer tirar a CNH passe por uma avaliação que coloca em pauta tudo aquilo que ele aprendeu com as aulas teóricas e práticas de direção.

Continua após a publicidade..

A saber, essa é a principal forma que o Departamento de Trânsito possui para se certificar de que o candidato ao documento consegue, de fato, conduzir um veículo. Como a CNH é uma concessão e não um direito, todos os candidatos que precisarem do documento devem mostrar que têm destreza suficiente para pilotar nas ruas sem colocar a si mesmos ou outras pessoas em risco.

Em suma, a prova é, sim, obrigatória a todos que precisam tirar o documento. Durante a realização, o candidato precisa cumprir com um trajeto específico, em que vai fazer todo o procedimento correto para emitir a habilitação. Vale lembrar que esse exame é diferente dependendo de qual categoria o candidato precisa emitir.

Continua após a publicidade..

Em relação ao preço, ele muda em todos os estados, já que o Detran é um departamento regional. Em São Paulo, por exemplo, o preço da prova está em R$ 47,11, mas há lugares que que o valor pode variar para mais ou para menos, então é bom conferir onde você mora.

Veja também: LISTA revela acessórios para carro que são ILEGAIS e podem te custar MUITO CARO

Como consigo descobrir o valor?

Por fim, para descobrir o valor da prova do Detran, basta acessar o site do departamento do seu estado, uma vez que cada região pode cobrar uma quantia diferente. Confira:

  • Pesquise o site oficial do Detran do seu estado, atentando-se para não acessar uma página falsa;
  • Em seguida, acesse a página que fala sobre valores, serviços ou taxas;
  • Já dentro dessa seção, você pode procurar sobre preços que o Detran da sua região pratica em relação aos diferentes serviços, incluindo a prova prática, renovações, transferências, etc.;
  • Caso não consiga encontrar as informações que está procurando nessa plataforma, procure algum campo de buscar em que você possa digitar manualmente “taxas”, “preços” ou então “valores”;
  • Por último, se ainda assim você não conseguir encontrar as informações, busque um telefone ou e-mail de contato para perguntar a algum representante que trabalhe na unidade.

Veja também: Uber ATUALIZA os carros permitidos a atuarem na plataforma

Share.