Continua após a publicidade.
ad

Descubra estratégias práticas para combater a exaustão após um dia de trabalho e viver com mais qualidade de vida!

A rotina diária intensa, muitas vezes, é causa direta da exaustão após um dia de trabalho. É muito comum as pessoas sentirem muito cansaço e pouca energia para o resto do dia.

Se é frequente sentir muito cansaço depois do trabalho e se identifica com a metáfora:  “Parece que me passou um autocarro em cima”; é sinal que é necessário parar e decidir o que mudar.

O problema é que este cansaço diário compromete a produtividade no trabalho, mas também a saúde mental e relações pessoais. Geralmente, depois do trabalho, é quando acontecem momentos de lazer, autocuidado e interação com a família e os amigos.

Para evitar que essa exaustão se torne constante na sua vida, é crucial adotar estratégias para preservar a sua energia e promover um equilíbrio saudável entre a esfera profissional e pessoal, aumentando a sua qualidade de vida.

Exaustão após um dia de trabalho: gestão eficiente

Um dos primeiros passos para evitar a exaustão após um dia de trabalho é aprender a gerir eficientemente a energia ao longo do dia. Aqui estão algumas práticas que podem fazer a diferença:

Continua após a publicidade..

1.

Evite reuniões seguidas

Uma das boas práticas é distribuir as reuniões que tem ao longo do dia, em vez de tê-las seguidas. Deve existir pelo menos uma pausa de 10 minutos entre reuniões para esticar as pernas, recarregar energias e mudar o foco para uma nova temática.

2.

Continua após a publicidade..

Faça pausas estratégicas

Quando estabelece o seu horário de trabalho, deve incluir também as pausas regulares que pretende fazer durante o dia. Essas pausas são essenciais para recarregar a energia do cérebro, tendo como consequência maior bem-estar e maior eficácia no trabalho.

3.

Organize as suas tarefas

Se tiver clareza relativamente às tarefas importantes e necessárias para cada dia, vai conseguir reduzir a ansiedade e gerir o tempo de forma mais tranquila ao longo do dia. É fundamental não sentirmos que estamos constantemente a correr “atrás do prejuízo” na gestão da energia diária.

4.

Varie as tarefas ao longo do dia

Ao alternar diferentes tipos de tarefas ao longo do dia, evita o tédio, diminui a monotonia e mantém o cérebro ativo por mais tempo.

Para evitar o cansaço extremo e aumentar a sua produtividade, deve cuidar da sua saúde.

  • Beber água durante o dia: embora seja difícil de identificar no momento, a desidratação é uma das responsáveis pela sensação de cansaço.
  • Alimentação cuidada: deve optar, na maior parte das vezes, por uma dieta equilibrada, evitando o excesso de gordura. Desta forma, vai sentir mais energia ao longo do dia, pois diminui a concentração de energia necessária na digestão.
  • Qualidade do sono: garanta um número adequado de horas de sono e evite o uso excessivo de tecnologia antes de dormir, pois pode interferir na qualidade do sono.
  • Exercício físico: integre atividade física na sua rotina para promover o bem-estar físico e mental. Comece apenas com 10 minutos se não estiver habituado, lembrando que o cansaço após o exercício físico não é o mesmo após um dia de trabalho.

Esteja atento aos sinais de alerta

As ações individuais mencionadas vão ajudar muito a reduzir o sentimento de exaustão após um dia de trabalho, mas é importante estar atento a estes dois pontos quando estiver a analisar o seu cansaço excessivo:

  • Procurar especialistas: mantenha os check-ups regulares em dia, consultando médicos e psicólogos para analisar a gravidade do cansaço.
  • Analisar a cultura de trabalho: esteja atento ao ambiente de trabalho para garantir que as condições de trabalho são adequadas e que o bem-estar é um tópico valorizado.

Ao seguir estas estratégias, não vai combater apenas a fadiga depois do trabalho, mas melhorar a qualidade da sua vida como um todo. Cuidar de si é essencial para alcançar sucesso na vida profissional e pessoal!

Share.