Super Marioo encanador mais famoso do mundo, não é apenas famoso por seus saltos prodigiosos ou por sua audácia de resgatar princesas (nem sempre sortudo), mas também é famosa por sua capacidade de Pesquise os céus tendo algumas penas míticas que o acompanharam em várias de suas aventuras.

Em Super Mario 64 y Super Mario Land 2: 6 Golden Coins Estas penas não são apenas um grande elemento de jogabilidademas também é um sinal do gênio de Shigeru Miyamoto e sua equipe na Nintendo para converter limitações em inovação; No entanto, quais são suas origens e o que as inspirou? Aqui vamos pensar em sua gênese.

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A pena de Super Mario Land 2: Um coelho que voa no garoto do jogo

Lançado em 1992 para o Game Boy, Super Mario Land 2: 6 Golden Coins Foi um ótimo marco para a saga portátil de Mario desde que Wario foi introduzido como o vilão da história e uma série de power-up única. Um deles o mais proeminente é a cenoura, um objeto que transforma Mario em «Rabbit Mario«, Dando ouvidos longos que eles usam para voar curtas distâncias e descer enquanto as mexendo.

Embora este jogo não contenha uma “caneta”, a cenoura desempenha um papel semelhante, que evoluirá nos títulos subsequentes, e seu design tem raízes curiosas.

Super Mario Land 2

Assim, a inspiração da cenoura parece ser uma mistura de criatividade e adaptação às limitações que o Game Boy teve. Em Super Mario Bros. 3, Mario já voou como “Mario Mapache” usando a cauda que ele acenou. Para Super Mario Land 2a equipe de desenvolvimento, sob a direção de Gunpei Yokoi, tentou dar uma aparência nova e especial que fazia sentido para o estilo excêntrico do jogo (não se esqueça que existem áreas dentro de uma tartaruga gigante e um mario robótico gigante).

Ouvidos de coelho não eram apenas um elemento visual Surpreendente de cor sólida na tela, que correspondia à estética de Super Mario Land, mas também transmitia um ar lúdico e surreal; Algo que de alguma forma se encaixa disse estética. Por outro lado, alguns fãs apontam para um Possível aceno para as histórias populares japonesas, nas quais os coelhos geralmente aparecem, embora a Nintendo não confirme esse relacionamento.

A cenoura também permitiu a Mario pular mais alto ou controlar melhor a descida, o que deu uma nuance estratégica aos diferentes níveis do jogo. Nesse sentido, esse power-up antecipou diretamente a mecânica de vôo que seria desenvolvida em entregas posteriores, como o próximo grande salto de Mario para 3D.

A caneta alada de Super Mario 64: do 2D a 3D Sky.

Com a chegada de Super Mario 64 Nintendo 64 Em 1996, o mundo dos videogames mudou para sempre. Este jogo levou Mario a um ambiente tridimensional, mas também aperfeiçoou a possibilidade de voar com a caneta aladaum objeto que transformou Mario em “Mario Alado” quando combinado com a tampa vermelha. A caneta alada permite que Mario decida de plataformas especiais e cruze o céu do castelo de Peach, em um mecânico que abriu as portas para uma exploração com a qual a saga não contava.

O Caneta aladapor outro lado, tem seu fundo em Super Mario World (1990)onde a camada permitiu que Mario planejasse e voasse depois de dar impulso. O próprio Shigeru Miyamoto, a cabeça do pensamento por trás da criação de Mario, explicou em várias entrevistas que a idéia de voar veio da vontade de melhorar as possibilidades de movimento nos jogos de plataforma.

Nos níveis de Super Mario World, a camada era um objeto básico que exigia capacidade de aprender a dominare seu sucesso levou a equipe a mudar sua idéia para o ambiente 3D. No entanto, no título de Super Mario 64as possibilidades técnicas e o design do jogo fizeram o voo: a caneta alada só poderia ser adquirida em determinados pontos do mapa e com um prazo, o que contribuiu para o desenvolvimento do jogo em um mundo aberto.

É uma curiosidade que a escolha de uma caneta como símbolo tenha um significado funcional e estético. No design minimalista do Nintendo 64, um pequeno objeto como uma caneta era fácil de representar, e que se encaixava muito bem com o essência da leveza e liberdade. Alguns até teorizam que Miyamoto também poderia ter pensado em mitologia ou literatura, como as asas de Icaro ou penas mágicas de histórias populares, embora ele próprio tenha afirmado que sempre quis resolvê -lo de uma maneira mais funcional do que narrativa: “simplesmente os fez voar”.
Da cenoura à caneta: algumas asas com história

A cenoura de Super Mario Land 2 e a caneta alada do Super Mario 64 cumpriram diferentes funções

Ambos mostram a capacidade da Nintendo de reconstruir a ideia de voo em cada contexto diferente. A primeira foi uma solução criativa para um sistema portátil com limitações gráficas; O segundo foi um Uso do Nintendo 64 Potencial para criar uma experiência inesquecível em três dimensões.

A existência dessas “asas” de Mario é um sinal do trabalho da equipe de desenvolvimento que tinha idéias anteriores (o Mario Mapache ou a camada) e as tornou novas, mas com a intenção de surpreender ou divertir os jogadores.

Hoje, em 2025, enquanto comemoramos quase três décadas do lançamento do Super Mario 64, as penas continuam sendo uma expressão emblemática da liberdade que Mario nos manteve em suas aventuras: qual é o seu intensificador favorito para voar com o encanador?

https://www.youtube.com/watch?v=f1fgbvhc320

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