O Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil pode ser considerado muito baixo se analisado a grande maioria dos estados e localidades do território. Muitas famílias, inacreditavelmente, tem os benefícios sociais com sua única fonte de renda e manutenção gerando uma alta necessidade de intervenção estatal.

Diante disso, as Secretarias Municipais de Assistência Social possuem uma ferramenta de oferta capaz de oferecer diversos programas e auxílios à população necessitada. Esta ferramenta é conhecida por Cadastro Único e pode ser acessada através dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município ou bairro.

Dessa forma, se está curioso em saber quais são esses benefícios e se você pode ser beneficiado através do cadastramento no CadÚnico, fique atendo às informações fornecidas abaixo.

Programas e benefícios ofertados pelo CadÚnico Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Os principais auxílios fornecidos através do cadastro no CadÚnico

Às famílias que vivem com a quantia de meio salário mínimo por pessoa podem estar inscritas no Cadastro Único, porém, cada benefício tem a sua própria lista de critérios, então além de preencher aos critérios do Cadastro, para o acesso a estes auxílios é preciso também atender aos critérios de cada um de forma individual e específica.

O Cadastro oferece bolsa-família, auxílio-gás, minha casa minha vida, aposentadoria para baixa renda, bolsa verde, carteirinha do idoso, carta social, programa de fomento às atividades produtivas e rurais, passe livre para PCD, isenção nas taxas de concursos públicos, programa de erradicação do trabalho infantil (PETI), telefone popular, Brasil carinhoso, Pro jovem adolescente, programa de cisternas e tarifa social da energia elétrica. Infelizmente, em alguns casos locais há deficiência na entrega precisando voltar a ser recorrido.

No site do Gov você pode encontrar a disposição dos critérios de cada um, ou, na necessidade, os técnicos de nível superior dos CRAS podem orientar devidamente sobre quais estes critérios e se você poderá ser atendido em algum desses auxílios.

Veja também: PRESENTE para os inscritos no Cadastro Único: aumento de R$ 350 está CHEGANDO

Como fazer a sua inscrição

O assistente social do CRAS de sua localidade irá realizar junto a você uma escuta de caráter social para fornecimento de informações e orientações sobre sua situação. Nessa oportunidade ele irá pedir o acesso aos seus documentos, identidade, comprovante de endereço, comprovação de renda familiar e caso enxergue a necessidade, lhe fará uma visita domiciliar afim de avaliar a situação. Através dessa ação será construído um documento de relatório e parecer social que constará os seus dados e a opinião final do profissional sobre o fornecimento dos benefícios do Cadastro.

Se a opinião profissional se mostrar favorável, seu relatório será encaminhado para o gestor dos programas que lhe comunicará e agendará a sua entrevista social. Depois disso, seu cadastro será disponibilizado no sistema e você poderá ter acesso a todos os auxílios dispostos mediante conhecimento e direcionamento do profissional assistente social.

Lembrando que você também pode entrar em contato com um assistente social empreendedor para ter o seu atendimento totalmente personalizado.

Veja também: Critérios do Bolsa Família foram ATUALIZADOS; descubra AGORA o que mudou

Share.