Continua após a publicidade.
ad

Palloff (2013) apresenta princípios relevantes na aprendizagem de adultos que devem ser considerados quando se planeja a capacitação de docentes para atuarem em ambientes virtuais. Dentre os princípios de Palloff, estão

I. Os adultos são intrinsecamente e extrinsecamente desmotivados a aprender.

II. Todos os adultos possuem formas preferidas de aprendizagem e processamento de informações.

III. Os adultos comumente participam de situações de aprendizagem.

IV. Os adultos desejam aplicar diretamente o que estão aprendendo.

Continua após a publicidade..

V. Os adultos preferem ser alunos ativos do que passivos.

Leia tambem: em que medida os direitos negligenciados dos cidadaos e a falta de perspectiva

Princípios Relevantes na Aprendizagem de Adultos

De acordo com Palloff (2013), ao planejar a capacitação de docentes para atuarem em ambientes virtuais, é importante considerar alguns princípios relevantes na aprendizagem de adultos. Esses princípios são:

Continua após a publicidade..

I. Os adultos são intrinseca e extrinsecamente desmotivados a aprender

A desmotivação dos adultos para aprender pode ser causada por fatores internos ou externos. Internamente, a falta de tempo, recursos ou habilidades para aprender pode afetar a motivação. Já os fatores externos, como o ambiente de trabalho, ou as circunstâncias pessoais, podem ser responsáveis por desmotivar os adultos.

II. Todos os adultos possuem formas preferidas de aprendizagem e processamento de informações

Os adultos tendem a ter uma forma preferida de aprender e processar informações, seja através da leitura, da audição, da visualização ou através da ação. É importante que os docentes estejam cientes dessas preferências para proporcionar uma experiência de aprendizagem satisfatória e eficaz para seus alunos.

III. Os adultos comumente participam de situações de aprendizagem

Os adultos frequentemente participam de situações de aprendizagem, seja para melhorar suas habilidades profissionais ou para satisfazer suas necessidades pessoais. É importante que os docentes compreendam essas necessidades e as atendam de maneira adequada.

IV. Os adultos desejam aplicar diretamente o que estão aprendendo

Os adultos tendem a querer aplicar diretamente o que estão aprendendo em suas vidas ou em suas carreiras. É importante que os docentes proporcionem oportunidades para que os alunos possam colocar em prática o que estão aprendendo.

V. Os adultos preferem ser alunos ativos do que passivos

Os adultos preferem participar ativamente do processo de aprendizagem, ao invés de apenas ouvir ou assistir a uma aula. É importante que os docentes proporcionem oportunidades para que os alunos possam participar ativamente da aula, por exemplo, através de discussões em grupo ou atividades práticas.

Em resumo, apenas as alternativas II, IV e V estão corretas

Share.