Continua após a publicidade.

Para saber o que não deve fazer na festa de Natal da empresa, deixamos-lhe dicas preciosas que deve seguir à risca, para não correr riscos.

Há coisas que não deve fazer na festa de Natal da empresa. Sabe quais são? Não se preocupe, nós dizemos-lhe tudo.

As festas de Natal da empresa são aquele momento especial para descontrair, celebrar e criar boas memórias com os colegas de trabalho. É a oportunidade de reforçar laços e mostrar o seu lado mais humano, mas sem esquecer que continua num contexto profissional. Por isso, enquanto aproveita o espírito de partilha, é importante manter os pés bem assentes no chão para evitar situações embaraçosas.

Socializar e conhecer melhor os colegas e chefias é parte da magia destas festas, especialmente se for novo na empresa. No entanto, também é fácil cair na tentação de relaxar demasiado e, sem querer, deixar escapar algo que possa comprometer a sua imagem. Pequenos exageros, seja no comportamento ou nas conversas, podem ter um impacto maior do que imagina.

Continua após a publicidade.

Divirta-se, desfrute do ambiente descontraído e aproveite para criar boas ligações, mas faça-o com moderação. Não é preciso ser perfeito, mas mostrar respeito pelo ambiente e pelas pessoas à sua volta vai ajudá-lo a tirar o melhor proveito da festa sem deixar espaço para arrependimentos no dia seguinte. Afinal, é Natal, mas a sua credibilidade profissional também faz parte do presente!

Festa de natal da empresa: erros a evitar e dicas para sobreviver ao festejo

A festa de Natal da empresa é um momento esperado por muitos – uma ocasião para relaxar, conviver com os colegas num ambiente mais descontraído e celebrar as conquistas do ano. No entanto, por mais divertido que o evento seja, há algumas armadilhas que podem transformar uma noite agradável num motivo de embaraço. Desde excessos no comportamento até escolhas menos acertadas, é importante saber equilibrar descontração e profissionalismo. Prepare-se com estas dicas práticas e evite os erros mais comuns para brilhar neste evento corporativo!

1. Faltar

Faltar à festa de Natal está fora de questão. Este é um momento em que se espera que toda a gente esteja presente. É muito importante para os chefes que isso aconteça. Não vai querer ser a “ovelha ranhosa” do presépio, pois não?

Faltar ao jantar de Natal da sua empresa, é algo que pode mesmo ser visto como falta de educação, e isso não abona nada a seu favor. Claro que se tiver um motivo muito forte que o impeça, de facto, de estar presente, deve ter o cuidado de explicar as suas razões e agradecer a compreensão aos seus superiores. Porém, faça todos os esforços por marcar presença. É importante.

2. Beber demasiado

É fundamental que conheça os seus limites e saiba quando deve parar. Está no jantar de Natal da empresa, rodeado de chefes e colegas de trabalho e, certamente não quer ser recordado como “aquela pessoa” que exagerou e acabou a fazer más figuras das quais mais tarde vai sentir vergonha.

Continua após a publicidade.

Um brinde ou dois para entrar no espírito natalício é perfeitamente normal, mas mantenha a moderação. Divirta-se, mas sem perder a compostura – essa é sempre a melhor opção.

3. Vestir roupa provocante

Há que ter algum cuidado com a indumentária escolhida para o jantar de Natal da empresa. Peças demasiado justas, decotes acentuados, roupas muito curtas ou excessivamente casuais, como t-shirts ou calças desgastadas, devem ser evitadas, pois não se adequam ao ambiente profissional do evento.

O ideal é escolher roupa bem cuidada e apropriada ao contexto. Uma combinação clássica e sofisticada – como camisas, blazers ou vestidos simples – é sempre uma aposta segura. Se o evento tiver um dress code específico, siga-o cuidadosamente para não destoar. Lembre-se: a sua escolha de roupa deve refletir respeito pelo evento e pelos colegas, ajudando a criar uma impressão positiva sem perder o conforto ou o bom gosto.

Veja também
Inspiração: 6 looks de inverno para vestir no trabalho

4. Falar só de trabalho

Sabemos que é inevitável, estar com colegas da empresa e não falar de trabalho. No entanto, faça um esforço por falar de outros assuntos e aproveite a ocasião para conhecer melhor, a nível pessoal, os seus colegas e chefes, assim como para dar a conhecer outras vertentes suas. Tudo com limites. Evite ser indiscreto ou demasiado curioso.

5. Colar-se ao seu chefe e equipa

Numa grande empresa há várias equipas e chefes. Apesar de ser mais confortável estar junto daqueles com quem está habitualmente, aproveite para alargar contactos e conhecer outras pessoas.

6. Partilhar demasiado da vida pessoal

Num ambiente mais descontraído como é o jantar de Natal da empresa, é tentador e natural falar de outros assuntos para além do trabalho, mas tenha algum cuidado. O facto de se sentir à vontade e até criar uma especial empatia com alguém, pode levá-lo a partilhar demasiado da sua vida pessoal. Estabeleça limites. Não ignore que apesar do ambiente de festa, o contexto continua a ser de trabalho, está entre colegas e não entre amigos.

Continua após a publicidade.

7. Levar um convidado

Se lhe passou pela cabeça convidar alguém para ir ao jantar de Natal da sua empresa, esqueça. Levar um amigos, namorados, familiares ou outros, está absolutamente fora de questão. A menos que essa seja uma sugestão da própria empresa. não sendo, ao faze-lo ficará mal visto.

Apesar de ser uma festa de Natal, é um evento profissional, organizado e financiado pela empresa onde trabalha.

Haverá outras oportunidades para apresentar a família e os amigos aos seus chefes e colegas, caso faça essa questão. Isso poderá acontecer se, por exemplo, saírem após o jantar.

Continua após a publicidade.

8. Ser o último a chegar, o último a sair ou ausentar-se a meio

Não chega tarde ao trabalho, pois não? Então, também não queira chegar tarde a uma festa organizada pelos seus superiores. As festas de Natal das empresas têm como objetivo reconhecer e premiar o trabalho dos seus colaboradores, solidificar os laços entre os elementos da equipa de trabalho e permitir que todos se possam conhecer melhor e divertir-se de uma maneira mais informal.

Ainda assim, tudo é registado, de bom e de mau. Se por algum muito motivo muito forte tiver de sair a meio da festa informe o seu responsável direto antes do início da mesma ou, preferencialmente, na véspera.

Evite prolongar a sua presença no local das festividades, para além da hora e dos restantes elementos. Evite ser convidado a sair. Não perca o bom senso. No final do jantar, agradeça o convite ao seu anfitrião.

A festa de Natal da empresa pretende ser uma ocasião agradável capaz de aproximar e fortalecer relações entre os vários elementos da equipa de trabalho, de modo a entrarem num novo ano com uma motivação extra.

Aproveite, mas com moderação. São apenas algumas horas de festa que podem ter uma grande influência na sua imagem e também na sua carreira profissional.

Bom Natal!

Veja também:

Share.