Setembro traz de volta as rotinas. É altura de preparar o regresso às aulas com os seus filhos, com mais ou menos ansiedade à mistura.
Preparar o regresso às aulas é possível e conveniente para promover uma (re)integração escolar sem sobressaltos. Atente nas dicas que preparamos para si para que o regresso se faça de forma natural.
Muitas crianças encaram o regresso às aulas com alegria e antecipação: sentem saudades dos colegas e dos professores, e estão curiosos em relação às novas aprendizagens a realizar no ano letivo que se aproxima.
Mas para outras, porém, o regresso à escola representa antecipação, ansiedade e receio face aos novos desafios que esperam encontrar.
Afinal de contas, o regresso às aulas encerra inúmeras novidades, e implica, naturalmente, o fim das férias e da total liberdade.
Como preparar o regresso às aulas? 10 dicas
Para o ajudar a preparar o regresso às aulas dos seus filhos, aqui ficam as nossas sugestões. Veja, então, 10 dicas para preparar o regresso às aulas dos seus filhos.
Antes de começar sequer a pensar no novo ano letivo, faça com o seu filho um balanço do ano que passou: que resultados esperava ter, que resultados obteve, quais as relações mais positivas que construiu, quais os professores com que se sentiu mais motivado, que temas das disciplinas teve vontade de aprofundar fora da escola.
2.
Ajuste-se à idade e capacidade cognitiva do seu filho
Ao fazer este balanço, ajuste-se à idade da criança. Um adolescente tem uma grande capacidade de abstração, reflexão e autoanálise, mas uma criança de 8 anos certamente ainda não desenvolveu essas competências. O balanço de que falamos pode em muitos casos ser feito através de um desenho, de uma encenação ou do contar de uma história.
3.
Conversem sobre o novo ano letivo
Balanço feito, fale com o seu filho sobre o ano letivo que se avizinha: quem são os professores, quais são as matérias, o que espera dos novos colegas de turma, entre outras coisas. Pergunte ao seu filho quais as suas expectativas e receios.
4.
Envolva o seu filho na aquisição dos livros escolares
Alguma vez pôs o seu filho a calcular as despesas que a sua família tem com os livros? Este pode ser mais do que um exercício matemático para avivar a memória em relação a esta disciplina, sendo que pode ser também uma forma de consciencializar o seu filho de que a família investe na sua educação, de que há outras crianças que não têm facilidade em adquirir livros novos e de que há inclusive formas mais baratas e gratuitas de obter os livros escolares.
5.
Reciclagem e reaproveitamento de material escolar
Explique ao seu filho que a sustentabilidade é o futuro e que passa pela utilização responsável do material escolar e de todos os consumíveis associados. Reaproveitem cadernos, lápis, canetas e outros materiais e ou doem os que já não forem necessários.
6.
Faça um horário semanal com o seu filho
Ao preparar o regresso às aulas com o seu filho, é essencial incutir hábitos de gestão do tempo. Torne visível a distribuição de tarefas ao longo da semana criando um horário grande para afixar na parede. Este horário deve contemplar não apenas o estudo, mas também os momentos de lazer e as atividades extracurriculares.
7.
Organize um lanche de despedida das férias
Torne esta ideia uma rotina pela qual os seus filhos anseiam todos os anos – convide os melhores amigos e despeça-se das férias em grande!
Não subestime o efeito positivo de uma roupa nova na autoconfiança do seu filho, sobretudo se ele já estiver na adolescência! A partir dos 11/12 anos a integração no grupo de pares torna-se essencial ao sucesso escolar e, ainda que lhe pareça superficial, para o seu filho será da maior importância sentir-se bonito e bem preparado para causar impacto quando regressar à escola.
Na primeira semana, não seja tão rígido quanto aos horários de sono, que ainda podem estar balizados pela rotina de férias.
Junto com o seu filho, pense nos objetivos a atingir. Não apenas no que toca às notas, mas ao seu crescimento como pessoa.
Ensine ao seu filho a gratidão pela oportunidade de se educar! Pratique com ele a arte de se recordar, todos os dias, daquilo que correu bem na vida em geral e na escola em particular.
Uma última dica: promova um locus de controlo interno, ou seja, habitue o seu filho a responsabilizar-se pelos seus próprios sucessos e fracassos, evitando atribuí-los aos outros. Uma boa forma de modelar este comportamento é ser cooperante com a escola e com os professores, confiando-lhes plenamente o ensino e parte da educação do seu filho e sendo coerente com os ensinamentos vindos daquela instituição.
Bom regresso às aulas!