Já sabemos que o conteúdo do seu CV é o mais importante, mas as empresas estão cada vez mais exigentes e valorizam formas criativas de entregar o CV!
E nunca foi tão importante demonstrar o quão é diferentes dos demais. Afinal, as empresas recebem milhares de currículos constantemente e o seu não pode ser mais um no monte de emails que não são sequer lidos… Há que marcar quem o recebe.
Então, aprenda a levar o seu currículo à “pole position”. Fique com as nossas 7 sugestões!
INVESTIR EM FORMAS CRIATIVAS DE ENTREGAR O CV PARA SER IMBATÍVEL
A apresentação de um CV não pode falhar: o modo como o candidato investe numa apresentação perante um empregador com o objetivo de este vir a mostrar interesse em contratá-lo é de vital importância.
É uma primeira impressão, é verdade, mas é uma primeira impressão que poderá fazer toda a diferença, entre um CV que seja deixado numa gaveta no meio de tantos outros, ou um CV que faça com que quem pegue nele tenha curiosidade em ler tudo e conhecer o trabalho do candidato em questão.
Poderá ser um erro considerar que apenas os setores diretamente ligados à criatividade e às artes dão importância a um CV inovador. Qualquer área profissional pode ser suscetível às formas criativas de entregar o CV.
De seguida, damos 7 exemplos de como fazer chegar o seu currículo de forma criativa e diferenciadora à empresa dos seus sonhos.
É importante criar uma embalagem especificamente para o seu CV, como se fosse parte dele e pudesse ela mesma demonstrar parte das suas competências. Uma embalagem cuidada e visualmente apelativa, rica em conteúdo, transmite uma imagem positiva do seu trabalho. Nela poderá incluir, por exemplo, além do CV, um portefólio, uma carta de motivação e outros documentos que sejam pertinentes.
Apresentar um CV animado digitalmente pode trazer-lhe um fator de diferenciação extra. Se considera que quem vai avaliar o seu CV poderá valorizar uma proposta arrojada, avance. Este tipo de abordagem tem a vantagem de poder ser feita por e-mail.
É importante não ceder à tentação de tornar o seu CV público, em redes sociais como o LinkedIn ou o Facebook. Faça do envio deste currículo um momento especial e exclusivo para a empresa!
3
Imprima o CV num objeto inusitado
Aqui está algo realmente corajoso e uma das formas mais criativas de entregar um CV. Por que não imprimir o seu CV num objeto completamente inusitado? O segredo não é apenas chocar por ser uma ideia fora do normal, mas sim fazê-lo com um propósito.
É importante, mais uma vez, que a ideia por trás da escolha do objeto seja coerente com o seu CV ou com o emprego a que concorre, e que seja comunicada de forma eficiente, ou seja, que comunique claramente a intenção.
Exemplos: caixas de chocolates, caixas de medicamentos, skates, pautas de música, guardanapos, mapas, garrafas, tshirts, entre outros.
Porque não enviar embutido no seu CV um código QR, cuja leitura remeta para uma faixa áudio consigo a falar, ou um ficheiro vídeo em que mostre mais do seu trabalho?
Esta é uma das formas criativas de entregar o CV mais inusitadas, mas muito atual e que pode impressionar.
5
Experimente o currículo em vídeo
Um CV em vídeo é uma forma divertida de se apresentar e tem impacto. Faça um pequeno vídeo de, no máximo, 2 minutos. Descreva as suas experiências e qualificações. Inclua música de fundo, gráficos e imagens.
Procure a iluminação, a apresentação e o enquadramento certos. Quando enviar o vídeo por e-mail ou através de um link, anexe uma cópia do seu currículo tradicional para que o empregador possa usá-lo nos processos administrativos internos.
Os infográficos vivem neste momento uma espécie de estado de graça. Muito usados a nível das redes sociais atualmente, não há dúvida de que estão na moda. Infográficos são textos visuais explicativos e informativos associados a elementos não verbais, tais como imagens, sons, gráficos, ou links, e é algo que sem dúvida chama a atenção.
Existem muitos serviços online que oferecem ferramentas para projetar infográficos sem a necessidade de se possuir especializado em design, como o Canva, o Easel.ly ou Infogr.am.
Esta é, portanto, uma das formas criativas de entregar o CV que pode mesmo marcar a diferença.
7
Estenda o CV às redes sociais
As redes sociais são ferramentas que, se usadas de forma adequada, podem ajudar um CV a ter mais alcance. É bom que tenha um currículo atualizado no LinkedIn e que use essa rede frequentemente, mas não se fique por aí: existem plataformas online onde os currículos podem ser criados em forma de um site.
Criar um site pessoal, com aspeto profissional, e que contenha o seu CV, quem sabe até com mais informação do que o disponibilizado em papel, como se fosse um bónus para quem quer saber mais sobre o seu trabalho.
Ao abordar as empresas usando estratégias criativas, corre o risco de não ser bem interpretado, por isso, aconselhamos cautela e bom senso na altura de definir a sua estratégia de comunicação com o mercado de trabalho.
Já sabe que, se preferir, pode sempre voltar à forma mais tradicional de envio do currículo: por email ou por correio. Sem esquecer que as visitas presenciais às empresas podem, quando bem preparadas, ter um bom resultado para os candidatos.