O ano de 2023 foi um ano que ficará para a história como um dos mais impressionantes da história, com um amplo catálogo de lançamentos importantes e até mais alguns programados para serem lançados. Sem dúvida um ano turbinado onde grandes produções AAA como a cena indie puderam brilhar. Neste mês de outubro teremos um dos lançamentos AA mais esperados de 2023, do desenvolvedor polonês Mais um nível, isso vem até nós Corredor Fantasma 2sequência do grande Corredor Fantasma lançado em 2020. Um jogo que não reinventa a roda, mas expande os pontos fortes do primeiro. Vamos ver o que esta nova aventura do nosso protagonista “Jack” nos traz neste mundo distópico e futurista.
História
A história de Ghostrunner 2 nos coloca mais uma vez no controle do protagonista “Jack”, Ghostrunner que derrotou na primeira parcela o criador e visionário da torre Dharma, “O Arquiteto”, isso com o objetivo de alcançar a “verdadeira liberdade” aos humanos que residem sob esta grande torre que serve como o único refúgio habitável no planeta Terra.
Um ano depois de derrotar o arquiteto, “Jack” e sua facção “Escaladores“eles ainda estão em guerra com outras facções que querem assumir o controle; a paz e a liberdade nunca chegaram, o modo do caos prevalece em outras formas.
Somado a esse caos está um misterioso grupo de Ghostrunners, os chamados “Asura”. Este grupo conhece Jack muito bem e tem planos misteriosos para a Torre Dharma e todos os seus habitantes. A história do jogo se concentra em investigar o que esse grupo quer e confrontar seus principais membros.
Jogabilidade
Corredor Fantasma 2, Assim como seu antecessor, é um jogo de ação e plataforma em primeira pessoa. Onde qualquer erro nos custa a vida. Um erro no salto? Morte, você não se esquivou de uma bala a tempo? Morte. As mortes em Ghostrunner 2 são uma parte essencial do design do jogo, uma vez que serão necessárias muitas tentativas e erros nos vários desafios de plataforma e combate que o jogo nos apresenta ao longo de toda a sua campanha.
O jogo exige a atenção do jogador o tempo todo e o recompensa, proporcionando uma experiência de ação como poucos jogos do setor conseguem.
Vale ressaltar que a dificuldade do jogo pode ser bastante alta no início, mas à medida que nos adaptamos às suas mecânicas de combate, aos inimigos, aos movimentos do nosso personagem e a todas as mecânicas que o jogo nos oferece, essa dificuldade cai consideravelmente. Por isso é aconselhável não se frustrar com as mortes e simplesmente tentar aprender os padrões e buscar as opções mais viáveis para superar os desafios do jogo.
Se uma comparação pudesse ser feita, poderia-se dizer que Ghostrunner 2 é um Hotline Miami, no sentido de que tantos de nossos inimigos quanto nós morremos com um golpe e isso requer tentativa e erro do jogador para superar com sucesso seus níveis.
No repertório de movimentos que temos são:
- Gancho (porque todo bom jogo de plataforma tem um)
- Nossa Katana como nossa arma principal
- Shurikens que podemos lançar contra nossos inimigos ou seções da plataforma
- A tempestade (uma habilidade que nos permite empurrar objetos e enviar nossos inimigos pelos ares)
- Habilidade de sombra (uma habilidade que nos permite desaparecer e deixar uma cópia de nós mesmos para distrair os inimigos)
Além desses movimentos, podemos equipar fichas que nos darão buffs e melhorias passivas e ativas ao nosso personagem. Existem mais de 30 fichas no jogo que podemos comprar durante a campanha e elas nos permitem personalizar nosso personagem de acordo com nosso estilo de jogo.
Também podemos nos equipar com “Ultimate skills”, habilidades especiais que carregam com o tempo e/ou conforme matamos os inimigos pelo caminho. Essas habilidades vão desde um simples raio que desacelera o tempo e elimina tudo que toca, até uma habilidade de desaceleração prolongada para eliminar inimigos ou sair de uma situação perigosa no meio das batalhas.
O jogo oferece bastante flexibilidade na forma como pode ser jogado e se adapta perfeitamente às preferências do jogador.
Uma novidade que a desenvolvedora trouxe para sua sequência foi a motocicleta, que utilizamos em diversos níveis e se adapta perfeitamente à ação frenética e maluca do jogo. Nesta motocicleta veremos as cenas de ação mais loucas deste jogo e possivelmente as mais intensas do mercado de videogames atualmente.
Seção gráfica e artística
Em termos de gráficos e arte, temos um jogo que é definitivamente uma das melhores demonstrações em ação do jogo. Motor irreal 4. Iluminação, sombras, detalhes dos níveis, tudo neste jogo parece espetacular.
Levando em consideração que este projeto não teve o mesmo orçamento de uma mega produção AAA, o nível de atenção aos detalhes e a fidelidade gráfica alcançada pela equipe são de aplaudir.
Esta seção gráfica é acompanhada por uma direção artística impecável. Ghostrunner 2 é um jogo com uma direção de arte majestosa, em que as luzes neon, o design dos personagens, a atmosfera Cyberpunk, as estruturas supermodernas, a tecnologia, absolutamente tudo é cuidado, até o menor detalhe foi levado em consideração. A secção artística é tão boa que bastando olhar para o jogo podemos ter uma ideia do mundo de Ghostrunner 2 e dos possíveis temas que o jogo terá. Excelente trabalho da equipe One More Level!
Música
Novamente o compositor Daniel Deluxe Ele retorna como personagem principal desta sequência com diversos colaboradores em diversas músicas do jogo. A trilha sonora do jogo capta a essência do jogo, é ação, é frenética, é um mundo distópico, tecnologia avançada, sociedade disfuncional, tudo isso é transmitido pela música deste jogo. Excelente trabalho nesta seção.
Veredicto
Ghostrunner 2 não reinventa a roda. Como qualquer boa sequência, ele se concentra em polir a mecânica existente, adicionando novas mecânicas que expandem o jogo de maneiras novas e interessantes. É um jogo totalmente consistente com o seu primeiro capítulo nos aspectos narrativo, jogável, artístico e sonoro.
É um jogo altamente recomendado para qualquer jogador que queira um título desafiador, intenso e que exija total atenção do jogador.
Embora a dificuldade do jogo possa ser um detrator para muitos jogadores, isso não deve assustar ninguém, pois o jogo é bastante viciante e divertido e quanto mais você joga, melhor entende sua mecânica, melhoramos como jogador e a dificuldade reduz consideravelmente.
Ghostrunner 2 estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC em 26 de outubro de 2023. Esta análise foi realizada no PS5 e a cópia do jogo foi graças à 505 Games.
Cada Review sob o selo GameOverLA contém uma opinião independente, não somos afiliados a nenhuma empresa de videogame, o que nos permite fornecer opiniões e coberturas noticiosas menos convencionais sem propaganda.