Continua após a publicidade.
ad

Sim, pode ser mais produtivo nos dias de folga sem que isso implique, necessariamente, continuar a trabalhar. A vida pessoal também é importante e há que dedicar-lhe tempo, espaço e energia.

Para descobrir formas de ser mais produtivo nos dias de folga, fizemos uma lista de algumas das mais simples e importantes, para que possa testar e atestar a sua eficácia.

Seja a fazer algo de que gosta e lhe faz bem, mas que não consegue fazer em dias de trabalho ou usufruir da companhia daqueles de quem mais gosta sem preocupações, ou ainda a organizar um cantinho de casa, muitas são as maneiras de desligar dos afazeres profissionais e recarregar baterias. Porque a vida não é só trabalhar e porque para trabalhar mais e melhor há que manter o equilíbrio e também produzir boas memórias.

Explicamos-lhe, de seguida, o que pode fazer para conseguir ser mais produtivo em dias de folga.

Descubra 5 dicas para ser mais produtivo em dias de folga

Os dias de folga são para descansar. No entanto, isso não é sinónimo de passar o tempo todo a dormir.

Deixamos-lhe uma mão cheia de dicas para tirar o melhor partido das folgas.

Planear o seu dia é sempre uma boa maneira de se organizar sem perder o fio à meada, mesmo em dias de folga. Pense no que gostaria de fazer e organize as atividades ao longo das horas do dia. Claro que não terá de cumprir ao minuto visto que a pressa e o stress se querem de fora da equação, mas serve como orientação.

Pode, por exemplo, agendar uma caminhada ou um período de exercício de manhã, um almoço num sítio diferente com alguém que não vê há algum tempo ou com quem mais gosta, um lanche noutro sítio, um passeio ou uma visita ou até assistir a um espetáculo, ir ao cinema ou ao teatro à noite. Se fizer um plano é mais fácil tirar o máximo partido do dia de descanso. E não, não vai acabar mais cansado ou, pelo menos, acabará mais feliz.

Sobretudo, se os dias da semana o obrigam a estar online, aproveite os dias de folga para descansar realmente. Guarde o computador, pouse o telemóvel e mantenha-se o mais longe possível da tecnologia. Isso vai garantir que consegue, de facto, relaxar e recarregar.

Continua após a publicidade..

Caso seja muito difícil, estabeleça limites e utilize o telemóvel, por exemplo, apenas para o essencial, como combinar um encontro.

3.

Tenha tempo de qualidade

Um dia de folga deve servir para passar tempo de qualidade, ou seja a fazer o que mais gosta, por mais que goste da sua profissão.

Isso inclui cuidar de si, fazer atividades que lhe dão prazer (ler, apanhar sol, pintar, costurar, ver um filme, etc.), fazer um programa especial com os filhos e tirar fotografias, visitar familiares ou qualquer outra coisa que lhe permita sentir-se bem.

4.

Continua após a publicidade..

Esteja em contacto com a natureza

E por falar em sentir-se bem, o contacto com a natureza é essencial. Para uma grande maioria, esse contacto é praticamente nulo durante a semana de trabalho. No entanto, é aí que reside uma das maiores fontes de energia e bem estar. Passeie num parque ou numa floresta, vá à praia, dê um mergulho e sinta o calor do sol, ande descanso sobre a relva, atravesse um riacho, faça um trilho pela montanha e descubra outras paisagens, fauna e flora, respire.

Tratar do jardim ou da horta também vale.

Vai sentir os efeitos.

Pode dar algum trabalho, mas a verdade é que arrumar e organizar (ou reorganizar) tem um efeito relaxante, para além de ser uma das estratégias mais produtivas para implementar em dias de folga. Afinal, para além de obrigar a esquecer tudo o resto, ajuda também a arrumar a casa e, por sua vez, a cabeça.

Espaços desorganizados causam stress. E se falamos de espaços em casa ou de assuntos que precisa mesmo de arrumar, este é um bom programa. Não precisa de passar o dia em arrumações, mas pode fazer parte dos planos e pode incluir um toque diferente na decoração. Sabe sempre bem.

E ainda…

Pode arranjar muitas formas de ser mais produtivo nos dias de folga. Haja imaginação. Mas claro que é sempre válido aproveitar para, simplesmente, descansar.

Se sente que passa os dias a correr e sente-se constantemente cansado, talvez precise mesmo é de acordar mais tarde ou dormir uma boa sesta. Por isso, aproveite.

Isso também é apostar na produtividade. Afinal, se dormir bem, terá mais disposição e energia para fazer outras coisas.

Durante a semana

Os dias de folga são fundamentais e há que os aproveitar ao máximo, estabelecendo uma linha clara entre descanso e trabalho. É aí que reside o equilíbrio que deve existir ao longo de todos os dias.

Imponha limites, trace rotinas e objetivos realistas, guarde sempre uns minutos para si em cada dia.

Para além disso, aproveite bem as pausas. Não almoce em frente ao computador ou a responder a emails. Aproveite e saia um pouco, vá tomar um café, ler umas páginas de um livro num banco de jardim ou apanhar sol. Levante-se sempre que possível do lugar.

Parecem gestos simples e são efetivamente. No entanto, têm a capacidade de fazer “refresh” na sua mente e ajudar a manter a motivação, atenção e a produtividade.

Dessa maneira, não vai acumular tanto stress e cansaço e vai também conseguir ser mais produtivo nos dias de folga e aproveitar o mundo para além do trabalho.

Share.