Continua após a publicidade.
ad

A Nintendo está presente na indústria de videogames há quase 4 décadas. A franquia entrou em cena com duas das sagas mais importantes da história dos videogames.: Super Mario e A Lenda de Zelda. Duas franquias que depois quase 40 anos, conseguiram manter a sua popularidade, tornando-se dois verdadeiros emblemas da Nintendo e da história dos videojogos a nível internacional. O status de ambas as sagas permaneceu no topo da pirâmide de sucesso da Nintendo.

Por que a Nintendo conseguiu garantir que ambas as sagas continuassem sendo as favoritas do público mesmo 4 décadas depois? É difícil manter o sucesso de um jogo por tanto tempo, e até aumentá-lo com o passar dos anos. Neste artigo vamos nos aprofundar nas razões pelas quais tanto Super Mario quanto The Legend of Zelda conseguiram permanecer no topo da crista da onda de sucesso da Nintendo durante 40 anos e daqueles que permanecem.

As palavras de Takashi Tezuka

Nintendo nos conta por que Zelda e Super Mario se tornaram lendas por quase 4 décadas

Uma das chaves que, ao longo do tempo, a franquia Super Mario conseguiu se encaixar tão beme tendo se expandido tanto e sempre com sucesso, reside segundo o produtor da série, Takashi Tezuka, na permanência da equipe envolvida desde os primórdios da saga. Isto se tornando uma peça fundamental para manter não só esta série, se não também The Legend of Zelda. Esse conhecimento e forma de trabalhar foram repassados ​​às novas gerações de desenvolvedores e roteiristas.

Mantendo assim Super Mario e A Lenda de Zelda como líderes da indústria. Abaixo deixamos alguns Palavras diretas de Tezuka sobre este assunto:

“Muitos deles já trabalham nessas franquias há muito tempo. Por exemplo, o Sr. Eiji Aonuma tornou-se parte da equipe Zelda em algum momento e esteve lá o tempo todo, e para Mario, sou eu! Acho que algo muito importante para a série Mario, claro, é o nível. “Essa é a filosofia de design.”

A filosofia da Nintendo quase não mudou em relação às duas franquias

Super Mário Galáxia

Continua após a publicidade..

A filosofia de design de níveis da Nintendo quase não mudou ao longo dos anos. Esta essência Tem sido essencial manter um público fiel ao longo das décadas, além de construir ambas as franquias como emblemas indiscutíveis da empresa japonesa. A franquia Super Mario tornou-se de facto a face mais visível da Nintendo desde a sua estreia em 1985. Takashi Tezuka também deixou declarações exclusivas sobre este tema:

“Quando criamos cada curso individual, continuamos iterando, continuamos pesquisando, continuamos trabalhando nele até acharmos que é interessante; Se é interessante ou divertido brincar, é porque alguém tornou isso divertido. Uma característica importante dos jogos de rolagem lateral 2D é que você ainda pode fazer alterações no curso durante o estágio final de desenvolvimento. Claro, isso não pode ser alcançado sem excelentes ferramentas de edição de cursos. Acho importante ter tenacidade e continuar a lutar para melhorar até ao fim, referindo-se ao feedback dos grupos focais.”

O fato de a Nintendo ter priorizado o legado e a forma de trabalhar em sua mais pura essência fez com que Super Mario e Zelda permaneceram duas grandes sagas com o passar do tempo, e que em muitos casos até melhoraram em relação às suas origens.

Shigeru Miyamoto e a jogabilidade de Super Mario e outros jogos

Nintendo nos conta por que Zelda e Super Mario se tornaram lendas por quase 4 décadas

Para o criador de Mario, Shigeru Miyamoto, a jogabilidade de Super Mario o catapultou como um dos melhores jogos de plataforma, até se tornar o rei absoluto do gênero. E com Zelda mais do mesmo, começou de uma certa forma, e ao longo dos anos, a Nintendo soube adaptar-se às exigências e mudanças dos jogos de fantasia, aventura e acção. Dando-nos ótimos jogos como Wind WakerPrincesa do Crepúsculo e BOTW, TOTK.

Continua após a publicidade..

“É muito intuitivo porque quando você vê um buraco no chão você sabe que deve pular; quando há um lugar alto, você quer escalá-lo. Quando ocorre essa conexão intuitiva e direta, as pessoas são encorajadas a dizer: ‘Quero tentar isto. Eu quero chegar lá. Eu quero desafiar isso. E então, com isso, eles são recompensados ​​com outras experiências de jogo.

Esse feedback que cria, acho que é esse o tipo de jogo que Mario é, e é provavelmente por isso que pode ser tão atraente para tantas pessoas diferentes de ambas as idades. mas também entre culturas e países.”

O grande compromisso da Nintendo é ouvir sempre a comunidade, e não só isso, sabendo adaptar os seus jogos ao que os fãs exigem. The Legend of Zelda deu um passo ousado com a chegada de Breath of the Wild, que acabou se tornando GOTY e um grande sucesso para Nintendo Switch e para acabar com o legado do Wii U. Super Mario continua sendo o rei da Nintendo, e seu mais recente salto no mundo cinematográfico fez a Nintendo admitir que deseja se expandir como indústria do entretenimento em geral. E não apenas videogames.

As palavras de Hidemaro Fujibayashi

Nintendo nos conta por que Zelda e Super Mario se tornaram lendas por quase 4 décadas

Hidemaro Fujibayashi ocupou o cargo de diretor de Zelda, tendo dirigido projetos como BOTW, Tears of the Kingdom e Skyward Sword. O objetivo de Zelda é manter a essência no tradição e a personalidade dos personagens, independentemente da jogabilidade que um determinado título possa ou não ter. Uma jogada arriscada da Nintendo, mas que tem sido canalizada num caminho de desenvolvimento correto e necessário também para chegar a novos utilizadores e também fazer com que os mais veteranos se apaixonem.

“Acho que parte disso tem a ver com o fato de termos um conjunto único e diversificado de pessoas em nossas equipes que têm todos os tipos de hobbies; Não são apenas as pessoas que jogam. E eles têm hobbies que gostam, aproveitam a diversão que vivenciam na vida real e tentam colocar a essência desses elementos nos jogos que criam. “Ter aquele ambiente onde possam desenvolver e usar livremente sua criatividade.” Acho que incluí-los nos jogos em que estão trabalhando desempenha um papel fundamental na criação de jogos muito diversos e únicos.”

O brainstorming, o desenvolvimento do personagem e a complexidade do enredo contado em Zelda, está entrelaçado com a essência mais pura da franquia. O que tem sido fundamental para o seu crescimento e para agregar fãs e seguidores década após década. Zelda está sujeito a mudanças, mas a necessidade contínua da Nintendo de permanecer fiel à essência de The Legend of Zelda é, em última análise, o segredo do seu sucesso.

  • Isso, e não descurando a opinião dos jogadores, de onde quer que venham e o que quer que sejam.

O legado de Super Mário

Super Mário Maravilha

Abaixo deixamos um link direto para nosso artigo sobre todos os jogos Super Mario ordenados por data de lançamento. Estamos diante da saga que É a joia da coroa da Nintendo atualmente. Você estaria disposto a se juntar a nós na revisão de quase 40 anos de história?

O legado de The Legend of Zelda

Zelda

The Legend of Zelda deixou histórias durante décadas que teceram a tradição mais complexa e rica do universo Nintendo. para que você saiba mais sobre a franquia e o impacto que teve no Grande N Japonês, convidamos você a ler nosso artigo sobre todas as corridas de Zelda, bem como todos os jogos e sua cronologia.

Share.