Em junho deste ano foi feito um levantamento por parte do Serasa que indicou que o Brasil conta com um número de 71,45 milhões de brasileiros com o nome sujo. Em relação ao mês anterior, houve uma queda de 450 mil pessoas em situação de inadimplência. Apesar da queda ser uma notícia positiva, o número de negativados no Brasil ainda é bastante preocupante.
A inadimplência é encarada pelo governo federal como um grande problema, isso porque ela impede que a economia gire de forma eficiente. Além disso, as pessoas que estão com o nome sujo ficam impedidas de ter acesso a uma série de serviços financeiros que são oferecidos pelos bancos e outras empresas, como a contratação de cartão de crédito. Em algumas instituições, essas pessoas não conseguem nem mesmo abrir uma conta corrente.
Pensando nisso, o governo federal disponibilizou o programa Desenrola Brasil, que possibilita que os inadimplentes renegociem suas dívidas com descontos. Em breve, começará uma nova rodada do programa e o governo estabeleceu um novo prazo de adesão. Portanto, confira a seguir até quando é possível participar do programa!

Governo estabelece novo prazo de inscrição no Desenrola Brasil
Na próxima terça-feira (12) chega ao fim o prazo de término para a inscrição dos bancos e outros credores que estejam interessados em participar do programa Desenrola Brasil. Até a data em questão, o serviço da plataforma ficará disponível para todas as empresas que possuem débitos em aberto para receber dos negativados, conforme enfatizado pelo Ministério da Fazenda. A princípio, o prazo teria chegado ao fim no dia 9 de setembro, porém foi estendido para que mais empresas pudessem se inscrever.
A lista de credores que têm direito a participar do Desenrola inclui bancos, companhias de água e saneamento, varejistas e até mesmo distribuidoras de eletricidade. Depois de ser feito o cadastro, é possível identificar as suas dívidas e ainda atualizar os valores. De acordo com o informado pelo Ministério da Fazenda, os credores terão até a data do dia 12 de setembro para concluir a sua habilitação ao Desenrola. O processo pode ser feito através do Portal do Credor (sso.negociedigital.com.br)
Confira também: Mais de 1,25 MILHÕES de pessoas tiveram seus nomes LIMPOS com a ajuda do Governo: veja você também como aproveitar
Saiba mais sobre a segunda fase de negociações do Desenrola Brasil!
Vale ressaltar ainda que o período de inscrição dos credores teve início no último dia 28 e este é um processo importante para que o governo possa dar sequência a segunda fase do Desenrola, que será responsável por negociar as dívidas das pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A expectativa do Ministério da Fazenda é que o início da negociação para público alvo da segunda fase ocorra ainda neste mês de setembro. É importante enfatizar também que todas as fases do programa chegaram ao fim no dia 31 de dezembro deste ano.
Saiba mais: Desenrola Brasil em setembro: CONSULTA de novas dívidas e renegociação através do CELULAR