O Brasil é um dos maiores países do planeta Terra e possui um dos povos mais amados do mundo. E um dos motivos desse amor está na famosa receptividade e capacidade de abraçar qualquer pessoa.
Pois é justamente esse sentimento de generosidade que precisa crescer agora. Milhares de pessoas foram afetadas direta e indiretamente pelas chuvas e pelo recente ciclone que inundou mais da metade de cidades inteiras. Entenda exatamente o que está acontecendo e como você pode doar a quantia que conseguir para ajudar.

Situação do RS depois do ciclone
Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de uma situação de calamidade pública extrema que está acontecendo no Rio Grande do Sul.
O ciclone extratropical – terceiro em menos de dois meses – se formou no Rio Grande do Sul na primeira segunda-feira de setembro e deixou pelo menos 46 vítimas fatais. Este já é considerado o pior desastre natural da história do estado.
Além disso, o estrago alcançou mais de 80 municípios do RS, com um grande número de cidades atingidas nas Regiões da Serra, Norte e principalmente no Vale do Taquari.
E é justamente pensando nessa população muito atingida que o governo do estado e as prefeituras começaram a recolher doações para o RS com a intenção de ajudar os atingidos.
Todo o material recolhido está sendo distribuído para as cidades mais afetadas. De acordo com os órgãos locais, as doações mais necessárias são:
- Kits de higiene e limpeza;
- Agasalhos;
- Cestas básicas;
- Roupas de cama.
Veja também: RECORDE de CALOR na Terra: afinal, o que está acontecendo com o planeta?
Como ajudar a população afetada pelos ciclones
Por fim, é importante lembrar que não existe apenas um canal para ajudar essa população. Vários órgãos oficiais das próprias cidades e do estado estão recebendo as doações.
Por isso, confira como fazer a doação oficialmente para as vítimas das chuvas e do ciclone:
Como doar pelo governo do RS
O Rio Grande do Sul criou uma chave PIX para doar pelo governo do Rio Grande do Sul. A conta bancária vai receber todos os valores de pessoas e empresas
Para garantir segurança, o processo todo vai passar por auditoria oficialmente. Confira o PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul:
CNPJ: 92.958.800/0001-38 / Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Onde doar em Porto Alegre
A capital do Rio Grande do Sul também está com vários pontos de coleta recebendo todos os tipos de doações para o RS. Confira os principais locais recebendo algum tipo de ajuda:
- Agências do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul);
- Central de doações da Defesa Civil: na Avenida Borges de Medeiros, no bairro Praia de Belas;
- Palácio Piratini – na Praça Marechal Deodoro, que fica no Centro Histórico;
- Corpo de Bombeiros e Quartéis da Brigada Militar;
- Pontos de coleta da Campanha do Agasalho.
Sempre lembrando que os próprios municípios estão recebendo doações diretamente. Entre os mais afetados estão: Muçum, Roca Sales, Lajeado, Encantado, Nova Araçá, Estrela, entre outras.
Veja também: FIM DOS TEMPOS? Temperatura do planeta preocupa cientistas