Continua após a publicidade.
ad

A geladeira, essa maravilha que mantém nossos alimentos frescos, não é adequada para todos os produtos. Alguns perdem características e sabor quando refrigerados. É essencial saber quais evitar. Bananas ficam estranhas, cebolas perdem sabor, frutas com caroço ficam aguadas, manjericão fica murcho. Pimentas perdem picância e tomates perdem sabores. Armazenar corretamente é a chave para alimentos frescos e saborosos. Veja a lista completa.

Alimentos que devem ser evitados de guardar na geladeira. Foto: divulgação

Alimentos que devem ser evitados de guardar na geladeira

Começando pelas bananas, essas frutas deliciosas não se dão bem com o ambiente gelado. Elas acabam perdendo sua textura macia e ficando com uma aparência estranha. Portanto, a melhor maneira de armazená-las é cortando cada fruta sem remover o cabo que a mantém presa no cacho. Se você precisar congelar as bananas para fazer uma receita deliciosa, use as porções em até 5 dias.

Outro item que não se dá bem na geladeira é a cebola. Esses vegetais são usados ​​para temperar diversos pratos, mas perderão parte de seu sabor se forem armazenados no frio. Portanto, mantenha as cebolas em um local seco e arejado, garantindo que sua casca seja uma barreira de segurança.

As frutas com caroço grande, como abacate, manga e ameixa, também não se dão bem na geladeira. O ambiente úmido da geladeira faz com que essas frutas fiquem aguadas, perdendo sua textura e até mesmo nutrientes importantes. Portanto, é melhor mantê-las em fruteiras frescas e higienizadas.

Continua após a publicidade..

Você provavelmente está acostumado a guardar ervas frescas, como o manjericão, na geladeira. No entanto, o manjericão tende a murchar e absorver partículas de água quando refrigerado. Mas não se preocupe, você pode cortar os caules do manjericão e colocá-los em um copo com água para mantê-los frescos e saborosos.

As pimentas também são afetadas pela geladeira. Seu sabor é alterado de forma significativa quando armazenado no frio, independentemente da variedade. Para preservar a picância e o sabor das pimentas, é melhor armazená-las em recipientes de vidro com tampa, que impedem a entrada de ar.

Veja também: 4 Motivos para NÃO colocar as PANELAS na GELADEIRA; confira os riscos

Continua após a publicidade..

Alguns alimentos podem perder o sabor

Por último, mas não menos importante, temos o tomate. Embora seja comum colocar os tomates na geladeira após a compra, isso pode resultar na perda de sabores e aromas específicos. Portanto, é melhor deixá-los na fruteira ao lado de outras frutas, onde eles permanecerão frescos e saborosos.

Portanto, fica claro que armazenar certos alimentos na geladeira pode afetar consideravelmente o seu sabor. A temperatura fria e a umidade do refrigerador podem modificar as características de diversas frutas, verduras e ervas frescas. 

A banana, por exemplo, perde sua textura macia e se torna incompreensível. A cebola, tão essencial na culinária, vê seu sabor se desvanecer se colocada no gelo. Frutas como abacate, manga e ameixa ficam aguadas e perdem grande parte de seu suculento sabor. E o tomate, querido ingrediente das saladas, perde seus sabores e aromas quando exposto ao frio. 

Por isso, é fundamental conhecer as necessidades de cada alimento e seguir as orientações do fabricante. Mantê-los em locais adequados, como fruteiras frescas e arejadas, garantirá que eles permaneçam deliciosos e saborosos, preservando todas as suas características únicas. 

Ou seja, nem tudo deve ser refrigerado e saber como armazenar corretamente os alimentos é essencial para preservar o sabor e a qualidade dos nossos pratos.

Veja também: 4 coisas RUINS que podem acontecer se você guardar panelas na GELADEIRA: NÃO faça isso!

Share.