Para alguns é uma tarefa fácil, mas para outros, saber o que vestir para uma entrevista é uma verdadeira preocupação.
Se tem uma entrevista para um novo trabalho marcada, vai querer dar o seu melhor. Mas, sabe o que vestir para uma entrevista de emprego para ter sucesso? Dizemos-lhe já de seguida.
É inevitável: mesmo antes de proferirmos a primeira palavra, já a nossa presença física se fez notar e já causou uma primeira impressão. Esta primeira impressão baseia-se, sobretudo, na forma como estamos vestidos.
A primeira impressão que se causa perante um potencial empregador é imensamente importante. Quando nos encontramos com o recrutador pela primeira vez, este forma imediatamente uma opinião sobre nós com base em elementos não-verbais – incluindo como nos vestimos e como agimos, em que tom de voz falamos e como estabelecemos contacto visual.
Independentemente do ambiente de trabalho da empresa a que se candidata, é importante vestir-se profissionalmente para uma entrevista de emprego.
O dress code é sempre relativo e varia conforme a cultura da empresa
Cada setor de atividade tem expectativas diferentes de como os seus empregados se devem vestir. O dress code pode variar muito dependendo da empresa, do tipo de atividade e da localização. Por exemplo, uma start-up tecnológica pode franzir o sobrolho a alguém que se veste de fato e gravata, enquanto um banco pode reagir da mesma forma a alguém que se veste de jeans, pólo e sapatilhas.
Sendo unânime a opinião de que cada empresa possui uma noção de dress code diferente, também é do senso comum aceitar que existe uma forma de vestir mais adequada a entrevista de emprego.
Formal ou casual?
Antes de mais, a entrevista que tem marcada tem um caráter formal ou casual?
Como se vestir para uma entrevista de emprego para uma grande empresa, onde reina a formalidade? Quando a formalidade é a chave, o vestuário usado pelos homens deverá incluir:
- Um fato de boa qualidade, de cor sóbria (cinza escuro, azul marinho, ou preto) lavado e limpo;
- Camisa de manga comprida branca ou com cor a condizer com o fato;
- Cinto de pele;
- Gravata;
- Meias escuras e sapatos de couro sóbrios, bem limpos;
- Joias: nenhumas ou colocadas de forma muito sóbria;
- Cabelo, barba e unhas bem cuidados e impecavelmente limpos.
Para as mulheres, o desafio é maior, devido a um infinito leque de opções disponíveis.
- Um fato de boa qualidade, de cor sólida (cinza escuro, azul marinho, ou preto) lavado e limpo deverá ser o ponto de partida;
- Se usar saia, que o seu comprimento esteja à altura do joelho ou ligeiramente abaixo;
- Blusa coordenada;
- Sapatos sóbrios;
- Poucas joias;
- Maquilhagem sóbria e perfume em doses moderadas;
- Cabelo e unhas bem cuidados e impecavelmente limpos.
Informalidade
Se estiver a candidatar-se a uma organização e/ou função onde predomina um dress code casual, pode optar por um visual mais relaxado no dia da entrevista. No entanto, como ainda não conhece a empresa ou o ambiente de trabalho, não abuse da informalidade e lembre-se que é possível ser casual sem exageros. Jogue pelo seguro.
Em todo o caso, estão expressamente proibidos:
- Calças ou casacos de ganga rasgados ou de cor clara;
- Sapatilhas (há ambientes em que ninguém vai reparar nelas, mas não é sempre assim – por isso, analise o cargo para o qual se candidata e a empresa);
- Excesso de acessórios ou de maquilhagem;
- Poucos cuidados com a higiene.
Agora que já sabe como se vestir, basta preparar o conteúdo da entrevista. Boa sorte.